MuCiLoN::Dando meus 2 centavos, acho que nessa questão do ark nova e criadores de conteúdo o que pegou foi um sentimento de que os criadores de conteúdo estariam, no mínimo, silenciando sobre o caso ao invés de se sensibilizar com o a insegurança criada na comunidade, que tinha comprado o ark nova em pré-venda, ainda não tinha recebido (eu por exemplo ainda não recebi) e estávamos sendo bombardeados por imagens, inclusive de pessoas próximas, denunciando alguns defeitos de fabricação.
Tanto que assim que a Grok se manifestou, admitindo os erros e se disponibilizando a fazer as reposições, os ânimos se acalmaram, pois embora o produto fosse defeituoso, essa situação ficou clara por parte da editora e seu desejo de remediar isso.
Combina isso com um certo criador de conteúdo que realizou um unbox que pareceu muito uma defesa da editora e ignorou o sentimento de insegurança na comunidade.
No mais, acho que um selo de "conteúdo patrocinado" resolveria isso. Não há mal em patrocinar conteúdo, só que seria interessante a gente estar ciente disso.
Fala cara, tudo beleza?
Vou responder aqui pois os ânimos parecem estar (BEM) mais calmos nesse tópico.
Primeiro queria pedir desculpas se a impressão passada no vídeo foi de insegurança, na real a minha intenção ao gravar o vídeo foi justamente o contrário, foi pra mostrar pro pessoal como que o jogo tava, que não eram todas as cópias que estavam zoadas (tabuleiro empenado, tile partindo ao meio e descolando, carta mal cortada, etc). E que conhecendo o SAC da Grok, poderiam contar com ela pra reposições, pois eu cito que já tive reposições feitas 100% das vezes.
Mas lá naquele tópico a galera tava muito "emocionada", e não tiro a razão de ninguém, exceto de quem veio pra ofensas pessoais. E também acho que o meu jeito de falar pode ter contribuído pra essa má impressão.
Espero que esteja tudo bem
MuCiLoN, sem ressentimentos, não foi intenção ofender ninguém.
Agora falando pra geral.
Criar conteúdo é complicado, principalmente no nosso cenário (Brasil). Quem for no meu canal do YouTube vai ver que eu tenho um intervalo muito grande de um vídeo para o outro, mas bem grande mesmo. Bem, eu não recebo jogos de nenhuma editora com frequência, dá pra contar nos dedos quantas vezes eu recebi. Não foi o caso do Ark Nova, e o vídeo não vai me trazer benefício nenhum com a Grok, pois antes e depois do vídeo eu continuo sendo um canal bem pequeno, e as editoras querem NÚMEROS!
Se forem ver meu conteúdo, vão perceber que é bastante diferenciado dos demais. E não é bem isso que as editoras veem, a não ser que esse conteúdo diferenciado venha acompanhado de bons números!
Voltando a minha frequência de publicações, que acho que tem a ver com o propósito desse tópico, eu só gravo vídeo quando compro um jogo, e não compro sempre. E isso inicia um círculo vicioso que é: Preciso produzir > Não tenho material > Editora, me manda material? > Editoras: cadê o conteúdo que vc produz? > Preciso produzir.
Sacam? Muito produtor de conteúdo, que tem o canal pequeno ainda, precisa comprar jogo. Eu ainda tenho a sorte de poder conhecer novos jogos e jogar com os amigos, mas daí pra gravar algo também dificulta. E sim, embora eu já tenha tido podcast e escreva de vez em quando aqui na Ludopedia, as editoras querem VÍDEO!
Pois bem, vou contar aqui uma história, e não vou citar nome do jogo nem a editora, por questão de ética (que tanto me cobraram no outro tópico).
Tem uma editora que há um tempo exigia que os produtores de conteúdo enviassem projetos para ela, para ela avaliar se valeria a produção de conteúdo. Pois bem, eu enviei dois projetos, um deles era pra um vídeo de gameplay (não unboxing, GAMEPLAY) com o tema comentado e o jogo sendo jogado por dois especialistas no período histórico representado no tema do jogo.
Bem, a editora deve ter pego o e-mail do meu projeto e jogado direto na lixeira. Mas eis que no DOFF de 2022 eu conversei pessoalmente com o pessoal da editora, e expliquei pessoalmente o projeto, o pessoal ficou boquiaberto, adoraram a ideia e pediram pra eu reenviar. Mas mesmo assim estou esperando até hoje uma resposta... Porque? Números!
O jogo em questão teve conteúdo de unboxing gerado por outros canais, foi isso...
No mais, para o autor do tópico, achei muito interessante.
Um abraço!