Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Novidades
  3. Quem realmente ganha dinheiro com jogos?

Quem realmente ganha dinheiro com jogos?

  • bgmamf
    1 mensagens MD
    avatar
    bgmamf04/03/23 17:37
    bgmamf » 04/03/23 17:37

    Saudações a todos. 

    Queria trazer 3 pontos que acredito que precisamos levar em conta ao debater um tópico como esse. 

    1- suponho que o Tomás tenha decidido fazer um vídeo sobre esse assunto porque várias pessoas com quem ele tem contato deve acreditar que ao lançar um jogo já poderão largar seus empregos e ficarem ricos e alguns também devem achar que as editoras são criaturas terríveis que ficam com todo o lucro exorbitante para elas enquanto os geniais GD que criaram verdadeiras obras-primas do mundo dos jogos ficam com míseros 5% a 8% da grana das vendas da editora (se não me engano não é no valor de venda das lojas). Com isso em mente e tentando manter o vídeo no mesmo tempo que os demais, o Tomás deve ter elencado os principais pontos que precisavam ser explicados e decidiu dar um exemplo bem básico de composição de custos

    2- por que sempre colocam a Galapagos nessas comparações? Qual foi o último jogo que ela desempenhou as atividades de negociar com um GD, desenvolver o jogo, fazer as ilustrações, fazer os playtests e bancar o risco de sucesso ou fracasso de um jogo que nunca ninguém viu? (posso estar errado, mas nos últimos anos a empresa não está mais para uma importadora/revenda/distribuidora de jogos com sucesso comprovado do que uma editora nos moldes apresentados no exemplo do Tomás)

    3- ao criticar um vídeo com esse, não seria mais justo o crítico apresentar um e exemplo com a lista de todos os gastos que ele pensa que as editoras tem (com exemplo de valores seria mais justo ainda) para comprovar/embasar sua "tese". 

    Da minha parte, acho que o objetivo do vídeo foi alcançado. Para os GD que já estão há muito tempo tentando criar jogos, esse conteúdo já deveria ser conhecimento básico e saberem que só para explicar todos os custos e atividades para cuidar de um KS já precisaria de um vídeo de pelo menos duas horas, imagina explicar todas as possibilidades e dificuldades que envolvem empreender no Brasil, principalmente na área de BG.

    3
  • Bozeus
    430 mensagens MD
    avatar
    Bozeus05/03/23 17:40
    Bozeus » 05/03/23 17:40

       iuribuscacio::
    Bozeus::
    Ele fala lá no final do vídeo, minuto 08:30, que isso pode variar mas que na média é assim que funciona

    Você pegou o pior exemplo de comparação possível: um é record de Kickstarter e o outro é um jogo pouco conhecido. De novo, aqui é a média, mas seus exemplos estão nos dois lados opostos de uma curva normal

    Aqui é frase de hater educado. Um apresenta um exemplo de como as contas são feitas e o outro manda um "não aceito"

    Aqui suas cifras não significam nada pelo exemplo que ele deu. Ele fala de porcentagem e não falou que o negócio não dá dinheiro. Mas os números que você mostra podem colocar dúvida em quem não entende os termos: faturamento não é lucro, mas sim o quanto a empresa vendeu. Pelo exemplo dele e usando seus números, a Conclave teria lucrado mais ou menos R$330k e a Galápagos R$3,5mi... o que me parece bem ok, visto que a Conclave tem uma operação pequena e o lucro não é nada realmente expressivo, e a Asmodee comprou uma empresa que tem um lucro minimamente significativo para tamanho deles

    Muitos dados para corroborar uma opinião, mas não tem correlação com o que ele fala. Lembrando que ele fala de lucro por cópia de jogo, e uma editora tem muitos jogos lançados. Essa quantidade de jogos faz com que os custos operacionais que ele menciona sejam diluídos entre cada cópia.

    Tem muita empresa de nicho que lucra muitíssimo mais e sinceramente se a gigante do mercado lucrasse apenas isso seria bem preocupante. Acredito que deve mesmo girar em torno dos 15-20%, pois ao mesmo tempo que conseguessem reduzir custos, uma empresa grande precisa lidar com uma administração mais inchada, como por exemplo um financeiro mais robusto, mais pessoas em canais de comunicação e marketing, estoques mais volumosos, etc. A Asmodee não teria seu dinheiro de volta se não tivesse projetado esse lucro, pelo menos algo em torno de R$100 mi em 10 anos.

    Caro Bozeus

    Rapaz sinceramente, e com todo o respeito, eu acho que você está equivocado em relação ao que escrevi e principalmente em realçao à minha pessoa.

