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Quem realmente ganha dinheiro com jogos?

  • avatar
    tomasrq02/03/23 15:08
    avatar
    tomasrq
    02/03/23 15:08
    127 mensagens MD

    4
    0
    7
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/03/23 20:30
    iuribuscacio » 02/03/23 20:30


    Caro Tomás 

    Tem uma coisa que não ficou muito clara na sua explicação. Quando você fala em custo de produção, você diz que um jogo de R$ 100,00 normalmente tem um custo de produção de R$ 20,00 a R$ 30,00, isso não faz o menor sentido. Se fosse assim todos os jogos teriam o mesmo custo de produção e esse valor seria uma constante, variando apenas a relação com o preço final (preço final R$ 100,00 - custo de produção R$20,00/R$30,00 - preço final R$ 500,00 - custo de produção R$100,00/R$150,00). 

    Me parece muito óbvio que o custo de produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto depende dos materiais e técnicas envolvidas nesse processo. Um jogo como Exploding Kittens, composto de 56 cartas, nunca terá o mesmo custo de produção do Walk The Plank que além das 50 cartas ainda tem 16 piratas de madeira, 1 peça de Navio, 1 peça de Kraken, 3 peças de prancha, 1 ficha de capitão. No entanto os dois jogos têm uma faixa de preço final muito próxima. Além disso, se só o fato do manual ter 5 ou 10 páginas, ou ter imagens ou não, já altera bastante o custo de produção de um jogo para o outro, imagina um jogo só de cartas para um com cartas e fichas, meeples e etc.

    Por fim, respeito totalmente o fato de você atuar profissionalmente no ramo e eu não. Mas com toda a sinceridade não dá para aceitar essa sua explicação, pelo menos do jeito que você apresentou, sobre quanto uma editora lucra com board games. 

    Além disso, talvez esse formato até funcione para editoras muito pequenas, que efetivamente dependem de financiamento coletivo, mas para as grandes editoras a conversa é bem outra. Em 2019, a revista forbes nacional publicou um artigo informando que já naquela época as editoras já tinham um faturamento na casa de milhões (https://forbes.com.br/colunas/2019/07/mercado-de-jogos-de-tabuleiro-ganha-espaco-no-brasil/). Segundo o artigo, em 2018 a Conclave já faturava 1,5 milhão por ano, e a Galápagos em 2017, antes da aquisição pelo grupo Asmodée, já faturava 16 milhões anuais. Definitavemente esses não são números de empresas modestas.

    E olha que isso aconteceu antes da pandemia, quando as editoras tiveram um crescimento enorme devido à busca por formas de passar pelo confinamento social. Recentemente em dezembro de 2022, a revista infomoney publicou outro artigo, informando que a Galápagos faturou apenas em 2021, impressionantes 75 milhões, e que a projeção para 2022 seria de 90 milhões. E olha que essa informação é de uma fonte séria, com alto grau de confiabilidade (https://www.infomoney.com.br/negocios/mais-que-brincadeira-de-crianca-vendas-de-jogos-de-tabuleiro-disparam-no-brasil-mas-mercado-tem-grandes-desafios/).

    Mais uma vez, é claro que nem todas as editoras tem esse mesmo faturamento monstruoso da Galápagos, por outro lado, mesmo que fosse considerado apenas 1% do que fatura a Galápagos, ainda assim isso seria 900 mil reais por ano, o que não e nada mal para uma empresa de nicho. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio


     

    7
  • Bozeus
    430 mensagens MD
    avatar
    Bozeus02/03/23 23:13
    Bozeus » 02/03/23 23:13

    iuribuscacio::
    Caro Tomás 

    Tem uma coisa que não ficou muito clara na sua explicação. Quando você fala em custo de produção, você diz que um jogo de R$ 100,00 normalmente tem um custo de produção de R$ 20,00 a R$ 30,00, isso não faz o menor sentido. Se fosse assim todos os jogos teriam o mesmo custo de produção e esse valor seria uma constante, variando apenas a relação com o preço final (preço final R$ 100,00 - custo de produção R$20,00/R$30,00 - preço final R$ 500,00 - custo de produção R$100,00/R$150,00). 

