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  3. Descent: Lendas da Escuridão
  4. O Pai e o Filho Desnaturado.

O Pai e o Filho Desnaturado.

Descent: Lendas da Escuridão
  • ritchliz
    263 mensagens MD
    avatar
    ritchliz30/01/23 12:28
    ritchliz » 30/01/23 12:28

    Chegando para representar o time que prefere a versão nova.
    Resumo: 2ed era ótima mas frustrou demais no desequilíbrio para o overlord, o app chegou tarde demais e agora com o jogo novo estou tendo uma ótima experiência no full co-op.

    Tive o Descent 2ed e joguei duas campanhas completas dele, entre 2013 e 2014, uma com o jogo base apenas e outra com a expansão Lair of the Wyrm. A primeira com 3 heróis e a segunda com 4 heróis. As campanhas foram bem balanceadas até antes da última avenutra - nas duas vezes os heróis foram massacrados sem chance alguma de vitória. Na época fui para os fóruns do bgg e a maioria dos jogadores tinham essa mesma reclamação - os cenários finais eram BEM desbalanceados para o overlord.
    Não sei se com outras expansões ou com o app que viria futuramente isso seria corrigido. O fato foi que vendi minha cópia para nunca mais olhar para trás. Mesmo tendo gostado demais da campanha nas duas vezes que jogamos, o final foi um desastre.

    Acelerando para ano passado, peguei o Lendas quando o corte de preço chegou e não me arrependi. Vou separar os pontos pra facilitar:
    App:  o app é fantástico - se não for o melhor app de tabuleiro que já vi. A 2ed era o tipo de jogo que tinha em alguns momentos dezenas de cartas na mesa com efeitos, restrições, bônus, e parte do tempo de jogo era ficar relembrando tudo o que estava acontecendo no combate. O app do Lendas deixa muito mais fluido e o jogador fica livre para focar nas decisões táticas e com todas as informações do que está acontecendo claras. Obs: Não joquei a 2ed com o app pois ele saiu BEM depois que eu já tinha desistido do jogo.
    Narrativa: Sobre o lore de Terrinoth, confesso que não sou especialista nele, mas os textos do Lendas são envolventes, a interação entre os personagens é algo que não existia (em forma narrativa) na 2ed, e tem MUITAS decisões interessantes durante a campanha.
    Cenários 3D: O jogo fica lindo na mesa, e não é só enfeite, existem mecânicas relacionadas por exemplo à altura. Algumas nas regras e outras surpresas durante algumas aventuras. Mas concordo que isso encareceu demais o jogo e acredito ter sido o principal fator pelo mau desempenho de vendas - comparando com o Jornadas na Terra-Média, por exemplo, que custa metade do preço original e te dá o mesmo tempo de jogo (isso sem contar a DLC baratinha que você pode comprarno app para ter uma campanha inteira nova com a mesma caixa). Montar os cenários do Lendas também é um pouco trabalhoso, confesso.
    Arte: sendo honesto: não achei nada de mais da arte de nenhuma das edições que joguei. A da 2ed é bem genérica e a do Lendas em tanto estranha. Ambas muito bem feitas, não desemecendo os artistas. Acho que aí vai do gosto e a da 2ed é mais fácil de digerir. Eu acho que esse foi outro ponto que atrapalhou as vendas do Lendas.
    Sensação de RPG x jogo de miniaturas: Aqui é que eu senti a maior diferença das edições. Eu joguei/mestrei RPG por muitos anos. O Lendas me traz uma sensação parecida. Não é igual, claro, mas mata um pouquinho da saudade de jogar RPG, com todos os seus diálogos, escolhas, cenários 3D e o app no papel de Mestre. Olhando o conjunto todo, acho que a intenção foi essa e qualquer mudança (exceto talvez pela arte) iria atrapalhar a experiência. Em contraste, a 2ed era puramente um jogo de skirmish - um cenário pronto, cada time coloca suas miniaturas e um time luta contra o outro. A sensação é completamente diferente de jogar os dois jogos, e é por isso que o Lendas não poderia nunca ser chamado de Descent 3ed. O Lendas tem, sim, combate tático de miniaturas, mas é apenas uma parte da experiência, o que me agrada ainda mais.