    Você não gostou do jogos que eu usei como exemplo, mas eles foram apenas para ilustrar o meu raciocínio. O que o Autor do vídeo dise foi que em jogos de R$ 100,00 o custo de produção é entre R$ 20,00 e R$ 30,00. O que eu contra argumentei é que o custo de produção de qualquer produto não é constante e sim variável. Mas já que você não gostou dos meus exemplos vamos usar um caso hipotético. Dois jogos são vendidos na mesma faixa de preço de R$ 100,00, mas o primeiro tem apenas 50 cartas e o segundo tem 50 cartas, mais meeples de madeira, mais marcadores, é claro que o custo de produção entre os dois não será o mesmo. Evidentemente, existem variáveis. Se a arte do primeiro jogo só com cartas for do Michael Menzel, e tiver ilustrações super complexas e realista, e o do segundo tiver uma arte comum, do vizinho do designer, um ilustre desconhecido, possivelmente o primeiro jogo terá um custo de produção maior. Evidentemente, a quantidade de variáveis que envolvem a produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto, são numerosas demais para caber num simples post do Ludoedia. Porém, em termos gerais, e repito para frisar, em termos gerais, se o um produto tem mais componentes e que são mais caros do que outro produto, ambos concorrendo na mesma faixa de preço, obviamente o custo de produção do primeiro será maior que o do segundo.

    Outra coisa que eu gostaria de esclarecer, é que em momento algum eu falei, ou fiz qualquer confusão entre faturamento e lucro. Quem falo nisso foi você. Nós precisamos debater com base nos dados que nós possuímos, e que tenham uma fonte confiável. EU não tenho acesso à contabilidade da Galápagos, da Conclave, da MeepleBR, nem de qualquer outra editora. Por isso eu não posso, e nem falei em lucro de nenhuma delas, nem líquido e nem bruto. O que fiz foi mostrar que o faturamento anual da Conclave, e isso antes da pandemia, já não era nada desprezível, e nem coisa de editora de fundo de quintal. No caso da Galápagos esse números são assombrosos. Evidentemente, as demais editoras, mesmo as grandes, estão muito abaixo da Galápagos, mas certamente Devir, Grok MeepleBR, Mosaico, não são microempresas, que vem no vermelho e de pires na mão.

    Em relação ao fato de ter oferecido muitos dados para embasar meu argumento, sinceramente não entendi o que você achou ruim. Aqui no Ludopedia algumas pessoas escrevem com base apenas nas, "vozes da sua própria cabeça", e citando números, dados e informações, sem dizer de onde elas saíram. Mas quando uma pessoa cita duas fontes confiáveis, com a revista Forbes e a Infomoney, aí a pessoa está errada por que são "muitos dados para embasa um argumento". Realmente não dá para entender.

    O "melhor de tudo" eu deixei para o fim. Quer dizer que eu uso frases de hatter educado, só porque apresentei um ponto de vista diferente do autor do vídeo?!? Não me leve a mal, mas até onde eu sei, hatter é o sujeito, que discorda sem nenhum embasamento só pelo prazer de discordar, que destila ódio, que destrata a pessoas. Eu não fiz nada disso, então é muito injusto dizer que eu uso "frase de hatter educado", como você fez. Você já me viu escrevendo em diversos outros tópicos e sabe muito bem, que eu procuro ser sempre educado e respeitoso, mesmo em face do pensamento divergente. Eu posso ser um crítico contumaz e ferino daquilo que eu acho errado, principalmente em relação ao tratamento que as grandes editoras dirigem aso seus apoiadores, mas tenho total consciência de que faço isso de forma cortês e urbana e principalmente da maneira mais embasada possível. Por isso eu repilo veementemente essa sua tentativa de me atribuir algo que eu não sou. Mas eu entendo que fórum de Internet é assim mesmo, as pessoas escrevem o que querem das outras, tendo razão ou não. No entanto, eu fico muito tranquilo porque aqueles que leem o que escreve sabem muito o que eu sou e o que eu não sou, o que digo e o que eu não digo.

    Para terminar, se toda a discordância, mesmo as educadas e embasadas, for reduzida a coisa de hatter, daqui a pouco será inviável escrever no Ludopedia, porque todas as pessoas divergem, em algum momento ou outro. Assim sendo, para não contrariar a sua visão de que eu sou um "hatter educado", gostaria de dizer com todo a educação que respeito o seu ponto de vista, mas discordo totalmente.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
                                  


    Então, de novo, ele fala da média. Ele menciona isso pelo menos por duas vezes no vídeo, que jogos de preços semelhantes tem custos semelhantes. É claro que um jogo com mais componentes vai custar mais caro, mas você compara jogos de mesma faixa ignorando todo o resto ao redor como tamanho da tiragem e fama. Exploding Kittens e Love Letter, por exemplo, são jogos muito famosos, então eles podem cobrar valores mais altos, mesmo tendo menos componentes ou de qualidade inferior. Então não dá pra comparar um Exploding Kittens com Claim ou um Love Letter com Fungi.


