LeandroFerraz::@doomstrider e @RockerGamer
Valeu demais pela dica! Eu gosto muito do Pandemic e ele realmente encaixa parcialmente no objetivo. Mas vocês não acham que ele é muito mais voltado para Gestão de Crises do que apenas mudanças? Sinto que o Pandemic é mais uma luta pela urgência do que grande reviravoltas no jogo. Estou errado? Faz muito tempo que joguei ele.
Se você considera Pandemic (e muitos cooperativos por aí) algo relacionado a Gestão de Crises, eu citaria o
Paleo.
Nos vários cenários que ele dispõe (com diferentes dificuldades), os jogadores lideram cada um o seu grupo de pessoas, mas devem agir em comunidade. Normalmente, o objetivo é demonstrar a evolução humana (cada cenário propõe uma missão diferente) e, para tanto, a mecânica do jogo vai causando as mudanças e dificuldades de uma partida. Não é
enxugar gelo. Na verdade, os jogadores precisam explorar as cartas de jogo para descobrir o tamanho do problema, mas isso normalmente vem acompanhado de punições (ou mudanças). É aqui que os jogadores precisam trabalhar para superar os problemas, satisfazer as missões e vencer a partida.
Acima, está o que mais vejo estar dentro do que você procura e com jogabilidade fácil. Mas eu também sugiro o
Peloponnes Card Game. Porém, este é Gestão de Crises também, pois os jogadores precisam se prevenir ou remediar as catástrofes.
Posso pensar também em jogos em que as mudanças são causadas pelos próprios jogadores e precisam certa reinvenção de estratégias (ainda que sutilmente), tais como o
Imperium: Clássicos (ou
Imperium: Lendas) ou mesmo o
Tigris & Euphrates. No primeiro, sua estratégia pode mudar completamente enquanto o outro jogador faz seu turno (ao pegar uma carta que você queria, ou te atacar, ou criar uma possível máquina para a vitória, sem contar que cada Império funciona diferente um do outro). No segundo, uma guerra pode mudar bastante o tabuleiro e fazer os jogadores repensarem suas jogadas.