    Acabei escevendo mais do que planejado, mas espero que seja uma boa contribuição para quem está pensando em comprar uma das versões. Quanto mais opiniões diferentes melhor. Eu sei que estou na minoria nesse caso, mas eu honestamente prefiro o Lendas sobre o Descent 2ed sem app.

    11
  • marino
    918 mensagens MD
    avatar
    marino30/01/23 13:06
    marino » 30/01/23 13:06

    Excelente post e análise!
    Parabéns! 

    2
  • iuribuscacio
    3107 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio30/01/23 14:50
    iuribuscacio » 30/01/23 14:50

    Busky::Muito legal o artigo, não sabia de toda essa história. Na verdade também não entendo pq não houve o interesse em lançar no Brasil alguns desses jogos ai. Falando como um leigo (vindo do RPG), que sequer conhece tão bem assim o hobby ainda (e vê abismado essas avaliações profundas apegadas a autores de jogos e mecânicas específicas, e ao apreço por caixas intactas)... de minha parte a única coisa que assustou na aquisição do meu Descent (que sequer tive tempo de ver mesa) foi o preço! Comparativamente Gloomhaven tem toneladas de material impresso e Descent tem miniaturas, mas embora miniaturas sejam caras as artes dos jogos também o são, e duvido muito que o custo de um app supere estes dois itens na proporção em que se encontram. Também duvido muito (se o dólar permanecer nesse patamar) que o preço de um jogo desses baixe de R$ 500/600. Abaixo disso é queima de estoque e alguém está tendo muito preju. Apenas comparando superficialmente (tanto para quem é do hobby quanto para leigos como eu que estão começando), um Descent (do qual desconheço toda esta "lore" do jogo) na Amazon está por R$ 793 hoje e o financiamento coletivo no catarse do The Witcher: Old World (que muita gente viu as séries, os desenhos, jogos os games, leu os livros, comprou os action figures) saiu no seu base por R$ 799. Os jogos podem não ter nenhuma relação em sua mecânica, mas para um leigo é outra história, e visualizando assim ele pode ver Descent como caro. Não sei qual a correlação de preço nas edições antigas e demais produtos da linha, mas talvez haja uma relação ai. Mostrei para a galera do RPG que pirou no jogo só pelo visual. Mas o poder aquisitivo da galera do RPG (que ainda não migrou 100% para os boardgames) visivelmente é muito menor e jogos como esse são um sonho distante. Muitos, mais puritanos, preferem jogar ou um autêntico RPG (por ter mais liberdade de atuação) ou boardgames pouco relacionados ao tema. Isso me da a impressão de que jogos como Descent e outros (com exceção do aclamado Gloomhaven) são o nicho dentro do nicho. Para analisar se realmente é um fracasso ou um sucesso, tem que se analisar as vendas em $$$ o que não vi aqui. Eu posso achar Velozes e Furiosos uma porcaria, mas que que adianta minha opinião se arrecadar milhões? Mas compartilho da agonia de se ver um mundo e sua ria história ser alterado e se perder. Uma coisa que certamente me chamou muito a atenção é a enorme caixa, desnecessariamente grande. Blood Rage tem mais miniaturas e é metade do tamanho, sendo que sem o insert chega a caber tudo que ja saiu em KS dentro do base (eu sei pois o meu é assim). Sou leigo, então relevem qualquer coisa muito grotesca no meu comentário...

    Caro Busky

    Bem vindo ao hobby, e não se incomode em errar ou acertar aqui no Ludopedia. Basta dar a sua opinião e embasá-la da melhor forma possível, e preferencialmente de maneira cordial e respeitosa. Isso é importante destacar porque muita gente com anos de board game, parece se esquecer disso, ás vezes. 