    O problema de todo seu comentário é que você desvirtuou completamente o assunto. O vídeo fala da % de dinheiro que fica em cada etapa da cadeia. Você fala que o mercado é promissor e que as empresas tem alto faturamento. Os dois falaram de jogos, mas não tem relação uma coisa com a outra.

    E a forma como você conduz, usando informações verdadeiras sem correlação com o tema, faz com que o seu leitor concorde com o que você apresenta, mesmo não tendo nada haver com o assunto. E como escritor esperiente que é, sabe que você conduz e direciona as emoções da audiência.

    Então quando fala "Conclave fatura R$ 1,5 mi", você só está querendo mostrar que a Conclave já ganha muito dinheiro, ponto. Você se quer menciona os 22% do vídeo, pra tentar dar uma informação relacionada ao tema principal.

    Quando você fala "Forbes disse que o mercado está em crescimento... Galápagos vai faturar 90 milhões" você leva o leitor a pensar algo como "maldita Galápagos que ganha quase 100 milhões e não coloca uma pessoa a mais pra responder meu chamado".

    Nada disso tem nada haver com o tema. Pouco importa quanto a editora fatura, ou como está o mercado, porque não era essa a discussão. Então sim, seu texto é de um hater educado, pois embora você não tenha usado nenhuma palavra de calão, você só queria discordar, você veio tão sedento em se contrapor as editoras, que provavelmente nem se ateve que o tema era outro.

    Qualquer um pode expor sua opinião, desde que tenha o mínimo de embasamento. Sem contar a possível confusão que você tenha feito na parte das contas serem uma média, o resto todo não significa nada para a discussão.

    3
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio05/03/23 18:11
    iuribuscacio » 05/03/23 18:11

    Bozeus::
       iuribuscacio::
    Bozeus::
    Ele fala lá no final do vídeo, minuto 08:30, que isso pode variar mas que na média é assim que funciona

    Você pegou o pior exemplo de comparação possível: um é record de Kickstarter e o outro é um jogo pouco conhecido. De novo, aqui é a média, mas seus exemplos estão nos dois lados opostos de uma curva normal

    Aqui é frase de hater educado. Um apresenta um exemplo de como as contas são feitas e o outro manda um "não aceito"

    Aqui suas cifras não significam nada pelo exemplo que ele deu. Ele fala de porcentagem e não falou que o negócio não dá dinheiro. Mas os números que você mostra podem colocar dúvida em quem não entende os termos: faturamento não é lucro, mas sim o quanto a empresa vendeu. Pelo exemplo dele e usando seus números, a Conclave teria lucrado mais ou menos R$330k e a Galápagos R$3,5mi... o que me parece bem ok, visto que a Conclave tem uma operação pequena e o lucro não é nada realmente expressivo, e a Asmodee comprou uma empresa que tem um lucro minimamente significativo para tamanho deles

    Muitos dados para corroborar uma opinião, mas não tem correlação com o que ele fala. Lembrando que ele fala de lucro por cópia de jogo, e uma editora tem muitos jogos lançados. Essa quantidade de jogos faz com que os custos operacionais que ele menciona sejam diluídos entre cada cópia.

    Tem muita empresa de nicho que lucra muitíssimo mais e sinceramente se a gigante do mercado lucrasse apenas isso seria bem preocupante. Acredito que deve mesmo girar em torno dos 15-20%, pois ao mesmo tempo que conseguessem reduzir custos, uma empresa grande precisa lidar com uma administração mais inchada, como por exemplo um financeiro mais robusto, mais pessoas em canais de comunicação e marketing, estoques mais volumosos, etc. A Asmodee não teria seu dinheiro de volta se não tivesse projetado esse lucro, pelo menos algo em torno de R$100 mi em 10 anos.

    Caro Bozeus

    Rapaz sinceramente, e com todo o respeito, eu acho que você está equivocado em relação ao que escrevi e principalmente em realçao à minha pessoa.

