Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2538862/review-after-5-play-sessions
Recebi meu jogo há cerca de 6 dias. Até agora, joguei todos os dias e completei 1 ou 2 sonhos em cada sessão. Fico feliz em dizer que o jogo é realmente muito bom. Há muito por aqui e tenho a sensação de que só arranhei a superfície.
Queria dar a vocês, que ainda estão aguardando a entrega ou na dúvida se pegam o jogo, uma revisão para acalmá-los, porque foi assim que me senti logo depois que eles nos informaram sobre os navios saindo das fábricas. NÃO HÁ SPOILERS!
Começaremos pelo básico
Curva de aprendizado: logo após preparar o jogo, você terá o primeiro "sonho de tutorial" que o ensinará a jogar. A maior parte do jogo se apresenta nas regras e toda a decisão está nas cartas / placas. Apenas as coisas básicas/gerais sobre os componentes e ações dos tipos de carta/placa estão no livro de regras. Ensinar meu irmão (que também joga) me levou cerca de 30 minutos e ele também aprendeu com bastante facilidade. Embora na outra sessão de jogo eu tenha acompanhado minha namorada (que não joga no geral) demorou cerca de 1h para explicar e ela ainda não entendeu completamente - "muita coisa acontecendo" é o que ela disse. Portanto, 3/10 de aprendizado se você estiver familiarizado com conceitos de jogos e é veterano em tabuleiro e 8/10 se você nunca jogou esse tipo de jogo antes. Na média, Curva de Aprendizado fica
6/10.
Jogabilidade: O jogo flui muito bem, o movimento e as ações parecem muito conectados e a mecânica de giro é rápida e bem feita. Houveram poucas vezes em que eu realmente tive que ir ao livro de regras após o jogo inicial e verificar alguma coisa. Depois de entender como as coisas funcionam, tudo funciona. Adorei a mecânica das cartas/itens de influência e como elas impactam as ações na paisagem e no mundo dos sonhos. Adorei a mecânica em que o jogo introduz algumas mudanças nas regras e o torna mais familiar com outros mecanismos. Cada sonho é muito distinto um do outro e dá a você uma sensação real de estar dormindo. Todos os componentes que permitem comprá-los ou gastá-los de alguma outra forma parecem importantes e necessários para progredir, o que às vezes oferece escolhas que podem afetar o jogo mais tarde. Personagens - cada um parece único e diferente, e você pode sentir sua identidade e no que eles são bons imediatamente quando esgotar seu primeiro baralho e precisar embaralhar novamente. Cada sonho parece único e especial, eles introduzem regras que só se aplicam a eles, é aqui que o jogo mais brilha em termos de jogabilidade. Pontos negativos que tenho atualmente - eu não sou fã de roteiros com coisas específicas em diferentes lugares do livro (1. s.709 e 2. s.105), isso adiciona uma pesquisa desnecessária sempre que você precisa procurar no livro de scripts, em vez de ter scripts que correspondem à localização atual em uma página. Eu também não sou um grande fã de gerenciamento de itens. Eu acho que poderia ter sido feito melhor, ter 3 itens compartilhados entre todos os jogadores faz com que você não queira gastá-los, o que significa que todos os itens armazenados estão lá, porque você está esperando a oportunidade perfeita para gastar milhares de itens que estão ativos.
8/10
Tema: Este é 100% o melhor aspecto do jogo. A arte é simplesmente incrível. Todos os componentes parecem tão únicos e cada um deles é lindo. A escrita é muito boa, os textos de ambientação são únicos e bem escritos. Tudo combina com o tema que eles estavam procurando. Até a jogabilidade parece um Sonho. Os sonhos começam de um lugar e você simplesmente aparece lá. Muitas pessoas estavam dizendo que a história parecia desconexa, eu discordo, porque acho que ficou exatamente como eles pretendiam. Os sonhos começam quando você aparece do nada, assim como em um sonho que você não lembra como realmente começou. E o sono parece uma entrada para sonhos maiores, novamente como em um sonho (pelo menos o meu) às vezes você está em um lugar específico entre o início de algum evento e depois que termina você volta para aquele lugar.
10/10
Componentes: A maioria dos componentes parece incrível, tudo parece sólido e bem feito. Meu único aspecto negativo é provavelmente a escolha de armazenamento das cartas. O insert foi feito com a medida certa das cartas, e eu realmente sugiro proteger com sleeves pelo menos as cartas com as quais você vai jogar mais, cartas de influência, cartas de sono e cartas de rodada, porque é muito fácil danificá-las ao pegá-las da mesa.
8/10
Dificuldade: O jogo não é excessivamente difícil, ele definitivamente aumenta a dificuldade desde o início, permitindo que você se aprofunde mais, há lugares muito difíceis nos sonhos e, às vezes, se você não tiver sorte e não tiver gasto tempo suficiente preparando e limpando sofrimentos, abrindo cartas de progresso e cartas seladas, você entrará em apuros. Se você gerenciar seu baralho/itens de influência muito bem, as partidas não parecerão excessivamente difíceis. Alguns sonhos têm elementos de quebra-cabeça mais difíceis, mas se você ficar preso, pode visitar a página inicial da Eatherfields e tentar obter a solução nas perguntas frequentes. Tente entender o personagem que você interpreta, use sua mecânica e jogue conforme sua força, e você ficará bem.
5/10
Preparação: Colocar este jogo na mesa é bastante fácil, o jogo possui um mecanismo de salvamento com separadores que permite salvar o jogo rapidamente. Demora cerca de 10 a 15 minutos para prepará-lo e cerca de 10 a 15 minutos para salvá-lo, e esse é para mim o jogo de tabuleiro cuja caixa deve ser organizada perfeitamente após cada partida.
8/10
Outro ponto negativo, o layout do tabuleiro é péssimo! Já estou pensando em cortar o tabuleiro ou não usá-lo de jeito nenhum. O layout vertical simplesmente não funciona com 1 ou 2 jogadores, porque o Dreamscape está muito longe de você e você tem que se levantar para ver as cartas. Espero que eles resolvam isso na segunda onda. Atualmente, minha solução é jogar com o tabuleiro de cabeça para baixo, então o Dreamscape fica bem na minha frente.
No geral, o jogo é muito bom e toda vez que termino uma sessão não consigo parar de pensar quando vou jogá-lo novamente. Eu não terminei a maioria dos meus outros grandes jogos, como
The 7th Continent,
Gloomhaven ou até mesmo
Arkham Horror: The Card Game (Revised Edition), mas enquanto eu continuo jogando de vez em quando entre as sessões de jogatina, e progredindo lentamente através deles, nenhum deles mantém pensamentos ou desejos de jogá-los por muito tempo. Depois que eu terminava as partidas de
Etherfields, este sim, não me lembro da última vez que fiquei tão atraído após a segunda, terceira ou quarta vez jogando.
Minha sugestão é se familiarizar com as regras de antemão porque o livro de regras é bastante mediano, sabendo onde está tudo para quando precisar referenciar. Ah, sim, se você foi all-in e conseguiu as minis também, bem, você terá uma surpresa

!
Total: 9/10
Por Toms Strubergs (cardiner)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.