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É difícil acreditar que 40 anos se passaram desde o lançamento original do icônico filme de Steven Spielberg, E.T. Como você pode imaginar, houveram outras tentativas de vincular jogos a essa popular propriedade intelectual (IP), mas a maioria dos jogos inspirados em IP da década de 1980 eram muito ruins. Felizmente, as coisas melhoraram muito nos últimos anos, e uma grande parte do crédito por essa melhoria vai para o estúdio de design Prospero Hall e os jogos que eles produziram para a Funko Games e Ravensburger, incluindo
Jaws e
Rear Window.
E.T. The Extra-Terrestrial: Light Years From Home Game é uma recriação de jogo de tabuleiro bastante fiel ao filme. É um jogo totalmente cooperativo, oficialmente para 2-4 jogadores, mas também é muito jogável como um jogo solo. Os jogadores representam as quatro crianças do filme e são representados por figuras bastante detalhadas sobre bicicletas. Suas peças são projetadas para se interligarem, e uma das opções do jogo é que os jogadores se conectem. Isso permite que eles usem a habilidade especial assimétrica um do outro, mas ao custo de atrair mais atenção das autoridades - a polícia e os agentes designados para capturar as crianças e o E.T.
Em termos de jogo,
E.T. The Extra-Terrestrial: Light Years from Home é principalmente um jogo de pegar e entregar. Na sua vez, você se move, pegando fichas inicialmente viradas para baixo e coletando-as para entregar no local da cor correspondente. Quando os jogadores tiverem colocado quatro tokens de cores correspondentes no espaço apropriado e trouxerem E.T. até lá, então E.T. pode usá-los para criar um dispositivo de "telefone" (um dado personalizado de seis lados da mesma cor dos itens com os quais foi construído: com símbolos de telefone em dois lados e espaços em branco nos outros quatro). Os jogadores podem, desta forma, criar até três dados. Eles precisam entregar os dados na clareira na parte inferior esquerda do tabuleiro para que E.T. possa rolar e tentar ligar para casa. Sempre que uma rolagem mostra um ícone de telefone, a nave mãe do E.T. se move um passo mais perto da clareira. Os jogadores vencem se conseguirem que a nave-mãe e o E.T. se encontrem na clareira antes de ser cercada pelos três carros da polícia. Os carros da polícia agem como um cronômetro do jogo - determinado por outro d6 personalizado, um se moverá após o turno de cada jogador.

Os jogadores também tentam se manter um passo à frente dos agentes que os seguem. Se você for capturado por um agente, você solta todos os itens que estava carregando e é movido de volta para a posição inicial. O marcador do E.T. também se moverá para baixo em 1; começa em 6 e se chegar a zero, o jogo termina e os jogadores perdem.
Neste jogo, você está explorando para encontrar fichas correspondentes, coletando conjuntos e otimizando seu movimento para evitar ser pego pelos agentes. A chave para o jogo são as decisões de sorte que os jogadores precisam tomar sobre se e quando se conectar com outros jogadores, e quando pegar o E.T.. Quando você carrega E.T., você pode usar outro poder especial (escolhido entre as três cartas exibidas de um baralho de 16), mas aciona um dado de perigo adicional que avançará os agentes ou um carro da polícia.
Mais uma vez, a Prospero Hall criou um jogo inspirado em IP altamente jogável que é familiar, fiel ao seu material de origem e ainda é um jogo gratificante para jogadores experientes. E nota máxima também para a Funko Games pela produção do jogo. A nave mãe, por exemplo, é realmente usada apenas como um marcador simples, mas o jogo vem com uma peça montada bastante elaborada que certamente contribui para a impressionante presença na mesa deste título.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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