    Você não gostou do jogos que eu usei como exemplo, mas eles foram apenas para ilustrar o meu raciocínio. O que o Autor do vídeo dise foi que em jogos de R$ 100,00 o custo de produção é entre R$ 20,00 e R$ 30,00. O que eu contra argumentei é que o custo de produção de qualquer produto não é constante e sim variável. Mas já que você não gostou dos meus exemplos vamos usar um caso hipotético. Dois jogos são vendidos na mesma faixa de preço de R$ 100,00, mas o primeiro tem apenas 50 cartas e o segundo tem 50 cartas, mais meeples de madeira, mais marcadores, é claro que o custo de produção entre os dois não será o mesmo. Evidentemente, existem variáveis. Se a arte do primeiro jogo só com cartas for do Michael Menzel, e tiver ilustrações super complexas e realista, e o do segundo tiver uma arte comum, do vizinho do designer, um ilustre desconhecido, possivelmente o primeiro jogo terá um custo de produção maior. Evidentemente, a quantidade de variáveis que envolvem a produção, não apenas de um jogo, mas de qualquer produto, são numerosas demais para caber num simples post do Ludoedia. Porém, em termos gerais, e repito para frisar, em termos gerais, se o um produto tem mais componentes e que são mais caros do que outro produto, ambos concorrendo na mesma faixa de preço, obviamente o custo de produção do primeiro será maior que o do segundo.

    Outra coisa que eu gostaria de esclarecer, é que em momento algum eu falei, ou fiz qualquer confusão entre faturamento e lucro. Quem falo nisso foi você. Nós precisamos debater com base nos dados que nós possuímos, e que tenham uma fonte confiável. EU não tenho acesso à contabilidade da Galápagos, da Conclave, da MeepleBR, nem de qualquer outra editora. Por isso eu não posso, e nem falei em lucro de nenhuma delas, nem líquido e nem bruto. O que fiz foi mostrar que o faturamento anual da Conclave, e isso antes da pandemia, já não era nada desprezível, e nem coisa de editora de fundo de quintal. No caso da Galápagos esse números são assombrosos. Evidentemente, as demais editoras, mesmo as grandes, estão muito abaixo da Galápagos, mas certamente Devir, Grok MeepleBR, Mosaico, não são microempresas, que vem no vermelho e de pires na mão.

    Em relação ao fato de ter oferecido muitos dados para embasar meu argumento, sinceramente não entendi o que você achou ruim. Aqui no Ludopedia algumas pessoas escrevem com base apenas nas, "vozes da sua própria cabeça", e citando números, dados e informações, sem dizer de onde elas saíram. Mas quando uma pessoa cita duas fontes confiáveis, com a revista Forbes e a Infomoney, aí a pessoa está errada por que são "muitos dados para embasa um argumento". Realmente não dá para entender.

    O "melhor de tudo" eu deixei para o fim. Quer dizer que eu uso frases de hatter educado, só porque apresentei um ponto de vista diferente do autor do vídeo?!? Não me leve a mal, mas até onde eu sei, hatter é o sujeito, que discorda sem nenhum embasamento só pelo prazer de discordar, que destila ódio, que destrata a pessoas. Eu não fiz nada disso, então é muito injusto dizer que eu uso "frase de hatter educado", como você fez. Você já me viu escrevendo em diversos outros tópicos e sabe muito bem, que eu procuro ser sempre educado e respeitoso, mesmo em face do pensamento divergente. Eu posso ser um crítico contumaz e ferino daquilo que eu acho errado, principalmente em relação ao tratamento que as grandes editoras dirigem aso seus apoiadores, mas tenho total consciência de que faço isso de forma cortês e urbana e principalmente da maneira mais embasada possível. Por isso eu repilo veementemente essa sua tentativa de me atribuir algo que eu não sou. Mas eu entendo que fórum de Internet é assim mesmo, as pessoas escrevem o que querem das outras, tendo razão ou não. No entanto, eu fico muito tranquilo porque aqueles que leem o que escreve sabem muito o que eu sou e o que eu não sou, o que digo e o que eu não digo.

    Para terminar, se toda a discordância, mesmo as educadas e embasadas, for reduzida a coisa de hatter, daqui a pouco será inviável escrever no Ludopedia, porque todas as pessoas divergem, em algum momento ou outro. Assim sendo, para não contrariar a sua visão de que eu sou um "hatter educado", gostaria de dizer com todo a educação que respeito o seu ponto de vista, mas discordo totalmente.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
                                  


    Então, de novo, ele fala da média. Ele menciona isso pelo menos por duas vezes no vídeo, que jogos de preços semelhantes tem custos semelhantes. É claro que um jogo com mais componentes vai custar mais caro, mas você compara jogos de mesma faixa ignorando todo o resto ao redor como tamanho da tiragem e fama. Exploding Kittens e Love Letter, por exemplo, são jogos muito famosos, então eles podem cobrar valores mais altos, mesmo tendo menos componentes ou de qualidade inferior. Então não dá pra comparar um Exploding Kittens com Claim ou um Love Letter com Fungi.


    O problema de todo seu comentário é que você desvirtuou completamente o assunto. O vídeo fala da % de dinheiro que fica em cada etapa da cadeia. Você fala que o mercado é promissor e que as empresas tem alto faturamento. Os dois falaram de jogos, mas não tem relação uma coisa com a outra.

