Fala meus amigos!! Estamos aqui hoje para falar desse jogo maravilhoso do nosso querido Martin Wallace, lançamento de 2022 da Galápagos Jogos!
Vamos lá pessoal, sobre o que que é esse jogo que passou batido aqui pelo Brasil, não vi muita gente falando dele, mas que é um dos meus favoritos do Martin Wallace. Em Tinner's Trail nós somos empresas de mineração na Cornualha do século XIX, e estamos focados em minerar estanho e cobre, fazendo da Cornualha uma das áreas de mineração mais importantes do mundo.
O estanho era utilizado na fabricação de outras ligas de metal. O Bronze por exemplo é uma liga de estanho e cobre, e a solda (estanho e chumbo) também, mas sinceramente, não sei se no século XIX a soldagem era feita com essa liga! E o cobre minerado era utilizado no revestimento dos navios da Marinha Real.
Foi durante esse tempo que a máquina a vapor se desenvolveu com a grande demanda por bombas de água, que ajudava e muito na drenagem das áreas de mineração.
O jogo é sobre isso, e o nome do jogo é uma referência às longas caminhadas que era preciso fazer para chegar até as minas, a Trilha do Estanho.
Bem, vamos falar mais um pouco da região do jogo!
A Cornualha é uma península no sudoeste da Inglaterra, SIM, NA INGLATERRA! Alô Galápagos, teve criador de conteúdo que vocês apoiam que disse que era Itália, por causa do formato do mapa!
Tem uma das paisagens mais legais que eu já vi (por fotos, nunca tive a oportunidade de ir lá), um litoral rochoso com diversas minas abandonadas que acabam se confundindo com a paisagem, de tão antigas!
Mas vamos falar do jogo??
Bem, como eu falei antes, somos donos de mineradoras em ascensão, buscando lucrar com os depósitos abundantes de cobre e estanho. O jogo dura 4 rodadas e em cada rodadas temos 10 pontos de ação que usamos em forma de horas de trabalho. Cada ação que realizamos consome horas de trabalho.
Cada rodada tem 4 fases:
A primeira fase é a definição do preço do minério, e é aqui que eu vi muita gente reclamando... Nós rolamos 3 dados para definir o preço do cobre e do estanho. A galera reclama aqui da aleatoriedade... Mas de fato o mercado oscilava de forma aleatória. A descoberta de um enorme filão de cobre em uma colina em outra região, e que pudesse ser minerada, fazia com que o preço do cobre ou do estanho caísse violentamente, resultando no fechamento de centenas de minas na Cornualha. Mas, assim que a mineração daquela outra região terminasse, o preço subia novamente e as minas da Cornualha abriam outra vez. Isso é um acontecimento aleatório.

A segunda fase é quando os jogadores realizam suas ações gastando suas horas de trabalho, e essa parte é também muito legal pois altera a ordem de jogo, o jogador da vez é sempre aquele que gastou menos horas, portanto se um jogador começou gastando duas horas, o próximo pode realizar uma ação de uma hora e ainda assim agir novamente. Isso é controlado em uma trilha do tabuleiro que lembra muito um quadro de horários.
Existem nove ações possíveis no jogo, e cada uma delas tem um valor definido de horas para ser executada. Exceto a ação de Construção de Mina, todas as outras são ações individuais.
Na ação de Construir Mina o jogador escolhe um local do mapa para iniciar um leilão onde todos os jogadores podem participar. Mas o jogador que inicia a ação tem a vantagem de poder jogar uma carta de território, que pode permitir que ele visualize o conteúdo da região - sim, o leilão é com o tile da região fechado, você não sabe o que tem ali, a não ser que já tenha dado uma espiada.
Caso outro jogador que não seja o que iniciou a ação vença o leilão, é ele quem deve pagar pelas horas trabalhadas.