    Me parece muito óbvio que o custo de produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto depende dos materiais e técnicas envolvidas nesse processo. Um jogo como Exploding Kittens, composto de 56 cartas, nunca terá o mesmo custo de produção do Walk The Plank que além das 50 cartas ainda tem 16 piratas de madeira, 1 peça de Navio, 1 peça de Kraken, 3 peças de prancha, 1 ficha de capitão. No entanto os dois jogos têm uma faixa de preço final muito próxima. Além disso, se só o fato do manual ter 5 ou 10 páginas, ou ter imagens ou não, já altera bastante o custo de produção de um jogo para o outro, imagina um jogo só de cartas para um com cartas e fichas, meeples e etc.

    Por fim, respeito totalmente o fato de você atuar profissionalmente no ramo e eu não. Mas com toda a sinceridade não dá para aceitar essa sua explicação, pelo menos do jeito que você apresentou, sobre quanto uma editora lucra com board games. 

    Além disso, talvez esse formato até funcione para editoras muito pequenas, que efetivamente dependem de financiamento coletivo, mas para as grandes editoras a conversa é bem outra. Em 2019, a revista forbes nacional publicou um artigo informando que já naquela época as editoras já tinham um faturamento na casa de milhões (https://forbes.com.br/colunas/2019/07/mercado-de-jogos-de-tabuleiro-ganha-espaco-no-brasil/). Segundo o artigo, em 2018 a Conclave já faturava 1,5 milhão por ano, e a Galápagos em 2017, antes da aquisição pelo grupo Asmodée, já faturava 16 milhões anuais. Definitavemente esses não são números de empresas modestas.

    E olha que isso aconteceu antes da pandemia, quando as editoras tiveram um crescimento enorme devido à busca por formas de passar pelo confinamento social. Recentemente em dezembro de 2022, a revista infomoney publicou outro artigo, informando que a Galápagos faturou apenas em 2021, impressionantes 75 milhões, e que a projeção para 2022 seria de 90 milhões. E olha que essa informação é de uma fonte séria, com alto grau de confiabilidade (https://www.infomoney.com.br/negocios/mais-que-brincadeira-de-crianca-vendas-de-jogos-de-tabuleiro-disparam-no-brasil-mas-mercado-tem-grandes-desafios/).

    Mais uma vez, é claro que nem todas as editoras tem esse mesmo faturamento monstruoso da Galápagos, por outro lado, mesmo que fosse considerado apenas 1% do que fatura a Galápagos, ainda assim isso seria 900 mil reais por ano, o que não e nada mal para uma empresa de nicho. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio


     

    Vamos lá:

    Tem uma coisa que não ficou muito clara na sua explicação. Quando você fala em custo de produção, você diz que um jogo de R$ 100,00 normalmente tem um custo de produção de R$ 20,00 a R$ 30,00, isso não faz o menor sentido. Se fosse assim todos os jogos teriam o mesmo custo de produção e esse valor seria uma constante, variando apenas a relação com o preço final (preço final R$ 100,00 - custo de produção R$20,00/R$30,00 - preço final R$ 500,00 - custo de produção R$100,00/R$150,00). 

    Ele fala lá no final do vídeo, minuto 08:30, que isso pode variar mas que na média é assim que funciona


    Me parece muito óbvio que o custo de produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto depende dos materiais e técnicas envolvidas nesse processo. Um jogo como Exploding Kittens, composto de 56 cartas, nunca terá o mesmo custo de produção do Walk The Plank que além das 50 cartas ainda tem 16 piratas de madeira, 1 peça de Navio, 1 peça de Kraken, 3 peças de prancha, 1 ficha de capitão. No entanto os dois jogos têm uma faixa de preço final muito próxima. Além disso, se só o fato do manual ter 5 ou 10 páginas, ou ter imagens ou não, já altera bastante o custo de produção de um jogo para o outro, imagina um jogo só de cartas para um com cartas e fichas, meeples e etc.