    No mais, eu também sou um egresso do RPG, que conheci no início dos anos 80, com o AD&D e o Merp, e depois o Grups e o World of Darkness. Com o passar do tempo acabei parando de jogar, porque cada vez ficava mais difícil encontrar pessoas com disposição e principalmente disponibilidade para passar horas jogando. Aí eu cai nessa de board games modernos. Vai entender...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    3
  • Busky
    17 mensagens MD
    avatar
    Busky30/01/23 16:01
    Busky » 30/01/23 16:01

    ritchliz::Chegando para representar o time que prefere a versão nova.
    Resumo: 2ed era ótima mas frustrou demais no desequilíbrio para o overlord, o app chegou tarde demais e agora com o jogo novo estou tendo uma ótima experiência no full co-op.

    Tive o Descent 2ed e joguei duas campanhas completas dele, entre 2013 e 2014, uma com o jogo base apenas e outra com a expansão Lair of the Wyrm. A primeira com 3 heróis e a segunda com 4 heróis. As campanhas foram bem balanceadas até antes da última avenutra - nas duas vezes os heróis foram massacrados sem chance alguma de vitória. Na época fui para os fóruns do bgg e a maioria dos jogadores tinham essa mesma reclamação - os cenários finais eram BEM desbalanceados para o overlord.
    Não sei se com outras expansões ou com o app que viria futuramente isso seria corrigido. O fato foi que vendi minha cópia para nunca mais olhar para trás. Mesmo tendo gostado demais da campanha nas duas vezes que jogamos, o final foi um desastre.

    Acelerando para ano passado, peguei o Lendas quando o corte de preço chegou e não me arrependi. Vou separar os pontos pra facilitar:
    App:  o app é fantástico - se não for o melhor app de tabuleiro que já vi. A 2ed era o tipo de jogo que tinha em alguns momentos dezenas de cartas na mesa com efeitos, restrições, bônus, e parte do tempo de jogo era ficar relembrando tudo o que estava acontecendo no combate. O app do Lendas deixa muito mais fluido e o jogador fica livre para focar nas decisões táticas e com todas as informações do que está acontecendo claras. Obs: Não joquei a 2ed com o app pois ele saiu BEM depois que eu já tinha desistido do jogo.
    Narrativa: Sobre o lore de Terrinoth, confesso que não sou especialista nele, mas os textos do Lendas são envolventes, a interação entre os personagens é algo que não existia (em forma narrativa) na 2ed, e tem MUITAS decisões interessantes durante a campanha.
    Cenários 3D: O jogo fica lindo na mesa, e não é só enfeite, existem mecânicas relacionadas por exemplo à altura. Algumas nas regras e outras surpresas durante algumas aventuras. Mas concordo que isso encareceu demais o jogo e acredito ter sido o principal fator pelo mau desempenho de vendas - comparando com o Jornadas na Terra-Média, por exemplo, que custa metade do preço original e te dá o mesmo tempo de jogo (isso sem contar a DLC baratinha que você pode comprarno app para ter uma campanha inteira nova com a mesma caixa). Montar os cenários do Lendas também é um pouco trabalhoso, confesso.
    Arte: sendo honesto: não achei nada de mais da arte de nenhuma das edições que joguei. A da 2ed é bem genérica e a do Lendas em tanto estranha. Ambas muito bem feitas, não desemecendo os artistas. Acho que aí vai do gosto e a da 2ed é mais fácil de digerir. Eu acho que esse foi outro ponto que atrapalhou as vendas do Lendas.
    Sensação de RPG x jogo de miniaturas: Aqui é que eu senti a maior diferença das edições. Eu joguei/mestrei RPG por muitos anos. O Lendas me traz uma sensação parecida. Não é igual, claro, mas mata um pouquinho da saudade de jogar RPG, com todos os seus diálogos, escolhas, cenários 3D e o app no papel de Mestre. Olhando o conjunto todo, acho que a intenção foi essa e qualquer mudança (exceto talvez pela arte) iria atrapalhar a experiência. Em contraste, a 2ed era puramente um jogo de skirmish - um cenário pronto, cada time coloca suas miniaturas e um time luta contra o outro. A sensação é completamente diferente de jogar os dois jogos, e é por isso que o Lendas não poderia nunca ser chamado de Descent 3ed. O Lendas tem, sim, combate tático de miniaturas, mas é apenas uma parte da experiência, o que me agrada ainda mais.

    Acabei escevendo mais do que planejado, mas espero que seja uma boa contribuição para quem está pensando em comprar uma das versões. Quanto mais opiniões diferentes melhor. Eu sei que estou na minoria nesse caso, mas eu honestamente prefiro o Lendas sobre o Descent 2ed sem app.


    Concordo plenamente. Acho que é bem por aí mesmo. Embora as partes de jogabilidade em si eu não possa dizer nada, pois como eu disse, não joguei ainda.

    2
  • iuribuscacio
    3107 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio30/01/23 19:15
    iuribuscacio » 30/01/23 19:15

    ritchliz::Chegando para representar o time que prefere a versão nova.
    Resumo: 2ed era ótima mas frustrou demais no desequilíbrio para o overlord, o app chegou tarde demais e agora com o jogo novo estou tendo uma ótima experiência no full co-op.


    Caro ritchliz

    Rapaz, o caminho é por aí mesmo. Sempre vai ter gente que gostou mais da segunda edição do Descent, e sempre vai ter gente que gostou mais do Descent: Lendas da Escuridão. Apesar da minha opinião ser diferente da sua, achei sua análise muito bem fundamentada. É desse cotejamento de pontos de vistas divergentes, que a gente chega a um consenso, ou a alguma conclusão. 

    No mais, é óbvio que, apesar dos equívocos (na minha opinião), e que foram mais a respeito das opções de produção, do que propriamente do jogo, não há dúvida de que o Descent: Lendas da Escuridão é um ótimo jogo. Infelizmente, todas as questões que eu levantei anteriormente fizeram com que ele acabasse ficando caro demais, tanto no exterior, quanto aqui. 

    Por isso, torno a dizer que, se o Descent: Lendas da Escuridão tivesse sido lançado, sem os cenários 3d, com uma caixa menor, mais leve e menos desajeitada, mas no preço em que ele se encontra hoje, ou seja, aproximadamente na casa dos R$ 600,00, ele teria sido talvez o jogo do ano de 2021, e um sucesso de vendas.

    Agora é esperar para ver até onde o preço cai até a Black Friday 2023, e eu acho que ainda há espaço para alguma redução, mas não muita.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio      

    P.S. Camarada, tudo bem, você pode preferir o Descent: Lendas da Escuridão, mas que aquele "elfo" está para lá de esquisito, isso não dá para negar!!! KKKKK   

    4
  • iuribuscacio
    3107 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio31/01/23 00:02
    iuribuscacio » 31/01/23 00:02

    Bombardium::
    Minha experiência com Descent é muito, mas muito boa. Em Descent: Journeys in the Dark (second edition), ele foi o primeiro jogo que eu conheci que teve a ideia de fazer um OVERLORD (que depois pensei que havia sido copiado do Mansions of Madness).

    Caro Bombardium

    É seu Corey Konieczka, copiando o amiguinho!!!!! Que coisa feia!!!!!

    Meu camarada das ótimas resenhas, só para ficar dentro da mesma editora (Fantasy Flight Games), realmente a primeira edição do Descent: Journeys in the Dark, que é 2005, do designer Kevin Wilson, já trazia a ideia do Overlord, que o Sr. Corey Konieczka "aproveitou", digamos assim, para o seu Mansions of Madness de 2011. Isso é para você ver como essas "saliências" e furadas de olho acontecem até mesmo entre os melhores designers.  

    É por essas e outras que eu digo que, certo estava o Chacrinha quando disse "nada se cria, tudo se copia"! KKKKKKK

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Ah Yankee safado, com nome polonês impronunciável... KKKKKKKK

    1
  • Kavita
    160 mensagens MD
    avatar
    Kavita31/01/23 00:02
    Kavita » 31/01/23 00:02

    iuribuscacio::
    johnmatosd::todo mundo tá dizendo que esse jogo vai cair muito de preço ainda. e ainda dizendo que mesmo com o preço no chão ainda não vai vender muito. 


    Kavita::De fato, o motivo dele ter vendido menos do que o esperado tem a ver primeiro com o valor que foi vendido originalmente, e segundo com o preconceito (totalmente infundado, diga-se de passagem) com relação ao aplicativo. Concordo que arte cai no vale da estranheza (ainda que não seja de forma alguma de má qualidade), mas esse jogo é bom demais! Com preço que se encontra agora, é compra certa pra quem curte Dungeon Crawler e Amerigame. O aplicativo nos livra de toda a contabilidade, mas o jogo em si, as escolhas táticas, acontecem no tabuleiro. O aplicativo serve apenas como narrador e um lugar onde você "anota" o resultado dos seus testes e indica o seu alvo. Só isso. Não parece videogame! 
    A esperança é que a caixa do Ato II apare as arestas do jogo, e que isso revigore a franquia. Esse jogo tem nota 8.0 no bgg, e isso é uma nota altíssima. E podem me tacar pedra, mas acho o Gloomhaven feio e chato, gosto muito mais desse Descent rsrsrs



    Caros johnmatosd e Kavita

    Uma das desvantagens para as empresas que promovem o hype no mercado de board games, é que o mercado acaba vivendo muito focado na novidade. Assim sendo, se um jogo "flopa" logo de cara, ele acaba marcado e depois é difícil vendê-lo até por preços mais baratos. Daqui a um ano se o Descent: Lendas da Escuridão estiver com um preço ainda mais baixo, certamente o jogo hypado da vez será outro e é sobre ele que as pessoas vão falar e se desesperar para comprar. Do Descent é possível que ninguém lembre, ou pior lembre para citá-lo como board game que não deu certo e acabou flopando. Por outro lado, claro que se pintar um Descent: Lendas da Escuridão por R$ 300,00 na Black Friday de 2023, provavelmente o jogo vende, muito embora eu acho que o preço não cairá tanto.

    Quem viver verá.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    Salve, Iuri!
    Vamos ver o que a FF está guardando na manga para o Ato II! Desejo muito que ele redima o Ato I, e alavanque as vendas. Na verdade, dos Dungeons Crawlers de fantasia medieval que temos traduzidos, eu acho que esse Descent só perde, pra mim óbvio, para o Sword & Sorcery, jogo maravilhoso abandonado inexplicavelmente pela Devir :/

    3
  • iuribuscacio
    3107 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio31/01/23 00:27
    iuribuscacio » 31/01/23 00:27

    Kavita::
    Salve, Iuri!
    Vamos ver o que a FF está guardando na manga para o Ato II! Desejo muito que ele redima o Ato I, e alavanque as vendas. Na verdade, dos Dungeons Crawlers de fantasia medieval que temos traduzidos, eu acho que esse Descent só perde, pra mim óbvio, para o Sword & Sorcery, jogo maravilhoso abandonado inexplicavelmente pela Devir :/

    Caro Kavita 

    Meu camarada, realmente será muito bom se o Ato II redimir o Ato I, mas para ser sincero, acho difícil dele ser lançado aqui no patropi, depois do Descent: Lendas da Escuridão Ato I ter encalhado desse jeito. Isso sem falar que são três atos e se os outros dois tiverem caixas do mesmo tamanho, quem comprar não terá espaço em casa para mais nenhum jogo. Metade da coleção terá de ir embora. KKKK

