Post original: https://www.boardseyeview.net/post/wok-star
Originalmente publicado pela Gabob em 2010, mostrado aqui no Board's Eye View é a
Wok Star (3rd Edition), publicado agora pela Fowers Games. O jogo principal é essencialmente o mesmo, totalmente cooperativo em tempo real, mas esta edição adiciona alguns novos elementos que ajudam a simplificar o jogo e organizar a maneira pela qual os jogadores podem oferecer assistência uns aos outros.
Tim Fowers é o designer original do
Wok Star, mas nesta edição ele divide os créditos de design com Jeff Beck. A arte de desenho animado caracteristicamente charmosa é de Ryan Goldsberry. A premissa do jogo é que os 2-4 jogadores são membros de uma família Wang no estilo Happy Families que administra um restaurante chinês; e, sim, isso envolve alguns estereótipos raciais, mas está claro aqui que não há intenção de ofender. Há divisão de trabalho para que cada membro da família assuma a responsabilidade por ingredientes e receitas específicas. Para gerar ingredientes, os jogadores jogam dados - inicialmente apenas dois, mas você deve ser capaz de aumentar esse número durante o jogo. Você pode oferecer dados a outro jogador para ajudá-lo a obter os ingredientes de que precisa, mas esse empréstimo é limitado pela disponibilidade de cubos da sorte. Quando usados, os dados vão para uma pilha de 'pratos sujos'. Eles podem ser 'lavados' (devolvidos) duas vezes, mas depois de duas lavagens a rodada termina.
Wok Star é um jogo de velocidade em tempo real onde os jogadores estão competindo coletivamente contra os limites de tempo da ampulheta. Os cartões são virados para representar os clientes que visitam o restaurante, mas cada cliente deve ser atendido antes que o cronômetro acabe ou o cliente reduz o valor que paga pela refeição. O restaurante ganha dinheiro por cada refeição que serve a um cliente e, ao final da rodada, os jogadores coletivamente devem ter ganho o suficiente para atender aos requisitos daquela rodada. A meta de renda para cada rodada varia de acordo com o número de jogadores e o nível de dificuldade que você definir, mas, por exemplo, na configuração 'Médio' em um jogo para quatro jogadores, você precisará ganhar $ 15 na primeira rodada, $ 26 na segunda rodada, $ 40 dólares na terceira rodada e $ 56 na quarta rodada (final). Deixar de atingir essas metas e o banco executará o empréstimo para o restaurante de sua família, e você perde o jogo coletivamente. E a renda não é cumulativa - você não pode carregar nenhuma entre as rodadas. O que você pode fazer, no entanto, é utilizar seus ganhos para adicionar às suas receitas, atualizar sua capacidade de gerar ingredientes e comprar tokens 'apressar' que ajudam você a ajudar uns aos outros e/ou modificar as jogadas de dados. Se você atendeu mais clientes do que tinha dados, pode adicionar à sua pilha de dados, até um máximo de cinco dados cada.

Você pode ver que a meta de cada rodada aumenta e, com ela, a pressão sobre os jogadores. A velocidade é essencial porque você precisa atender o maior número possível de clientes para aumentar o número de dados à sua disposição ou terá pouca ou nenhuma chance de atingir as metas exigidas nas rodadas posteriores. O ritmo do
Wok Star é seu recurso de destaque. O jogo é relativamente suave na primeira rodada, mas torna-se cada vez mais frenético à medida que você luta para atender às demandas das rodadas subsequentes. E no final das rodadas 1, 2 e 3, você terá decisões importantes a tomar sobre a melhor forma de gastar a renda que gerou coletivamente. Sem dúvida, é aí que você pode sofrer de mandão, mas na maior parte da jogabilidade real, a natureza em tempo real do Wok Star o torna quase totalmente imune a essa 'síndrome do jogador alfa' - o bicho-papão de outros jogos cooperativos.
No seu melhor com quatro jogadores,
Wok Star é muito divertido, mesmo para aqueles que ficam nervosos ao enfrentar jogos de velocidade. Você pode variar o nível de dificuldade e, opcionalmente, incluir poderes de jogador assimétricos uma vez por rodada para cada um dos seis membros da família Wang disponíveis. Esta edição também inclui cartas de eventos que podem ser embaralhadas no baralho do cliente: algumas têm efeitos negativos, outras positivas, mas a maioria apenas agita um pouco as coisas.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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