    Você pegou o pior exemplo de comparação possível: um é record de Kickstarter e o outro é um jogo pouco conhecido. De novo, aqui é a média, mas seus exemplos estão nos dois lados opostos de uma curva normal


    Por fim, respeito totalmente o fato de você atuar profissionalmente no ramo e eu não. Mas com toda a sinceridade não dá para aceitar essa sua explicação, pelo menos do jeito que você apresentou, sobre quanto uma editora lucra com board games. 

    Aqui é frase de hater educado. Um apresenta um exemplo de como as contas são feitas e o outro manda um "não aceito"


    Além disso, talvez esse formato até funcione para editoras muito pequenas, que efetivamente dependem de financiamento coletivo, mas para as grandes editoras a conversa é bem outra. Em 2019, a revista forbes nacional publicou um artigo informando que já naquela época as editoras já tinham um faturamento na casa de milhões (https://forbes.com.br/colunas/2019/07/mercado-de-jogos-de-tabuleiro-ganha-espaco-no-brasil/). Segundo o artigo, em 2018 a Conclave já faturava 1,5 milhão por ano, e a Galápagos em 2017, antes da aquisição pelo grupo Asmodée, já faturava 16 milhões anuais. Definitavemente esses não são números de empresas modestas.


    Aqui suas cifras não significam nada pelo exemplo que ele deu. Ele fala de porcentagem e não falou que o negócio não dá dinheiro. Mas os números que você mostra podem colocar dúvida em quem não entende os termos: faturamento não é lucro, mas sim o quanto a empresa vendeu. Pelo exemplo dele e usando seus números, a Conclave teria lucrado mais ou menos R$330k e a Galápagos R$3,5mi... o que me parece bem ok, visto que a Conclave tem uma operação pequena e o lucro não é nada realmente expressivo, e a Asmodee comprou uma empresa que tem um lucro minimamente significativo para tamanho deles


    E olha que isso aconteceu antes da pandemia, quando as editoras tiveram um crescimento enorme devido à busca por formas de passar pelo confinamento social. Recentemente em dezembro de 2022, a revista infomoney publicou outro artigo, informando que a Galápagos faturou apenas em 2021, impressionantes 75 milhões, e que a projeção para 2022 seria de 90 milhões. E olha que essa informação é de uma fonte séria, com alto grau de confiabilidade (https://www.infomoney.com.br/negocios/mais-que-brincadeira-de-crianca-vendas-de-jogos-de-tabuleiro-disparam-no-brasil-mas-mercado-tem-grandes-desafios/).

    Muitos dados para corroborar uma opinião, mas não tem correlação com o que ele fala. Lembrando que ele fala de lucro por cópia de jogo, e uma editora tem muitos jogos lançados. Essa quantidade de jogos faz com que os custos operacionais que ele menciona sejam diluídos entre cada cópia.


    Mais uma vez, é claro que nem todas as editoras tem esse mesmo faturamento monstruoso da Galápagos, por outro lado, mesmo que fosse considerado apenas 1% do que fatura a Galápagos, ainda assim isso seria 900 mil reais por ano, o que não e nada mal para uma empresa de nicho. 


    Tem muita empresa de nicho que lucra muitíssimo mais e sinceramente se a gigante do mercado lucrasse apenas isso seria bem preocupante. Acredito que deve mesmo girar em torno dos 15-20%, pois ao mesmo tempo que conseguessem reduzir custos, uma empresa grande precisa lidar com uma administração mais inchada, como por exemplo um financeiro mais robusto, mais pessoas em canais de comunicação e marketing, estoques mais volumosos, etc. A Asmodee não teria seu dinheiro de volta se não tivesse projetado esse lucro, pelo menos algo em torno de R$100 mi em 10 anos.

    17
  • maueze
    1402 mensagens MD
    avatar
    maueze03/03/23 02:54
    maueze » 03/03/23 02:54

    É preciso parar de confundir lucro bruto, lucro liquido e principalmente faturamento.

    Nesse exemplo da conclave da pra entender por que eles estavam praticamente quebrados antes do witcher.

    1.5kk de vendas (já considerando o valor de venda b2b)
    500k de lucro bruto para a editora, isto é, resultado operacional já descontado todo o custo de mercadoria vendida e análogos.