    E a forma como você conduz, usando informações verdadeiras sem correlação com o tema, faz com que o seu leitor concorde com o que você apresenta, mesmo não tendo nada haver com o assunto. E como escritor esperiente que é, sabe que você conduz e direciona as emoções da audiência.

    Então quando fala "Conclave fatura R$ 1,5 mi", você só está querendo mostrar que a Conclave já ganha muito dinheiro, ponto. Você se quer menciona os 22% do vídeo, pra tentar dar uma informação relacionada ao tema principal.

    Quando você fala "Forbes disse que o mercado está em crescimento... Galápagos vai faturar 90 milhões" você leva o leitor a pensar algo como "maldita Galápagos que ganha quase 100 milhões e não coloca uma pessoa a mais pra responder meu chamado".

    Nada disso tem nada haver com o tema. Pouco importa quanto a editora fatura, ou como está o mercado, porque não era essa a discussão. Então sim, seu texto é de um hater educado, pois embora você não tenha usado nenhuma palavra de calão, você só queria discordar, você veio tão sedento em se contrapor as editoras, que provavelmente nem se ateve que o tema era outro.

    Qualquer um pode expor sua opinião, desde que tenha o mínimo de embasamento. Sem contar a possível confusão que você tenha feito na parte das contas serem uma média, o resto todo não significa nada para a discussão.

    Caro Bozeus

    Agora, além de ser um "hatter educado" (sabe-se lá como, uma pessoa conseguiria ser assim: destilar ódio, mas de uma maneira cortês e polida), eu também sou um "escritor falacioso" e "manipulador", que utiliza seus dotes literários a serviço de induzir os leitores ao erro!!!!

    E você fez essa análise tão profunda e tão negativa da minha pessoa, com base apenas em dois comentários, em um tópico do Ludopedia?!?!

    Bom, em sendo assim, ou seja, sendo essa a opinião que você tem de mim, então realmente não há a menor condição de continuarmos a discutir, o que quer que seja. Por isso, da minha parte, eu encerro aqui qualquer interação consigo. É melhor você ficar com a sua opinião que eu fico com a minha e vida que segue.

    Iuri Buscácio 

    0
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio05/03/23 18:38
    iuribuscacio » 05/03/23 18:38

    Ovatsug Rednal::
    Po Iuri, média de preço e média de preço. 
    É óbvio que existem milhares de variáveis em qualquer produto. 
    É óbvio que um jogo de 100 reais pode ter só cartas ou meeples e tal e provavelmente terão um custo diferente, acima ou abaixo, mas aí tbm faz diferença tiragem, quantidade de peças.
    Mas TUDO vc tem como calcular a média. Aqui na minha cidade põe exemplo o pão francês custa em média 1 real.. Pode ser q em algumas padarias custe 80 centavos e em outras 1,30? Pode. Mas. Média de preço é 1 real então eu sei que se quiser comprar 4 pães vou gastar um valor próximo de 4 reais. Pode ser mais ou menos, mas essa é a média.
    No geral, jogos de mesmo valor no mercado terão um custo de produção parecido.
    Se nao fosse assim, nenhuma empresa ia conseguir fazer planejamento de nada e todas iam quebrar.. "vou fazer um jogo.. Quanto vou gastar? Ah. Não sei, vai fazendo que a gente vê".
    Quanto ao faturamento, pode ser de 1 bilhão. Se não deixa margem, não faz diferença. É bobo, eu sei, mas assiste shark tank. Vários pitchs tem lá o cidadão falando que a empresa fatura 5/6 milhões e quando os sharks apertam os números, veem que a operação não dá lucro. Então não adianta vc falar que o faturamento não é desprezível, se não sabemos a margem.
    Como exemplo, o faturamento MÉDIO de uma mini padaria de bairro é de 10 a 25 mil por mês.
    Vamos supor que seja 25 mil. Isso dá um faturamento anual de 300 mil, o que é próximo da conclave.
    Você acha que uma padaria dessas de bairro q sobrevivem com esforço, é um puta exemplo de faturamento? Desculpa, mas faturar menos que 300 mil por ano inviabiliza quase qualquer negócio.
    E não adianta faturar 15 milhões de te sobra, no fim das contas, 100 mil.
    Margens apertadas não levam negócios pra frente. 

    Caro Ovatsug Rednal

    Meu camarada, nós já nos esbarramos em diversos tópicos, algumas vezes concordando, outras discordando, mas sempre nos tratamos com respeito. Por isso, não tenho dúvida de que você sabe que eu sou um cara sério, e que apesar das minhas críticas serem muito duras, porque acho que tem de ser assim, eu sempre procurei ser o mais respeitoso possível com as pessoas, mesmo diante da discordância.

