Post original: https://www.boardseyeview.net/post/reputation
Criado por Kei Kajino, com arte de Marco Primo,
Reputation é um jogo de lances diferenciado. Os 3-5 jogadores estão competindo para acumular mais dinheiro nas dez rodadas do jogo, mas também precisam construir sua reputação porque o jogador com menos reputação é eliminado, independentemente de quanto lucro acumulou ao longo da partida. Em um jogo de cinco jogadores, os dois jogadores com menor reputação são eliminados.

Cada jogador escolhe ou recebe uma corporação e CEO: você pode jogar com pares correspondentes ou variados. Todos eles fornecem várias habilidades assimétricas de pontuação durante a partida ou no final do jogo. Todos os jogadores começam o jogo com 10 trabalhadores. São eles que são usados para licitar os contratos que ficam disponíveis a cada rodada: um contrato do setor público e outro do setor privado. Os contratos do setor público especificam a reputação positiva que conferem ao contratante bem-sucedido (reputação 2-5) e seu valor inicial em dinheiro (8-12 créditos). Os créditos são colocados no cartão do contrato. Os cartões também especificam o número de trabalhadores necessários para cumprir o contrato (2 ou 3). Os contratos do setor privado apresentam apenas seu rendimento negativo de reputação (-2 a -4).

Para concorrer ao contrato do setor público, você coloca o número necessário de trabalhadores no cartão e transfere qualquer número de créditos, mas no mínimo 1, para o cartão do setor privado. O próximo jogador pode substituir o seu lance pelo dele não aumentando o número de trabalhadores - você só oferece o número de trabalhadores mostrado no cartão do setor público - mas movendo créditos adicionais (novamente, pelo menos 1) para o cartão do setor privado. Desta forma, embora o contrato do setor público dê uma reputação positiva ao licitante vencedor, é provável que termine com um valor em dinheiro bastante baixo. Por outro lado, o contrato do setor privado aumenta de valor durante o processo de licitação e, portanto, pode acabar sendo bastante lucrativo, apesar do impacto que causa na reputação. A licitação para o contrato do setor privado é mais convencional: a primeira licitação deve ser de pelo menos um trabalhador e as licitações subsequentes devem ser de pelo menos um trabalhador a mais que a licitação anterior. Você não pode ser o licitante vencedor para mais de um dos dois contratos oferecidos a cada rodada: enquanto você for o licitante vencedor para o contrato do setor público, você não pode licitar no contrato do setor privado e vice-versa.

A licitação de contratos é uma disputa tática interessante, mas há mais... Para o contrato do setor público, seus dois jogadores vizinhos (ou seja: à sua esquerda e à direita) têm a chance de copatrocinar o projeto. Eles competem por 'oferta selada' (ou seja: colocando o número de meeples trabalhadores que desejam licitar em seus punhos cerrados). Tornar-se um copatrocinador significa que você também pontuará a reputação naquele cartão do setor público, mas amarra seus trabalhadores. Os jogadores podem devolver um meeple de cada carta, mas é um processo de duas etapas (ou seja: você não poderá usar imediatamente os trabalhadores que retornaram na próxima rodada de lances). Além do dinheiro e da reputação positiva e negativa que você ganha com seus lances bem-sucedidos, você ganha um bônus de final de jogo que depende do número de meeples em seu QG. Isso significa que, dependendo do estado do jogo, pode até ser benéfico perder lances nas rodadas posteriores, especialmente se isso ajudar você a pontuar para o poder assimétrico de sua corporação ou CEO. Isso aumenta a tensão dos lances no final do jogo se você seguir a recomendação nas regras de manter suas cartas do setor privado e seus tokens de dinheiro voltados para baixo, mas eles eram informações abertas quando você os ganhou, então isso apenas adiciona um componente de memória ao jogo, que é uma opção que atrairá mais alguns jogadores do que outros.

Reputation joga-se rapidamente - as partidas aqui no Board's Eye View demoraram cerca de 30 minutos - e a sua nova mecânica de lances dá origem a algumas dinâmicas interessantes e a algumas apostas de sorte. A Ninja Star fez um bom trabalho com a produção, embora seja uma pena que as cartas de contrato sejam duplicadas em vez de únicas. E é a Duquesa de Sussex, Meghan Markle, na tampa da caixa? :-)
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.