    Precisa pagar salários de toda equipe, aluguéis tanto do galpão quanto da sede, despesas administrativas, verbas de mkt, reposições e pós venda depois de pagar tudo isso o que sobra ainda tem imposto de renda se for lucro real ou mete um presumido pelo nível de faturamento e setor.


    E vale lembrar o seguinte, isso é lucro, não geração de caixa, imagina que esse faturamento foi em cima de um estoque e produtos não vendidos são pagos antecipadamente à gráfica, portanto muitas vezes você pode ter lucro contábil mas uma geração negativa de caixa enorme devido à estoques altos.

    Eu não acho honestamente que nenhuma editora tem um CFO profissional e muitas trabalham sem orçamento bem elaborado e sem reservas mas isso é discussão para outro momento.

    6
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436103/03/23 06:52
    excluido_74361 » 03/03/23 06:52

    maueze::

    Eu não acho honestamente que nenhuma editora tem um CFO profissional e muitas trabalham sem orçamento bem elaborado e sem reservas mas isso é discussão para outro momento.


    Amem. A Maior parte das empresas nao tem isso, principalmente pelo custo de ter um cara desse, entao voce precisa ter um certo porte para ter alguem assim. Mais complicado e caro para multinacionais.

    2
  • piogovieira
    1202 mensagens MD
    avatar
    piogovieira03/03/23 15:13
    piogovieira » 03/03/23 15:13

    maueze::É preciso parar de confundir lucro bruto, lucro liquido e principalmente faturamento.

    Me lembrei de um "empresario" que foi no Shark Tank e na hora de explicar os faturamentos ele não sabia a diferença, o João Appolinário e o Semenzato comeram o cara vivo kkkkkkkkkkkkkk.
    Nada a ver com o tópico, só lembrei desse momento engraçado no programa.

    0
  • gabriel
    1469 mensagens MD
    avatar
    gabriel03/03/23 17:26
    gabriel » 03/03/23 17:26

    maueze::
    Eu não acho honestamente que nenhuma editora tem um CFO profissional e muitas trabalham sem orçamento bem elaborado e sem reservas mas isso é discussão para outro momento.

    A Galápagos eu sei que tem (mas isso não é surpresa para ninguém e você nem deve tê-la considerado quando diz "nenhuma editora").

    0
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/03/23 19:21
    iuribuscacio » 03/03/23 19:21

    Bozeus::
    Ele fala lá no final do vídeo, minuto 08:30, que isso pode variar mas que na média é assim que funciona

    Você pegou o pior exemplo de comparação possível: um é record de Kickstarter e o outro é um jogo pouco conhecido. De novo, aqui é a média, mas seus exemplos estão nos dois lados opostos de uma curva normal

    Aqui é frase de hater educado. Um apresenta um exemplo de como as contas são feitas e o outro manda um "não aceito"

    Aqui suas cifras não significam nada pelo exemplo que ele deu. Ele fala de porcentagem e não falou que o negócio não dá dinheiro. Mas os números que você mostra podem colocar dúvida em quem não entende os termos: faturamento não é lucro, mas sim o quanto a empresa vendeu. Pelo exemplo dele e usando seus números, a Conclave teria lucrado mais ou menos R$330k e a Galápagos R$3,5mi... o que me parece bem ok, visto que a Conclave tem uma operação pequena e o lucro não é nada realmente expressivo, e a Asmodee comprou uma empresa que tem um lucro minimamente significativo para tamanho deles

    Muitos dados para corroborar uma opinião, mas não tem correlação com o que ele fala. Lembrando que ele fala de lucro por cópia de jogo, e uma editora tem muitos jogos lançados. Essa quantidade de jogos faz com que os custos operacionais que ele menciona sejam diluídos entre cada cópia.

    Tem muita empresa de nicho que lucra muitíssimo mais e sinceramente se a gigante do mercado lucrasse apenas isso seria bem preocupante. Acredito que deve mesmo girar em torno dos 15-20%, pois ao mesmo tempo que conseguessem reduzir custos, uma empresa grande precisa lidar com uma administração mais inchada, como por exemplo um financeiro mais robusto, mais pessoas em canais de comunicação e marketing, estoques mais volumosos, etc. A Asmodee não teria seu dinheiro de volta se não tivesse projetado esse lucro, pelo menos algo em torno de R$100 mi em 10 anos.