    Nesse quesito eu gostaria de lembrar o recente caso do tópico do High Frontier 4 All, em que eu tinha um posicionamento e você tinha outro. Eu critiquei veementemente a postura do Fábio da Mosaico, naquele momento, alguém que inclusive é seu amigo pessoal, mas em momento algum eu ataquei a pessoa do Fábio. Foi por isso, que mesmo eu não conseguindo te convencer do meu ponto de vista, nem você conseguindo me convencer do seu, nós terminamos mantendo a discordância, mas numa boa. Basta ver os termos com que você se dirigiu a mim nesse comentário. Além disso, eu já cheguei a uma idade em que a pessoa se torna mais experiente e fica mais fácil reconhecer quando se está errado, sem nenhum problema. Por isso, eu reconheço meus equívocos, obviamente, quando sou convencido de que eu não estava com a razão, naquele item em particular.  

    No caso do custo de produção, talvez o descompasso se deva ao fato da minha manifestação ter sido mais no sentido específico, quando o texto foca mais na questão geral. Já no caso do faturamento, como eu disse antes, nós temos de trabalhar em cima dos danos que nós temos. Nem eu, e acredito que nem você, nem quem não trabalha com gestão de um editora de board games tem acesso à contabilidade da empresa. Por isso, eu me manifestei com base em fontes que eu acho fidedignas, que são as revistas Forbes e Infomoney. Claro que apenas o faturamento não é o único indicador da lucratividade de uma empresa, mas não deixa de ser um bom indicador do tamanho dela. 

    Mas para ser sincero não quero nem mais tocar nesse assunto, para não ter de ler novamente que eu tento deliberadamente confundir as pessoas misturando lucro com faturamento (coisa que eu não fiz em momento algum). Nem que eu citei os dois artigos, de revistas sérias, para tentar ludibriar as pessoas, e jogá-las todas contra as pobres coitadas das editoras, que algumas pessoas acham que eu acredito serem a fonte de todo o mal, mesmo já tendo explicado diversas vezes que não é bem assim. Em qualquer setor econômico nós temos más empresas que não estão nem aí para seus consumidores e boas empresas que respeitam seus apoiadores. No mercado nacional de board games certamente não é diferente. A MS Jogos, a Papergames, entre outras estão aí para não me deixar mentir. Por outro lado, às vezes, eu fico com a impressão que só se pode falar das editoras de board game, aqui no Ludopedia, se for para elogiar o primoroso serviço que elas prestam, e agradecê-las pelo favor e abnegação de lançarem jogos de tabuleiro em português. Mas sei lá, vai ver que isso é só impressão minha.  

    Estou dizendo isso só para você ver que não precisa me ofender pessoalmente, como feito por outrem, para me convencer de um ponto de vista. Você falou comigo de forma respeitosa, apresentou uma argumentação sólida e razoável, me convenceu do meu equívoco e agora eu concordo consigo, pelo menos em parte. A verdade é que essas divergências fazem parte do jogo, e é desse embate construtivo e respeitoso que se chega a uma conclusão. Se todo mundo concordasse sempre, nunca chegaríamos a lugar algum, e dificilmente produziríamos algo de novo. 

    Todavia, eu prego e vivencio a máxima "respeite para ser respeitado", e não tenho dúvidas de que muita gente aqui no Ludopedia, que lê o que eu escrevo, pode atestar isso. Por isso, eu não concordo, nem posso admitir de forma alguma, ser pessoalmente atacado e acusado de ser um "hatter educado", um manipulador, e um escritor falacioso que tenta enganar as pessoas, com eu fui aqui nesse tópico. Eu nem sou assim, e nem faço isso, e tenho certeza de que você concorda comigo, nesse particular.

    Um forte abraço, boas jogatinas e até a nossa próxima discordância! :)

    Iuri Buscácio
       
      

    1
  • tomasrq
    127 mensagens MD
    avatar
    tomasrq09/03/23 10:23
    tomasrq » 09/03/23 10:23

    Vamos lá pessoal, voltei aqui pra pontuar algumas coisas.
    Primeira, esse post aqui entendeu exatamente o motivo do vídeo, falta de conhecimento sobre as margens que operam nesse negócio:


    bgmamf::Saudações a todos. 

    Queria trazer 3 pontos que acredito que precisamos levar em conta ao debater um tópico como esse. 