Outra ação do jogo é Extrair Minério, você pode fazer essa ação apenas nas suas minas construídas. Cada mina tem a capacidade de minerar dois cubos, e para isso o jogador deve pagar por cada cubo uma quantidade de Libras igual ao número de cubos de água na região, como a Cornualha é uma região litorânea, o solo é bastante úmido e a extração de minério acaba afetando lençóis subterrâneos de água, dificultando a extração. Mas fiquem tranquilos, há meios de retirar cubos de água e aumentar a capacidade de mineração!
Das nove ações, cinco são ações de projetos, que podem melhorar a sua área de mineração. A primeira delas é a ação de Minerador, onde você retira do tabuleiro dee projetos um minerador e coloca na sua região, aumentando em um ponto a capacidade de mineração da região.
A ação de Porto te permite construir um porto na região que você tem uma mina, obviamente só pode ser construído em áreas adjacentes ao mar. O Porto remove um cubo de água da região e aumenta em mais um a capacidade de mineração. Os portos foram construídos na Cornualha para trazer carvão de outras regiões da Inglaterra, olha aí o Tinner's Trail conversando com o Brass Lancashire!!
Outra ação de projeto é a construção de Trens, que permitem remover dois cubos de água da região e também um cubo de água de cada área adjacente! Além claro de aumentar em mais um a capacidade de mineração. Os trens tinham a mesma finalidade dos portos, trazer carvão para a Cornualha e alimentar as máquinas a vapor.
E falando em Máquinas a Vapor, sua construção é outra ação de projetos, há um número limitado por rodada, que vai crescendo conforme as rodadas vão aumentando. As máquinas não são um recurso que ficam em posse do jogador, elas retornam para o tabuleiro no final da rodada, para serem usadas novamente. A tecnologia a vapor foi projetada principalmente para bombear água para fora das minas, usar as máquinas para energizar outros maquinários foi um uso posterior.
E por último, pelo menos para as ações de projetos, temos os Acessos. O maior problema na mineração era bombear a água pra fora das minas, e uma das soluções pra isso era cavar túneis na lateral de uma colina para chegar até o poço de água da mina, e a água recolhida podia ser despejada através desse Acesso.
O Acesso tem que ser construído na fronteira entre duas regiões e construir um acesso dá a vantagem de remover um cubo de água da região e também adicionar um cubo de cobre e de estanho em cada uma das regiões, pois muitas vezes novos filões de minério eram encontrados na abertura dos acessos.
Bem, as ações de projeto terminaram, mas faltam duas ações, que são as ações complementares, uma delas é Vender Pastel, uma iguaria famosa da região, o Pastel da Cornualha, que servia de almoço para os mineradores. É uma mistura de carne e legumes em uma massa de pastel, que lembra muito uma empanada. Será que a Empanada Argentina é um derivado do Pastel da Cornualha? Historiadores da Gastronomia, me ajudem!
E a outra ação complementar é passar! Que define a ordem em que os jogadores vão realizar a fase 3.
A terceira fase é Vender e Investir, onde os jogadores vendem todos os seus cubos de minério e depois trocam dinheiro por pontos de vitória. Mas é preciso trocar com cautela, pois você vai precisar de dinheiro para o turno seguinte!
A quarta rodada é mais uma fase de manutenção, onde os projetos não usados saem do tabuleiro e as máquinas a vapor são reabastecidas. A ordem de jogo da rodada seguinte é estabelecida pela ordem em que os jogadores passaram. E é nessa hora que o primeiro e segundo jogador da rodada seguinte tem a oportunidade de dar uma espiadinha nos tiles de região que estão virados para baixo.
E uma nova rodada começa! No final da fase quatro o jogo termina e quem tem mais pontos vence, pronto, seco (ah-rá!) assim!
Esse é Tinner's Trail, um excelente jogo econômico do grande Martin Wallace!
Foi uma pena o jogo não ter tido um grande sucesso aqui no Brasil, na minha opinião foi a divulgação do jogo, acho que é um tipo de jogo que tem que ter um apelo pro tema e a jogabilidade pra atrair a galera pra ele.
Gostou do post? Compartilhe com os amigos. E siga o Jogada Histórica nas redes!