    Caro Bozeus

    Rapaz sinceramente, e com todo o respeito, eu acho que você está equivocado em relação ao que escrevi e principalmente em realçao à minha pessoa.

    Você não gostou do jogos que eu usei como exemplo, mas eles foram apenas para ilustrar o meu raciocínio. O que o Autor do vídeo disse foi que em jogos de R$ 100,00 o custo de produção é entre R$ 20,00 e R$ 30,00. O que eu contra argumentei é que o custo de produção de qualquer produto não é constante e sim variável. Mas já que você não gostou dos meus exemplos vamos usar um caso hipotético. Dois jogos são vendidos na mesma faixa de preço de R$ 100,00, mas o primeiro tem apenas 50 cartas e o segundo tem 50 cartas, mais meeples de madeira, mais marcadores, é claro que o custo de produção entre os dois não será o mesmo. Evidentemente, existem variáveis. Se a arte do primeiro jogo só com cartas for do Michael Menzel, e tiver ilustrações super complexas e realista, e o do segundo tiver uma arte comum, do vizinho do designer, um ilustre desconhecido, possivelmente o primeiro jogo terá um custo de produção maior. Evidentemente, a quantidade de variáveis que envolvem a produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto, são numerosas demais para caber num simples post do Ludopedia. Porém, em termos gerais, e repito para frisar, em termos gerais, se um produto tem mais componentes e que são mais caros do que outro produto, ambos concorrendo na mesma faixa de preço, obviamente o custo de produção do primeiro será maior que o do segundo.

    Outra coisa que eu gostaria de esclarecer, é que em momento algum eu falei, ou fiz qualquer confusão entre faturamento e lucro. Quem falou nisso foi você. Nós precisamos debater com base nos dados que nós possuímos, e que tenham uma fonte confiável. Eu não tenho acesso à contabilidade da Galápagos, da Conclave, da MeepleBR, nem de qualquer outra editora. Por isso eu não posso, e nem falei em lucro de nenhuma delas, nem líquido e nem bruto. O que fiz foi mostrar que o faturamento anual da Conclave, e isso antes da pandemia, já não era nada desprezível, e nem coisa de editora de fundo de quintal. No caso da Galápagos esse números são assombrosos. Evidentemente, as demais editoras, mesmo as grandes, estão muito abaixo da Galápagos, mas certamente Devir, Grok MeepleBR, Mosaico, não são microempresas, que vivem no vermelho e de pires na mão.

    Em relação ao fato de ter oferecido muitos dados para embasar meu argumento, sinceramente não entendi o que você achou ruim. Aqui no Ludopedia algumas pessoas escrevem com base apenas nas, "vozes da sua própria cabeça", e citando números, dados e informações, sem dizer de onde elas saíram. Mas quando uma pessoa cita duas fontes confiáveis, com a revista Forbes e a Infomoney, aí a pessoa está errada por que são "muitos dados para embasar um argumento". Realmente não dá para entender.

    O "melhor de tudo" eu deixei para o fim. Quer dizer que eu uso frases de hatter educado, só porque apresentei um ponto de vista diferente do autor do vídeo?!? Não me leve a mal, mas até onde eu sei, hatter é o sujeito, que discorda sem nenhum embasamento só pelo prazer de discordar, que destila ódio, que destrata as pessoas. Eu não fiz nada disso, então é muito injusto dizer que eu uso "frase de hatter educado", como você fez. Você já me viu escrevendo em diversos outros tópicos e sabe muito bem, que eu procuro ser sempre educado e respeitoso, mesmo em face do pensamento divergente. Eu posso ser um crítico contumaz e ferino daquilo que eu acho errado, principalmente em relação ao tratamento que as grandes editoras dirigem aso seus apoiadores. Mas tenho total consciência de que faço isso de forma cortês e urbana, e principalmente da maneira mais embasada possível. Por isso eu repilo veementemente essa sua tentativa de me atribuir algo que eu não sou. Porém, eu entendo que fórum de Internet é assim mesmo, as pessoas escrevem o que querem das outras, tendo razão ou não. No entanto, quanto a isso eu fico muito tranquilo. porque aqueles que leem o que eu escrevo sabem muito bem, o que eu sou e o que eu não sou, o que eu digo e o que eu não digo.