    1- suponho que o Tomás tenha decidido fazer um vídeo sobre esse assunto porque várias pessoas com quem ele tem contato deve acreditar que ao lançar um jogo já poderão largar seus empregos e ficarem ricos e alguns também devem achar que as editoras são criaturas terríveis que ficam com todo o lucro exorbitante para elas enquanto os geniais GD que criaram verdadeiras obras-primas do mundo dos jogos ficam com míseros 5% a 8% da grana das vendas da editora (se não me engano não é no valor de venda das lojas). Com isso em mente e tentando manter o vídeo no mesmo tempo que os demais, o Tomás deve ter elencado os principais pontos que precisavam ser explicados e decidiu dar um exemplo bem básico de composição de custos

    2- por que sempre colocam a Galapagos nessas comparações? Qual foi o último jogo que ela desempenhou as atividades de negociar com um GD, desenvolver o jogo, fazer as ilustrações, fazer os playtests e bancar o risco de sucesso ou fracasso de um jogo que nunca ninguém viu? (posso estar errado, mas nos últimos anos a empresa não está mais para uma importadora/revenda/distribuidora de jogos com sucesso comprovado do que uma editora nos moldes apresentados no exemplo do Tomás)



    Segundo ponto, a galápagos não é mais editora faz anos, eles são publicadora, diferença que existe no meio dos jogos digitais muito claramente (developer e publisher respectivamente), porém nos board games não falamos sobre isso (eu tento mudarmos o termo e chamarmos a galápagos de publicadora). A galápagos não desenvolve jogos, não fecha contratos com game designers e trabalha em um jogo até ficar pronto, depois contrata artista, testa e todo esse processo. Eles assinam um licenciamento com outra editora, traduzem e imprimem.
    Além do mais, para dar um contexto maior pro @iuribuscacio, a galápagos é um outlier do mercado, por isso foram compradas por OUTRA outlier do mercado que é a Asmodee, comparar a média, como bem apontado por diversas pessoas, com o topo do mercado é uma falácia no mínimo.

    Serie dizer que o mercado de tech é fácil porque a Apple faturou (não lucrou) 252 bilhões esse ano! (número claramente inventado)
    Então a Avell que produz tudo aqui também deve tá nadando na grana.
    Não né?!



    bgmamf::3- ao criticar um vídeo com esse, não seria mais justo o crítico apresentar um e exemplo com a lista de todos os gastos que ele pensa que as editoras tem (com exemplo de valores seria mais justo ainda) para comprovar/embasar sua "tese". 

    Da minha parte, acho que o objetivo do vídeo foi alcançado. Para os GD que já estão há muito tempo tentando criar jogos, esse conteúdo já deveria ser conhecimento básico e saberem que só para explicar todos os custos e atividades para cuidar de um KS já precisaria de um vídeo de pelo menos duas horas, imagina explicar todas as possibilidades e dificuldades que envolvem empreender no Brasil, principalmente na área de BG.


    Não vou me estender falando de outros pontos, pois acho que já foi muito bem apontando por outros usuários, diferença de faturamento e lucro (que parece algo muito básico, mas talvez eu deveria ter explicado isso no vídeo), o que é uma média, economia de escala e outros detalhes. O objetivo do vídeo era uma visão geral com uma média de gastos. Claro que o mercado tem dinheiro, mas pra maioria das editoras (como pra maioria das empresas) é uma batalha de centavos e não rios de dinheiros, como algumas notícias e alguns outliers do mercado podem fazer parecer.

    Se alguém quiser uma explicação mais detalhada, caso a caso, eu abro minhas planilhas de custos de produção dos jogos da Cordilheira Games e outras negociações que já fiz, porém pra isso eu cobro o meu valor de Mentoria, já que esse conhecimento é específico e não público. (e eu realmente abro, os meus mentorados sabem extamente quanto custou cada parte dos nossos jogos, pois isso é importante para um negócio)

    Até a próxima
    Continuem criando jogos incríveis!

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio09/03/23 18:06
    iuribuscacio » 09/03/23 18:06

    tomasrq::Vamos lá pessoal, voltei aqui pra pontuar algumas coisas.
    Primeira, esse post aqui entendeu exatamente o motivo do vídeo, falta de conhecimento sobre as margens que operam nesse negócio:


    Caro tomasrq

    Como todo o respeito, eu te agradeço a resposta ao meu comentário, mas acho melhor encerrar por aqui, qualquer discussão sobre esse seu tópico. Até porque você trabalha no mercado de board games, e eu não. Então, em uma discussão dessa natureza, não haveria paridade de armas. 

    Você é um designer de jogos e eu sou simplesmente um sujeito que gosta e joga board games, já há algum tempo, que lê e pesquisa bastante a respeito desse assunto, e de vez em quando escreve uma coisinha aqui e outra acolá, sobre jogos. Por isso, certamente você deve entender mais desse tema do que eu.

    Além disso, se eu fosse te responder e levantar outras questões a respeito, muito provavelmente eu acabaria sendo ofendido de novo, e eu já estou em uma idade, em que não tenho necessidade alguma de passar por esse tipo de dissabor.

