Terra Mystica é um jogo que eu curto bastante.
Na época que eu comecei a usar a Ludopedia, ele tava isolado (mas muito isolado mesmo) como o jogo top 1 do Ranking aqui no Brasil. Meu amigo Tahlenhexus me chamou pra jogar ele e me ensinar ele no Tabletopia. E eu gostei muito do jogo. O suficiente pra ele ser um dos 10 primeiros que eu adquiri.
Peão, construção, poderes, e peças pra todo lado.
Mas o que temos pra curtir nesse jogo?
Terra Mystica é um jogo com
várias raças, e cada raça tem seus
bônus raciais, e além de você ter que lidar com eles, você também precisa lidar com a
interação das outras raças que estão no jogo. O que causa uma
situação interessante que não vemos em vários euros por aí.
O jogo tem uma
decisão estratégica bem pesada que é a famigerada
faca de dois gumes.
Vale mais a pena eu crescer minha cidade próxima de outros jogadores e meio que rolar uma disputa por espaço, mas eu pago menos por isso? Ou vale mais a pena eu ficar Forever alone no meu cantinho me desenvolvendo sem me preocupar com essa busca por territórios? (
Spoiler, tem raças que se beneficiam dos dois)
As várias construções do Terra Mystica. Cada peça é um tarugo de madeira que dá pra matar um.
Temos outras coisas para lidar além dos outros jogadores: também temos as
trilhas elementais que te garantem pontos
importantes no jogo, temos em cada um dos turnos de jogo um bônus único que sempre varia...
Tabuleiro das trilhas dos elementos. Um pro fogo, água, terra e vento.
Ex:
esse turno cada casa que cada jogador fizer dará pontos extras.
Os seis bônus do jogo no lado inferior esquerdo do tabuleiro: cada um deles gera pontos extras com condições diferentes.
Todo mundo passou o turno?
Vai brotar outro bônus no próximo turno (inclusive isso é o timer do jogo, acabaram os bônus, acabou o jogo).
O que aconteceu aqui em casa foi simples:
o grupo não curtiu.
E a minha solução foi (
e sempre é quando tenho jogo parado aqui)
vender o jogo com dor no coração.
E esse é o tema do post de hoje.
Carimbado.
Quantas vezes
vocês já compraram um jogo que curtiram, e chegou na hora do vamo ver,
4-5 pessoas na mesa, jogaram.
Você gostou, mais um
curtiu, um ficou
indiferente e dois falaram “
mano, vamo jogar qualquer outra coisa” – e acaba ficando aquela “
eliminação velada” do jogo (
AKA ele tá ali, mas vamo fingir que ele não existe pra ninguém tentar por na mesa).
Você precisava ir...
Pois quando você pretende botar um
jogo na mesa, você sabe que não é exatamente a
experiência que as pessoas querem, e isso acaba criando uma
dinâmica muito estranha em seu grupo.
E assim Terra Mystica foi
eliminado pelo meu grupo. Fim
trágico, porém, depois da aceitação,
foi hora de fazer ele partir.
Terra Mystica ainda é um dos
jogos mais pesados que foram lançados no Brasil até hoje (e olha que ele é de 2012), e por ele ser tão
popular e tão curtido, é muito fácil encontra-lo em
plataformas digitais por aí. E quando eu tô com
vontade de jogar ele, é literalmente o que eu faço:
jogo pela internet.
Um salve pra versão digital do joguinho.
TM
brilha pra 4, qualquer outra quantidade de jogadores é
jogável,
menos pra 2. Pra 2 é
simplesmente ruim.
Muito espaço fica sobrando no tabuleiro.
Sr. Ostertaäg olhando vocês brigando por qual jogo é melhor.
Projeto Gaia é um jogo pelos mesmos designers de
Terra Mystica, com um
grande adendo; muitas pessoas acreditam que esse jogo na verdade é a “
versão corrigida” de Terra Mystica.
Será que é?
Antes de falar dele
vale falar um pouco sobre o TM ainda: Os
zé estatísticas que esmiuçaram o
TM inteiro pregam aos quatro-ventos que raças são as mais fáceis de se vencer, e quais são as
mais difíceis; divulgam a
receita de bolo perfeita pra se
ganhar uma partida (
melhor posição inicial, se vale a pena rushar uma fortaleza, etc), entre outros. E uma das maiores discussões, e definitivamente pra mim,
o maior problema dele pra mim e pra vários desses aí é que o tabuleiro do TM é um simples tabuleiro.
E essa é na minha opinião a maior e melhor mudança em comparação ao TM;
o tabuleiro modular.
O fato do tabuleiro ser modular equilibra muito melhor o jogo.
O fato do Projeto Gaia ser feito em tabuleiro modular faz com que essa “
receita de bolo” seja
muito pior de ser calculada (apesar de ainda existirem raças melhores ou piores, é bem mais difícil de se identificar do que no TM). A
interação dele comparada ao TM continua exatamente a mesma:
vale mais a pena crescer com a outra raça em volta ou crescer sozinho em seus planetinhas?
A grande diferença do tabuleiro do TM pro Gaia é que as peças são de plástico e detalhadas aqui.
A trilha de “
cultos elementais”, aqui são
trilhas de tecnologia, com
muito mais opções de bônus do que em comparativo com TM. A navegação do TM aqui
viraram satélites que te permitem navegar pra outro sistema.
Trilha das tec com bônus muito variados e com muitas opções, principalmente comparada aquela trilha cansada do TM.
E vou falar pra vocês. Colocar esse aqui na mesa foi sucesso absoluto.
Eu sinceramente
não faço ideia do porquê (se alguém tiver, por favor, comente a vontade). Comparativamente eu acho os dois
bem semelhantes em peso, em arte, e até conceito. Mas ele foi muito mais aceito e querido que o TM.
Esse PG é uma cópia que eu
peguei emprestada com um amigo que frequenta o mesmo evento que eu, e eu fiquei
muito surpreso de ver essa reação dos meus amigos jogando. Tanto que hoje eu cogito
comprar uma cópia do jogo (ou rachar com eles)
no futuro.
Eu curto bastante os detalhes das peças de plástico.
Sobre a arte dos dois (que é basicamente a mesma), eu acho bem
OK. Eu acho que
ela faz seu trabalho, mas
não acho ela linda, e nem feia. Acho bem
aceitável.
Projeto Gaia é um jogo que rola
tranquilamente pra qualquer configuração. Por ser modular, o
tabuleiro não compromete a qualidade da partida comparado ao TM.
Enfim, fica a mensagem: Por mais que o jogo seja bombado, isso não é garantia nenhuma de que seu grupo vai curti-lo. Então sempre que possível galera, tentem testar os jogos pois dinheiro não tá caindo da árvore (infelizmente).
E você, qual o jogo que tu gostou, o grupo não curtiu e tu fica olhando pra ele com cara de choro? /tocar música triste do Naruto
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Errei algum fato? Manda PM.
Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.
Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.
Considere seguir o #canalversus!
Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.
#quintou
#TAMODEVOLTA!!!!