Post original: https://www.boardseyeview.net/post/tallinn
Com um tema vagamente aplicado em torno desta cidade báltica no período medieval,
Tallinn é um jogo de cartas de pontuação majoritária usando cartas do tipo dominó que têm diferentes números de cavaleiros, mercadores ou monges em cada extremidade. O jogo foi desenvolvido por Stefan Risthaus, com arte de Christian Fiore, e publicado pela Ostia Spiele.

Cada um dos 2 a 4 jogadores tem baralhos idênticos de 10 cartas, das quais tiram uma mão inicial de três. Os jogadores revelam simultaneamente a carta e qual lado da carta estão jogando e adicionam sua carta ao seu tabuleiro individual. Algumas cartas exigem pontuação para uma facção específica (ou seja: cavaleiros, monges ou mercadores). Jogue uma carta com a metade que determina a pontuação de cavalos, por exemplo, e você marca 2 pontos para cada jogador sobre o qual você tem a maioria dos cavalos. Você ganha 1 ponto para qualquer jogador com quem você está empatado. Ao final de cada rodada, os jogadores podem escolher virar uma das cartas de sua mesa ou jogar outra carta de sua mão para que ela mostre seu lado reverso - uma torre. Virar as cartas para o lado da torre pode reduzir sua chance de ganhar maiorias no jogo, mas você está aumentando suas chances de colher uma grande pontuação no final do jogo.

Há uma rodada final de pontuação de valor duplo para cavaleiros, monges e mercadores (a maioria marca 4 pontos, com 2 pontos para empates) e então as torres são pontuadas. Cada jogador vira todas as cartas de torre que jogou e soma o total dessas cartas (ambas as metades) para cada facção. Os jogadores comparam sua maior facção com as maiores facções das torres de outros jogadores, marcando 6 pontos para cada adversário sobre o qual tenham maioria, com 3 pontos por empate.
Tallinn é um jogo de cartas direto e rápido. Funciona como um jogo rápido para dois jogadores, mas é muito melhor com três ou quatro, porque a contagem mais alta de jogadores exige escolhas mais sutis de gerenciamento de mãos. E mesmo com quatro jogadores, você pode esperar completar um jogo em não mais que 15 minutos.

A Ostia Spiele incorporou duas mini-expansões que podem agitar e variar o jogo. A mini-expansão Chronicles compreende seis cartas que dão origem a condições de pontuação adicionais. O Enviado do Imperador contém apenas quatro cartas: uma para cada jogador adicionar ao seu baralho. A carta extra tem uma de cada facção em uma metade, mas na outra metade tem dois ícones de enviado e um símbolo de pontuação não especificado. Se você jogar a carta que mostra aquela metade, você pontua para qualquer facção e adiciona os dois enviados ao total daquela facção para aquela peça de pontuação. Na pontuação final ou da torre, os enviados são adicionados à menor facção de um jogador. A única outra mudança é que o Enviado do Imperador permite que você compre novamente as cartas, mas ao custo de 1 ponto para cada carta trocada. Descobrimos em nossas partidas aqui no Board's Eye View que o custo de realizar essa ação significava que ela raramente era usada.

Nós não os vimos, então não tivemos a chance de testá-los, mas aparentemente existem cinco outras mini-expansões que foram publicadas além das duas incluídas no jogo base. Uma expansão adicional adiciona cartas que levam o número de jogadores até seis. Certamente seria interessante testar isso para ver como a contagem mais alta de jogadores altera a dinâmica do jogo. A disponibilidade de todos esses ajustes de mini-expansão atesta a versatilidade deste design de jogo simples, mas elegante.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.