    Isso sem falar que se o preço de lançamento dos outros dois atos continuar na mesma levada, juntando o dinheiro dos três, quase vai dar para comprar um Playstation 5, uma moto CG usada, ou um Chevette quatro portas 78! KKKKK   

    No caso do Sword & Sorcery o jogo é muito bom, mas ele era bem caro. Além disso, se não me falha a memória, ele tem apenas meia dúzia de cenários no jogo base. Pagar tão caro, para jogar um número tão reduzido de cenários, definitivamente não é algo que agrada mais a comunidade boardgamer, especialmente em um jogo no estilo Dungeon Crawler. Em 2018, quando o jogo foi lançado, já havia uma boa quantidade de lançamentos nacionais, mas não tanto quanto existe hoje, então é até natural que a Devir tivesse perdido interesse no jogo, em detrimento de outros jogos mais vendáveis.

    Agora, se pintar uma nova edição do Sword & Sorcery, com um aplicativo com mais cenários e aventuras, e de preferência permita que os fãs escrevam e publiquem suas próprias aventuras, como acontece com o Valkyrie do Mansions of Madness (aliás esse deveria ser o novo padrão para jogos Dungeon Crawler, porque a editora não precisa fazer nada para manter o interesse pelo jogo sempre vivo, os próprios fãs se encarregam disso). Nesse caso, não tenho dúvida que o jogo seria relançado com grande sucesso, desde que o preço não viesse tão salgado como foi o caso do Descent: Lendas da Escuridão.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio      

    3
  • ritchliz
    263 mensagens MD
    avatar
    ritchliz31/01/23 09:26
    ritchliz » 31/01/23 09:26

    iuribuscacio::
    No mais, é óbvio que, apesar dos equívocos (na minha opinião), e que foram mais a respeito das opções de produção, do que propriamente do jogo, não há dúvida de que o Descent: Lendas da Escuridão é um ótimo jogo. Infelizmente, todas as questões que eu levantei anteriormente fizeram com que ele acabasse ficando caro demais, tanto no exterior, quanto aqui. 

    Por isso, torno a dizer que, se o Descent: Lendas da Escuridão tivesse sido lançado com preço na casa dos R$ 600,00, que é o valor em que se encontra o jogo atualmente (considerando a ausência dos cenários 3d e uma caixa menor, mais leve e menos desajeitada), ele teria sido talvez o jogo do ano, e um sucesso de vendas.

    P.S. Camarada, tudo bem, você pode preferir o Descent: Lendas da Escuridão, mas que aquele "elfo" está para lá de esquisito, isso não dá para negar!!! KKKKK   


    O elfo está feiosinho sim, concordo hehe. Triste. Foi o que todo mundo mais reparou.
    Eu duvido que saia ainda algum Ato II mas se eles forem espertos, lançam na forma de expansão, caixa menor, bem barato, um campanha que use as peças da primeira caixa. Isso poderia encorajar vendas do estoque do Ato I inclusive. Ou uma DLC, como fizeram com o Jornadas na Terra-Média, talvez tendo DUAS campanhas o jogo venda melhor pelo preço dele. Mas não vejo muito futuro, infelizmente.

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  • Rafilzisk
    58 mensagens MD
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    Rafilzisk31/01/23 12:28
    Rafilzisk » 31/01/23 12:28

    Excelente resenha com toda a história do "Pai" de Descent. 
    Eu consegui o Lendas das Escuridão por um baita preço abaixo de R$500, lacrado... 

    Joguei até agora a 1º missão, gostei bastante achei bem divertido e o APP, não me incomodou, mas sinceramente o que mais gostei foi que ele está sendo uma "porta de entrada" para o universo de Descent e, pelo que a comunidade fala, os outros são muito melhores, então devo procurar o 2ª edição e mais coisas sobre no futuro. 

    Fico na esperança que o Ato II (já anunciado) venha para o Brasil e que seja mais economico rsrs. 

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Descent: Lendas da Escuridão - O Pai e o Filho Desnaturado.
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