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O Alvoroço e a Campanha.

Oath: Crônicas de Império e Exílio
  • avatar
    Bombardium09/12/22 10:00
    avatar
    Bombardium
    09/12/22 10:00
    1143 mensagens MD

    Oath: Crônicas de Império e Exílio foi o último jogo do Cole Wehrle a chegar no Brasil, e tem muita gente querendo ir atrás dele. 

    Furada? Vamos conferir juntos, meu povo.

    https://assets.dicebreaker.com/cole-wehrle-closeup.jpg/BROK/resize/1200x1200%3E/format/jpg/quality/70/cole-wehrle-closeup.jpg

    "Nós não estamos tentando fazer jogos divertidos, estamos tentando fazer bons jogos" - Menino Cole.


    A arte do jogo é literalmente a arte de todos os jogos da Leder Games. Eu sei que eles tentam colocar em seus jogos o seu design, mas sinceramente, eu só curti esse estilo de arte no Root. Qualquer outro jogo com essa arte acaba me deixando com a impressão de que parece um jogo infantil ou mais leve do que aparenta. E aqui não tem nada leve.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/29e4e_178865_m.jpeg

    Tabuleiro do Oath ocupa um espaço considerável na mesa.



    Tá, como se ganha um jogo de OATH?

    A ideia de Oath é que de 1 a 6 pessoas vão tentar mudar e escrever o curso da história ao seu bel prazer. Um jogador vai jogar com o Chanceler e os outros jogarão com os exilados. Se o imperador estiver com o título de “OATHKEEPER” (desculpa aí mas não tô ligado nos termos em português) nos rounds 5, 6 e 7, ele rola o dado pra tentar acabar com o jogo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ac844_192128_m.jpg

    O tabuleiro do Chanceler com seus títulos e as relíquias.


    Se algum jogador exilado estiver com o título, no outro turno, ele vira para a outra face do título (USURPER), e no outro turno ele vence. Um exilado também vence o jogo se ele concluir uma VISÃO ao início do seu próximo turno, se tornando assim um VISIONÁRIO. 

    Um cidadão consegue vencer o jogo se ele estiver com o título de OATHKEEPER, e a ideia aqui é que ele se tornaria parte da linhagem do Chanceler, então ele está recebendo o que é de direito a ele.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/339f8_192129_m.jpg

    O Exilado tem mais possibilidades de vitória do que o Chanceler.



    E o problema pra mim começa aqui na verdade: não há objetivo claro no jogo.

    Como assim não há objetivo claro? 

    Simples: no momento que não há assimetria e não há nenhum tipo de bônus para nenhuma das ações, o jogo está extremamente aberto. E como vocês podem checar, se trata de um jogo pesado. Eu fiquei com a impressão de que é muito difícil de discernir e otimizar o seu caminho pra vitória já que não há um norte para os jogadores (tirando o Chanceler).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/cfece_166885_m.jpg

    O que vocês acham dessa arte?


    Esse é o primeiro jogo que eu vejo esse problema. Eu nunca tinha visto jogo que eu acredito que há abstração no objetivo, tudo em prol de contar uma narrativa.

    Narrativa essa que vai agradar muita gente, mas a mim, infelizmente, não rolou. 

    Fiquei com a impressão de que esse jogo é um cabo de guerra entre o Chanceler os Exilados. Até o momento onde o Chanceler consegue convencer um dos Exilados a vir pro lado dele e se tornar um Cidadão. Aí a situação começa a melhorar.

    https://www.boardgamequest.com/wp-content/uploads/2021/07/Oath-Exile.jpg

    Todo Exilado tem do outro lado de sua ficha a sua "evolução" pra Cidadão.


    Se eu for usar um exemplo pra explicar melhor eu posso falar que os Gatos no Root começam com controle em tudo que é canto, mas não consegue defender p0rr4 nenhuma, eu tenho a mesma impressão aqui. Até que você contrata umas tropas Ribeirinhas...

    Enfim, amigos e amigas que tão aí no hype, o que eu afirmo categoricamente pra vocês é:


    - Oath é um dos melhores jogos que geram narrativa do 0 por aí. Ele vai contar a história de um mundo de fantasia com os caras bons, e ruins, e você vai sair do jogo contando uma história e com a sensação de ter vivido a mesma.


