Thiago Guido ::Fala Yuri, tudo certo?
Muito interessante o texto, mas fiquei com uma dúvida, onde tem árvore tecnológica em TFM?
Caro
Thiago Guido
As diversas mecânicas dos jogos são diferentes entre si, não apenas em relação à sua própria natureza em si, mas também na forma como elas são implementadas. Só para te dar um exemplo simples, basta pensar no Xadrez. O Xadrez é um jogo em que a mecânica Movimento em Grade Quadrada é evidente, ou seja, o tabuleiro é dividido em quadrados e é sobre eles que as peças se movimentam.
Já no caso do Controle de Área, no Xadrez, a coisa começa a ficar menos clara, porque a movimentação das peças é mais dinâmica, e o tempo que elas ficam dominando uma determinada casa, ou área, normalmente é curto. Por outro lado, quando um jogador coloca um bispo na diagonal da casa do Rei, prendendo a Dama que está bloqueando a ação do Bispo (pregadura), esse controle pode durar diversos turnos. Essa situação é mais comum na abertura e no meio-jogo, porque quando se aproxima o final, são menos peças sobre o tabuleiro, e menos opções de jogada, mas isso não é uma regra, porque o cenário que eu descrevi (Bispo dando uma "pregadura" na Dama), também pode ocorrer no final da partida.
Subindo um nível de abstração, algumas pessoas defendem que o Xadrez é um jogo de "Alocação de Trabalhadores", que seriam as peças. Só que isso ocorre de uma maneira muito menos evidente que o Movimento em Grade e o Controle de Área, e por isso é amplamente discutível.
No caso específico do Terraforming Mars, uma forma de aplicar a "Árvore Tecnológica" seria por exemplo, a possibilidade de lançar uma carta que representa uma tecnologia, e possibilita que se aloque um tile de oceano, por exemplo, sem ter de pagar o custo total em megacréditos. Dessa forma, o jogador lançou mão de uma tecnologia, que não existia incialmente, para poder viabilizar uma ação posterior, que seria muito mais difícil sem o uso dessa tecnologia. Outro exemplo são as cartas verdes, que melhoram a sua infraestrutura e produção, e as cartas azuis que ao serem lançadas trazem um benefício constante ao jogador. Essa cartas representam melhorias tecnológicas que facilitam as ações do jogador de alguma maneira.
Por fim, eu tenho de confessar que gosto do jogo, mas não sou um especialista nele, e tenho certeza de que as pessoas que tenham um domínio maior que o meu, nesse particular, poderão te dar explicações melhores.
Espero ter sanado a sua dúvida, ou pelo menos ter te dado material para refletir a respeito.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio