Bom, eu estou vendo uma briga que não tem fim sobre "casos pontuais por todo mundo postar as mesmas fotos" versus "todo mundo posta as mesmas fotos porque os problemas são iguais pra praticamente todos, então não faz sentido postar mil vezes", então vou mostrar o MEU caso pontual, espero que entendam que é apenas a título informacional (mas com um toque de desabafo também porque ninguém é de ferro).







Tive tile em branco e erro de escrita no tabuleiro como todos informaram. Também tive:
- Tabuleiro dupla face com duas faces iguais;
- Tiles desalinhados (que é o menor dos problemas pois estão dentro da margem, mas estou mostrando de qualquer forma);
- Tile que desmontou parcialmente (o da foto) após destacar;
- Tive tiles que a camada superficial, plástica, simplesmente não soltou durante o destaque e ao invés disso "esticou" e causou dano ao tile (na foto dá pra notar, eu tirei com muito cuidado usando estilete para não afetar mais ainda o tile);
- Tive esse arranhão estranho no tabuleiro vindo de fábrica;
- Tive um rasgo pequeno no canto do manual também vindo de fábrica;
- Tive essa gosma, aparentemente uma cola em excesso que passaram na placa, por cima dos tiles;
- Também tive, como alguns citaram, a diferença de coloração entre as cartas do baralho, mas não mostrei porque no meu caso foi tão pequeno que não afeta realmente nada -- o que importa é que eu não dei o azar que alguns deram de vir faltando cartas.
De modo geral, não veio faltando nada, mas em compensação, praticamente 70% dos componentes demonstraram algum problema mínimo. Dá pra jogar? Até dá, se eu não quiser usar o lado oposto do tabuleiro, que é igual no meu caso. Mas o ponto volta a ser o seguinte: em um jogo de uma empresa como a Grok, e principalmente no valor que ele custa, ainda mais somando o tempo de atraso na produção, era de se esperar uma qualidade superior tanto nas peças quanto na produção como um todo. Quem fala que "é só colar a errata no tile" pode não ligar tanto para isso (até por estarmos acostumados a ver isso acontecendo aqui ou acolá e eu entendo que realmente isso pode acontecer e tá tudo bem), mas para quem futuramente pode precisar vender o jogo, seja para trocar por outro ou realmente por necessidade, o valor é reduzido drasticamente. Afinal, quem pagaria um preço médio de um jogo qualquer usado em um mesmo modelo usado com a descrição "contém tile com errata oficial realizada em casa, tabuleiro dupla face igual dos dois lados e oito tiles colados com cola branca por terem vindo descolados de fábrica"? Aqui, vale lembrar que sempre é possível solicitar reposição dentro do prazo estipulado no código de defesa e pela Grok, mas espero que tenham entendido a mensagem que eu quis passar.
Eu tomo muitíssimo cuidado com meus jogos, controlo umidade, uso sílica, jogo com carinho, sleevo o que acho necessário (praticamente tudo, hahahahaha) e, ao menos pra mim, esses erros não foram poucos mesmo alguns sendo muito pequenos, mas quando somados, ainda mais levando em conta o valor do jogo agora no lançamento, se torna algo completamente fora da curva (no meu caso "pontual"). Se só viesse um tile branco, eu pediria a reposição mesmo assim, mas este sou eu, não sou a maioria nem pretendo falar por todos.
Conforme foi dito tanto pela Grok no vídeo do Instagram quanto por outros aqui, eu segui a recomendação oficial e não oficial e abri meu ticket solicitando reposição de todos os itens que infelizmente vieram com algum defeito. Eu não torço para nenhuma empresa "se ferrar" com produção mal feita, muito menos uma do tamanho da Grok, que tem outros jogos de ótima qualidade no portfolio, pois nós acabamos sendo prejudicados juntos com a ausência delas no mercado brasileiro. Mas confesso que não haver um acabamento melhor nas cartas (embora sejam cartas razoáveis, que imagino que tenham o mesmo acabamento liso na versão internacional) me pegou um pouco. Se olhar com cuidado, é perceptível a diferenciação de cor, mesmo que pouca, entre os versos, e também as imagens e textos delas apresentando uma resolução menor do que deveriam, além de todos os outros problemas mostrados por mim e por outros. Isso tudo me deixa preocupado com a relação de investimento x controle de qualidade que as empresas estão tomando atualmente. Vale ressaltar, no entanto, que a qualidade dos tiles, tabuleiro e caixa do Ark Nova estão muito boas e dentro do padrão que era esperado -- isso se você conseguir destacar todos os tiles sem perder nenhum para a camada plástica, ou se eles não vierem com uma cola seca bizarra espalhada por cima, ou se eles não descolarem do nada quando você tirar do punchboard... é um misto de amor e ódio nesse caso, sabe? Hahahahaha!
Quando a Grok trouxer a expansão Aquarius no futuro, eu com certeza irei adquirir. Porém, pensem comigo, pois esse é um medo real meu: e se na expansão ela tomar todos os cuidados que não tomou na produção do jogo base? E se as cartas da expansão vierem com outro acabamento, como os ótimos acabamentos do Terraforming Mars, Wingspan e tantos outros jogos atuais (Hallertau também é um bom exemplo de jogo caro que veio com ótima qualidade)? E se as cartas vierem com outras tonalidades nas cores do verso por terem corrigido a impressão e isso causar um problema de distinção visual entre elas e as cartas do jogo base ao embaralhar ambos ao iniciar uma partida? Ou se depois disso tudo, os próximos jogos vierem com acabamentos inferiores nas cartas porque "foram casos pontuais no 'case Ark Nova'", passando a sensação de que o público não tem tanto interesse assim em acabamentos "tão" superiores? Para ter dois baralhos de um jogo base + expansão feitos oficialmente por uma empresa grande e eles não "casarem esteticamente" na hora de embaralhar, o preço de venda não pode ser tão elevado. Não quero ficar fazendo PNP de outras peças e de todas as cartas do meu jogo base pra conseguir resolver problemas assim no futuro quando chegar Aquarius no Brasil. Espero que nada disso aconteça, obviamente.
Também espero que ninguém me entenda mal. Apenas quis dividir minha opinião sincera, com desabafos sinceros, tudo com base no que eu vivi nessa história, afinal, infelizmente também fui lesado pelos problemas de produção (novamente, ainda que muito pequenos em alguns casos, somados se tornaram incômodos demais) e por isso não espero que entendam minha resposta como mais uma das várias que foram colocadas neste tópico apenas para jogar lenha na fogueira. Eu estive esses meses todos super ansioso para ter meu Ark Nova, jogar e ser feliz. É triste como tudo aconteceu, como a Grok se portou durante o período (afinal, ficou muda por esses meses todos e na primeira semana quando começou esse bafafá todo ela ainda esperou cinco dias pra falar alguma coisa) e como ela poderia ter simplesmente sido mais honesta e falado "gente, vamos atrasar mais um mês aqui porque a gente acabou trocando os braços pelas pernas pra atender o mais rápido possível e a emenda saiu pior que o soneto, então vamos refazer pra entregar tudo certinho no mês que vem". Ao invés disso, ela entregou uma tiragem inteira com muitos erros em comum para todas as unidades e outros erros pontuais entre elas que simplesmente impediram vários de nós, que fizemos a pré-venda, de jogar no tão sonhado momento em que recebemos nossas cópias em mãos (não foi meu caso, pois como disse antes, ao menos não tive problemas de falta de peças).