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Eu descobri o jogo
Evolution pela primeira vez como um jogo russo de baixo orçamento projetado por Dmitry Knorre e Sergey Machin e publicado em 2010 pela Rightgames. Foi um pouco tosco na abordagem, mas fiquei impressionado com a ideia de usar cartas para representar a evolução das espécies e a competição entre elas por comida. Adorei o jogo ainda mais quando Dominic Crapuchettes adicionou sua opinião sobre o design original na edição publicada pela North Star Games em 2014. A edição North Star ostentava ótima arte e altos valores de produção e ajudou a tornar Evolution um clássico moderno.
Desde então, o jogo teve vários ajustes e expansões, além de uma nova edição autônoma,
Evolution: Climate, que foi lançada em 2016. Você precisa então pensar em
Oceanos como a última parte da evolução de Evolution. Foi projetado por Dominic Crapuchettes, Ben Goldman, Nick Bentley e Brian O'Neill e com certeza trará à tona o seu David Attenborough interior (
Nota: David Frederick Attenborough é um naturalista britânico. Sua carreira representa a voz e a face dos programas sobre história natural nos últimos 57 anos. Seus inúmeros trabalhos foram feitos para a rede britânica de televisão BBC, da qual foi diretor de 1965 a 1972. Wikipedia).
Neste jogo autônomo, você evolui criaturas aquáticas. A cada turno, você colocará uma carta para adicionar uma característica a uma de suas espécies existentes ou para iniciar uma nova espécie. Um de sua espécie se alimentará e todos envelhecerão (a população será reduzida e os tokens removidos serão adicionados à sua pilha de pontuação). Você precisará manter um olhar atento constante sobre as características das espécies de seus oponentes, porque algumas espécies serão predadores que se alimentam de outras, e não do suprimento geral de comida no recife; então talvez você procure desenvolver características que o tornem um alvo mais difícil de digerir. E mesmo as espécies que se alimentam do recife estarão em competição à medida que o suprimento de comida diminuir... Como no Evolution, a posição em relação a outras espécies é importante: certas características afetam diretamente ou são influenciadas pela espécie (sua ou de um oponente) imediatamente à esquerda ou à direita.

O mar é dividido em diferentes zonas. As espécies não predadoras geralmente pegam comida do recife, então os jogadores precisarão migrar a forragem de outras zonas para o recife à medida que os suprimentos se esgotam. Isso é feito usando cartas para sua habilidade secundária em vez de usá-las como características. Quando a primeira zona do oceano estiver vazia, ela desencadeia a explosão cambriana. Isso reflete o evento evolutivo de 540 milhões de anos atrás que acelerou a evolução e resultou em um aumento dramático na diversidade animal. Em termos de jogo, dobra o número de cartas jogadas a cada turno e a taxa na qual as espécies envelhecem. Ele também permite que os jogadores utilizem cartas de águas profundas. Estas são muito mais poderosas do que as cartas de águas rasas com os quais todos começam. Depois que a Explosão Cambriana for acionada, elas podem ser adicionadas como características, embora você tenha que pagar seu custo extra sacrificando tokens que você pegou anteriormente para pontuar... Para adicionar variedade a cada partida, as cartas de cenário são alocadas aleatoriamente para duas das zonas oceânicas. Estes são eventos de mudança de regra que se tornam ativos quando suas zonas oceânicas esvaziam. Você pode acabar usando uma carta para seu efeito de migração com o objetivo deliberado de ligar ou desligar uma das cartas do cenário...

Como esperávamos, a arte deste jogo é fantástica. Guillaume Ducos e Catherine Hamilton criaram ilustrações gloriosas, e cada carta no baralho de águas profundas tem arte única. A North Star foi muito bem com a produção de
Oceans, embora as pequenas telas projetadas para ocultar seus tokens de pontuação da vista do público sejam um pouco reduzidas: sentimos falta das bolsas de tokens que tínhamos no Evolution.
Oceans tem um charme próprio. Você precisa pensar nele não como uma mudança de tema do Evolution, mas como um jogo irmão com suas próprias características e sensações distintas: certamente não é apenas mais do mesmo. O jogo não é difícil de aprender, mas ainda assim há um amplo espaço para estratégia. Sua espécie será severamente penalizada por superpopulação, então você precisa garantir um certo equilíbrio. As espécies que estão em jogo estarão constantemente em interação umas com as outras, então quando eu adiciono uma característica a uma das minhas espécies, isso pode ter um efeito indireto em todo o ecossistema. Só não espere que
Oceans seja um mergulho gentil. Pode não ter Evolution no título, mas ainda é um jogo "Toma Essa" baseado na sobrevivência do mais apto.
Review by Selwyn Ward
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Traduzido*** por
Vania Telles
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