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Análise: Sorcerer

Sorcerer
  • avatar
    Ludopedia06/02/23 08:00
    avatar
    Ludopedia
    06/02/23 08:00
    2547 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/569be_iy05ui.jpg


    Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2189089/sorcerer-review

    Joguei Sorcerer 3 vezes e sinto que tenho bom senso o suficiente para definir minha impressão do jogo e seus sistemas. Há muito mais para explorar e eu suspeito que meu sentimento mudará com base nos diferentes decks e como eles funcionam com meu estilo de jogo, bem como o jogo funciona com grupos de tamanhos diferentes, mas não acho que minha opinião mudará de forma relevante.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bc7ae_iy05ui.jpg


    Coisas que eu adorei

    A qualidade da produção é excelente. Há tantos pequenos toques que o fazem brilhar. Coisas como o insert sendo feito para abrigar todos os componentes e expansões futuras, bordas laminadas para campos de batalha, dados pesados e até mesmo obras de arte legais para o interior da tampa da caixa dão a sensação de que houve muito cuidado com a experiência do usuário. Há detalhes ainda menores que me fazem sorrir. Eles cortaram pequenos semicírculos na tampa para facilitar a remoção da caixa. Passei com a caixa na minha cozinha enquanto a lâmpada do teto estava acesa, e a luz que passava sobre a tampa destacava as partes da caixa onde os personagens lançavam magia. O design físico do jogo é envolvente.

    Embora o conteúdo artístico não seja no estilo que todos gostem, é objetivamente impressionante. A qualidade do design das cartas imerge o jogador no tema e faz você se sentir como se estivesse comandando uma gangue de trolls, ou zumbis, ou o que quer que sejam os cavaleiros sem boca. A pequena crítica que tenho é que os artistas que fazem as ilustrações das cartas têm estilos ligeiramente diferentes uns dos outros, então algumas cartas são divertidas enquanto outras são horríveis. Eu preferiria que toda a arte das cartas se inclinasse fortemente para o estilo de arte bizarro/realista/horrível, mas mesmo as cartas que não são meu estilo favorito ainda são muito bem feitas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e2850_iy05ui.jpg


    A construção de deck neste jogo atinge um equilíbrio tão bom entre personalização e acessibilidade. Por exemplo, adoro que em Mage Wars Arena (um jogo que claramente inspirou Sorcerer) você possa construir seu próprio livro de feitiços, mas era muito oneroso fazer isso. Neste jogo, você faz três escolhas e, em seguida, apenas mistura algumas cartas e obtém um baralho que provavelmente nunca jogou antes.

    Apesar de toda a profundidade do jogo em si, é muito fácil de aprende-lo. Posso ser tendencioso porque joguei muitos jogos de cartas temáticos como este, mas descobri que aprende-lo e ensiná-lo tem um impacto muito baixo.

    Adoro como a fase de ação funciona e faz com que as pessoas gerenciem os recursos. Não é certo que você só quer comprar mais e mais e mais cartas. Você tem vários sistemas que precisa considerar. Não é como jogos em que você ganha dinheiro grátis que desaparece se você não usá-lo. Isso também significa que você quase sempre pode fazer algo útil. Não há rodadas onde você apenas diz "não posso fazer nada" e passa.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/83d43_iy05ui.jpg


    Coisas mais controversas

    Vamos falar sobre os dados. Além do tema em si, esta parece ser a escolha de design mais controversa entre as pessoas que o jogaram. Com base nos jogos que joguei, não achei que os dados influenciassem muito o resultado geral. Por meio dos marcadores de presságio, o token de destino e a capacidade do defensor de (geralmente) escolher para onde o dano vai, a aleatoriedade é muito bem mitigada. Eu vou tão longe para dizer que realmente gosto que haja dados. Ele permite alguns jogos mentais com os marcadores de presságio que não são possíveis com o combate matemático direto, como em Keyforge, Magic, etc. Acho que é uma escolha estratégica mais atraente jogar contra a probabilidade do que contra minha própria habilidade de fazer contas ou adivinhar com sucesso se meu oponente tem um truque para o combate. A outra coisa legal é que ajuda os novos jogadores a sentirem que têm a chance de permanecer no jogo. No Magic, se você é um jogador novato jogando contra um jogador experiente, você perderá de qualquer maneira.

    Fala-se muito na falta de equilíbrio em Sorcerer. Não entrarei muito nisso porque não acho que joguei tempo suficiente para fazer determinações. Vou dizer que já usei combos onde é muito mais óbvio como acomodar os temas do que outros, mas precisaria gastar muito mais tempo com esses decks antes de dizer o que acho em termos de "equilíbrio". Suspeito que não tenha tido tempo para descobrir como usar bem alguns dos decks.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8b136_iy05ui.jpg


    Coisas que poderiam ser diferentes

    Há pequenas coisas que Sorcerer usa de uma forma que eu acho que nem sempre ajuda. Pequenas coisas como "lançar feitiços" ou colocar lacaios em um "cemitério" automaticamente me fazem fazer comparações entre este jogo e jogos como Magic: The Gathering ou Mage Wars. Eu acho que este é mais próximo de Mage Wars do que Magic, mas é uma coisa própria e eu me preocupo que os jogadores joguem ele e pensem "ugh, Magic com dados". Mas não é isso. Se você jogar este jogo exatamente da mesma maneira que joga Magic, ficará triste e provavelmente perderá. Existem elementos sutis importantes que não existem em jogos como esse. Posicionar seu avatar e lacaios, jogar contra temas de baralho estritamente definidos, interação do jogador em torno do gerenciamento de fichas de presságio, gerenciamento de energia etc. Se jogá-lo como um dos jogos que o influenciaram, perderá os sistemas cruciais que o tornarão bem-sucedido em Sorcerer. Os jogos geralmente não têm medo de mostrar suas influências, mas pequenas coisas como escolher outros termos para se referir aos conceitos podem ter desencorajado os jogadores de fazer comparações diretas.

    Achei estranho que alguns dos pacotes de expansão incluam uma carta de ambientação que explique o tema do baralho, mas alguns baralhos não. Não é grande coisa, mas é uma estranha inconsistência para um jogo que é temático.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d3a34_iy05ui.jpg


    Eu também pensei que teria sido bom sugerir decks iniciais. Imagino que um novo jogador possa ficar sobrecarregado tentando gerenciar alguns dos sistemas Lineage mais complicados enquanto tenta aprender os fundamentos básicos do jogo.

    Isso não é um grande detrator para mim, mas o jogo tem uma pegada muito grande para um jogo de cartas. Em termos de sobrecarga mental e tempo gasto, é onde um jogo de cartas de batalha, de formato pequeno, deveria estar, então estou um pouco triste por não haver uma maneira de jogá-lo em uma viagem, pois Sorcerer é bem maior com sua caixa. Isso não é uma reclamação. Em vez disso, gosto tanto do jogo que adoraria levá-lo na minha mochila e jogá-lo em uma cervejaria, então seria ótimo ter campos de batalha e tabuleiros de jogadores do tamanho de cartas para que eu pudesse transportá-lo mais facilmente.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/295c4_iy05ui.jpg


    No geral, estou realmente impressionado com este jogo. Acho que é provavelmente meu atual jogo de cartas favorito de matar coisas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a3f67_2ifypn.jpg
    Por Chud_Munson (Chud_Munson)

    Traduzido*** por Vania Telles
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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