    Para terminar, se toda a discordância, mesmo as educadas e embasadas, for reduzida a coisa de hatter, daqui a pouco será inviável escrever no Ludopedia, porque todas as pessoas divergem, em algum momento ou outro. Assim sendo, para não contrariar a sua visão de que eu sou um "hatter educado", gostaria de dizer com todo a educação que respeito o seu ponto de vista, mas discordo totalmente.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
                                  

    1
  • maueze
    1402 mensagens MD
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    maueze03/03/23 19:45
    maueze » 03/03/23 19:45

    GabrielAlmeida::
    maueze::
    Eu não acho honestamente que nenhuma editora tem um CFO profissional e muitas trabalham sem orçamento bem elaborado e sem reservas mas isso é discussão para outro momento.

    A Galápagos eu sei que tem (mas isso não é surpresa para ninguém e você nem deve tê-la considerado quando diz "nenhuma editora").

    Galápagos teve e tem CFO sim, o Fernando.
    Por isso não faz (mais) financiamento coletivo, pre vendas bagunçadas e tem uma estrutura de capital mais robusta.
    Realmente quando eu disse nenhuma eu estou falando das pequenas, meeplebr, conclave, pensamento, cordilheira, grok, ludens, macri e demais
    Devir e Galápagos já tem uma estrutura corporativa mais profissional.
    Mas de fato exagerei ali 

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  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal04/03/23 10:31
    Ovatsug Rednal » 04/03/23 10:31

    iuribuscacio::Caro Bozeus

    Rapaz sinceramente, e com todo o respeito, eu acho que você está equivocado em relação ao que escrevi e principalmente em realçao à minha pessoa.

    Você não gostou do jogos que eu usei como exemplo, mas eles foram apenas para ilustrar o meu raciocínio. O que o Autor do vídeo dise foi que em jogos de R$ 100,00 o custo de produção é entre R$ 20,00 e R$ 30,00. O que eu contra argumentei é que o custo de produção de qualquer produto não é constante e sim variável. Mas já que você não gostou dos meus exemplos vamos usar um caso hipotético. Dois jogos são vendidos na mesma faixa de preço de R$ 100,00, mas o primeiro tem apenas 50 cartas e o segundo tem 50 cartas, mais meeples de madeira, mais marcadores, é claro que o custo de produção entre os dois não será o mesmo. Evidentemente, existem variáveis. Se a arte do primeiro jogo só com cartas for do Michael Menzel, e tiver ilustrações super complexas e realista, e o do segundo tiver uma arte comum, do vizinho do designer, um ilustre desconhecido, possivelmente o primeiro jogo terá um custo de produção maior. Evidentemente, a quantidade de variáveis que envolvem a produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto, são numerosas demais para caber num simples post do Ludoedia. Porém, em termos gerais, e repito para frisar, em termos gerais, se o um produto tem mais componentes e que são mais caros do que outro produto, ambos concorrendo na mesma faixa de preço, obviamente o custo de produção do primeiro será maior que o do segundo.

    Outra coisa que eu gostaria de esclarecer, é que em momento algum eu falei, ou fiz qualquer confusão entre faturamento e lucro. Quem falo nisso foi você. Nós precisamos debater com base nos dados que nós possuímos, e que tenham uma fonte confiável. EU não tenho acesso à contabilidade da Galápagos, da Conclave, da MeepleBR, nem de qualquer outra editora. Por isso eu não posso, e nem falei em lucro de nenhuma delas, nem líquido e nem bruto. O que fiz foi mostrar que o faturamento anual da Conclave, e isso antes da pandemia, já não era nada desprezível, e nem coisa de editora de fundo de quintal. No caso da Galápagos esse números são assombrosos. Evidentemente, as demais editoras, mesmo as grandes, estão muito abaixo da Galápagos, mas certamente Devir, Grok MeepleBR, Mosaico, não são microempresas, que vem no vermelho e de pires na mão.