    No mais te desejo boa sorte, nessa atividade que você escolheu.

    Atenciosamente.

    Iuri Buscácio    
     

    0
  • igorknop
    942 mensagens MD
    avatar
    igorknop10/03/23 06:23
    igorknop » 10/03/23 06:23

    Mais uma vez, qualquer relato de um produtor de conteúdo, editora, autor, profissional da área ou qualquer pessoa que faz algo no meio diferente de ficar criando confusão online, é errada, imoral ou engorda.

    Por mais que o meio precise ainda de muita autocrítica, transparência, qualidade e eficiência, há um esforço muito grande por um legado de desinformação, sequestro de atenção e pastoreamento de ódio. Se não se consegue vencer pelo cansaço, repetição ou aglutinação de outras pessoas em torno de um problema, pula-se fora.

    Este fórum virou um antônimo de comunidade, parabéns a todos envolvidos.

    4
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436110/03/23 06:31
    excluido_74361 » 10/03/23 06:31

    Ovatsug Rednal::
    Como exemplo, o faturamento MÉDIO de uma mini padaria de bairro é de 10 a 25 mil por mês.

    Voce tem certeza desse numero?
    So o aluguel para correr a padaria deve sair facil (em uma cidade barata) uns R$2000.00.
    E uma regra que temos quando alugando imovel para empresas e ter certeza que o aluguel em geral e o faturamento bruto de 1 dia, no maximo 2. Porque, se nao for, em menos de 1 ano ta fechando as portas. 
    Entao dando os melhores valores a favor da padaria, teriamos que ter um faturamento de 15 X 2000, R$30.000.00 para considerar o negocio minimamente viavel.
    Eu posso dar dois exemplos temos aqui do lado de casa. Sao 2 padarias que conheco os donos (e alugamos os imoveis para eles), Uma fatura mais de R$700K, e a outra em torno de R$400k por mes. (A maior paga em torno de 30K de aluguel e a outra 20K - nao precisa dizer que a de 20K vive atrasando.)
    Claro que sempre existe a possibilidade de imovel proprio, mas ai o dono esta se privando de uma renda para manter o negocio.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436110/03/23 06:32
    excluido_74361 » 10/03/23 06:32

    igorknop::Mais uma vez, qualquer relato de um produtor de conteúdo, editora, autor, profissional da área ou qualquer pessoa que faz algo no meio diferente de ficar criando confusão online, é errada, imoral ou engorda.

    Por mais que o meio precise ainda de muita autocrítica, transparência, qualidade e eficiência, há um esforço muito grande por um legado de desinformação, sequestro de atenção e pastoreamento de ódio. Se não se consegue vencer pelo cansaço, repetição ou aglutinação de outras pessoas em torno de um problema, pula-se fora.

    Este fórum virou um antônimo de comunidade, parabéns a todos envolvidos.


    Mas isso sempre foi desde que entrei aqui em 2016, com varias regras para limitar interacao para salvaguarda do mercado.

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal10/03/23 12:04
    Ovatsug Rednal » 10/03/23 12:04

    metelo::
    Ovatsug Rednal::
    Como exemplo, o faturamento MÉDIO de uma mini padaria de bairro é de 10 a 25 mil por mês.

    Voce tem certeza desse numero?
    So o aluguel para correr a padaria deve sair facil (em uma cidade barata) uns R$2000.00.
    E uma regra que temos quando alugando imovel para empresas e ter certeza que o aluguel em geral e o faturamento bruto de 1 dia, no maximo 2. Porque, se nao for, em menos de 1 ano ta fechando as portas. 
    Entao dando os melhores valores a favor da padaria, teriamos que ter um faturamento de 15 X 2000, R$30.000.00 para considerar o negocio minimamente viavel.
    Eu posso dar dois exemplos temos aqui do lado de casa. Sao 2 padarias que conheco os donos (e alugamos os imoveis para eles), Uma fatura mais de R$700K, e a outra em torno de R$400k por mes. (A maior paga em torno de 30K de aluguel e a outra 20K - nao precisa dizer que a de 20K vive atrasando.)
    Claro que sempre existe a possibilidade de imovel proprio, mas ai o dono esta se privando de uma renda para manter o negocio.

    Nao trabalho em nada da área. Só entrei na Internet e vi. 
    Lembrando que diferentes cidades podem ter diferentes valores, e que 25 mil por mês da os 300 mil por ano, que não é tão, diferente do seu exemplo de 400 mil.
    Mas eu só digitei no Google faturamento médio de padaria de bairro e todos os primeiros links retornaram este valor. 

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
Quem realmente ganha dinheiro com jogos?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.