    Em relação ao fato de ter oferecido muitos dados para embasar meu argumento, sinceramente não entendi o que você achou ruim. Aqui no Ludopedia algumas pessoas escrevem com base apenas nas, "vozes da sua própria cabeça", e citando números, dados e informações, sem dizer de onde elas saíram. Mas quando uma pessoa cita duas fontes confiáveis, com a revista Forbes e a Infomoney, aí a pessoa está errada por que são "muitos dados para embasa um argumento". Realmente não dá para entender.

    O "melhor de tudo" eu deixei para o fim. Quer dizer que eu uso frases de hatter educado, só porque apresentei um ponto de vista diferente do autor do vídeo?!? Não me leve a mal, mas até onde eu sei, hatter é o sujeito, que discorda sem nenhum embasamento só pelo prazer de discordar, que destila ódio, que destrata a pessoas. Eu não fiz nada disso, então é muito injusto dizer que eu uso "frase de hatter educado", como você fez. Você já me viu escrevendo em diversos outros tópicos e sabe muito bem, que eu procuro ser sempre educado e respeitoso, mesmo em face do pensamento divergente. Eu posso ser um crítico contumaz e ferino daquilo que eu acho errado, principalmente em relação ao tratamento que as grandes editoras dirigem aso seus apoiadores, mas tenho total consciência de que faço isso de forma cortês e urbana e principalmente da maneira mais embasada possível. Por isso eu repilo veementemente essa sua tentativa de me atribuir algo que eu não sou. Mas eu entendo que fórum de Internet é assim mesmo, as pessoas escrevem o que querem das outras, tendo razão ou não. No entanto, eu fico muito tranquilo porque aqueles que leem o que escreve sabem muito o que eu sou e o que eu não sou, o que digo e o que eu não digo.

    Para terminar, se toda a discordância, mesmo as educadas e embasadas, for reduzida a coisa de hatter, daqui a pouco será inviável escrever no Ludopedia, porque todas as pessoas divergem, em algum momento ou outro. Assim sendo, para não contrariar a sua visão de que eu sou um "hatter educado", gostaria de dizer com todo a educação que respeito o seu ponto de vista, mas discordo totalmente.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
                                  

    Po Iuri, média de preço e média de preço. 
    É óbvio que existem milhares de variáveis em qualquer produto. 
    É óbvio que um jogo de 100 reais pode ter só cartas ou meeples e tal e provavelmente terão um custo diferente, acima ou abaixo, mas aí tbm faz diferença tiragem, quantidade de peças.
    Mas TUDO vc tem como calcular a média. Aqui na minha cidade põe exemplo o pão francês custa em média 1 real.. Pode ser q em algumas padarias custe 80 centavos e em outras 1,30? Pode. Mas. Média de preço é 1 real então eu sei que se quiser comprar 4 pães vou gastar um valor próximo de 4 reais. Pode ser mais ou menos, mas essa é a média.
    No geral, jogos de mesmo valor no mercado terão um custo de produção parecido.
    Se nao fosse assim, nenhuma empresa ia conseguir fazer planejamento de nada e todas iam quebrar.. "vou fazer um jogo.. Quanto vou gastar? Ah. Não sei, vai fazendo que a gente vê".
    Quanto ao faturamento, pode ser de 1 bilhão. Se não deixa margem, não faz diferença. É bobo, eu sei, mas assiste shark tank. Vários pitchs tem lá o cidadão falando que a empresa fatura 5/6 milhões e quando os sharks apertam os números, veem que a operação não dá lucro. Então não adianta vc falar que o faturamento não é desprezível, se não sabemos a margem.
    Como exemplo, o faturamento MÉDIO de uma mini padaria de bairro é de 10 a 25 mil por mês.
    Vamos supor que seja 25 mil. Isso dá um faturamento anual de 300 mil, o que é próximo da conclave.
    Você acha que uma padaria dessas de bairro q sobrevivem com esforço, é um puta exemplo de faturamento? Desculpa, mas faturar menos que 300 mil por ano inviabiliza quase qualquer negócio.
    E não adianta faturar 15 milhões de te sobra, no fim das contas, 100 mil.
    Margens apertadas não levam negócios pra frente. 

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