    - 4 modos de se vencer a partida todo jogo, apesar de que algumas são totalmente baseadas em sorte, mas tá lá.


    - Gosta daquele senso de continuidade; o desenrolar da história, principalmente com o mesmo grupo provavelmente é uma das recompensas mais legais e vai gerar muitas piadas internas entre seu grupinho.


    https://gamecows.com/wp-content/uploads/2022/03/Oath-Chronicles-Board-Games-HowtoPlay.jpg

    A caixa vem recheada.



    Se você não gosta de:


    - Jogos de fantasia e storytelling.

    - Não curte conflito (como eu disse, grande parte do jogo é um cabo de guerra).

    - Definitivamente não compre se você não tiver pelo menos uns 3 amigos pra jogar esse jogo contigo. O investimento é muito alto e OATH é uma mulher ciumenta; ele quer que você o jogue e fique rejogando até esgotar o conteúdo (coisa que também não desce bem pra mim).

    - E corra muito desse jogo se você não curte downtime. Aqui é nível Mage Knight Board Game, você vai fazer suas ações, depois o outro jogador vai fazer todas as dele, e depois o próximo, e assim por diante. Se tiver jogador que enrola pra jogar então, a noite vai ser longa.

    - O kingmaking aqui também rola solto, pois como o aspecto social aqui é priorizado, é bem capaz que você faça tudo certo, porém, algum outro jogador ficou mordido contigo e ajude outra pessoa a conseguir a vitória. E tudo tá dentro das regras.

    A questão é que OATH é um jogo de socialização e planejamento em volta da história que está sendo contada. Se você gosta de jogos que tenham uma proposta de ser mais direto, sai fora disso aqui.

    Acho que o meu maior problema com esse jogo é que ele me parece com um experimento social. 

    Mas sabe quem gosta de experimentos sociais? 

    Não sei.

    Mas definitivamente não é quem está neles.

    https://chorus.stimg.co/21618669/1572534590_08_1009438959_08GAMES092519.jpg?w=412&h=600&format=auto%2Ccompress&cs=tinysrgb&auto=compress&crop=faces&dpr=2.625

    Calma que teu post tá chegando Sr. Cole...

     
    Em contraponto, eu quero falar aqui sobre o famosíssimo Gloomhaven. Para situar os novatos/ou quem desconhece, Gloomhaven tomou a gringa desprevenida, e se consagrou como top 1 jogos de campanha/dungeon crawler/simulador de campanha de RPG no mundo dos boardgames, e caindo nas graças da gringa, é difícil que ele não brote no BR também.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/84196_105304_m.jpg

    Gloomhaven e sua "pequena caixa".


    O que mais chamava a atenção nele, é que diferente dos Descent: Journeys in the Dark (second edition), Sword & Sorcery: Espíritos Imortais e outros jogos que lançam jogo + trocentas expansões da vida, é que ele tem uma caixa gigantesca, onde você tem literalmente a campanha inteira dentro dele sem depender de fatores externos (também conhecida como DLC).


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/b5d82_75274_m.jpg

    Os cenários são bem variados e existem coisas diferentes para se lidar em cada um deles.



    Eu e meu grupo vendemos todos os jogos de campanha que tínhamos para compra-lo, fechamos um grupo fixo de 4 pessoas pra encarar essas aventuras e pasmem! 

    Não vingou.


    Não é que o jogo seja ruim. O jogo mecanicamente é ótimo. A mecânica principal dele de escolher a carta de ação que você vai usar, e na carta existe a sua iniciativa, com certeza será utilizada em vários jogos no futuro. E sua campanha e eventos são redondinhos, fazendo o sistema de reputação e a vontade dos jogadores de seguir uma campanha boa ou maligna. Vocês tem a decisão nas mãos.

    Falando sobre a arte do GH, eu acho tudo aqui muito bonito e temático. Tem uns bicho esquisito? Tem, mas a ideia dele foi tentar fugir um pouco do padrão de fantasia com elfos e orcs. Acabaram criando raças viajadas pra car4lh0 na minha opinião, mas eu considero isso um ponto forte no jogo.

    https://preview.redd.it/vuxxmd63qei81.jpg?width=640&crop=smart&auto=webp&s=76adb0f681a28ba79ee7ff73efa4af09acf7fe60

    Conheça o Inox; uma das raças de GH.


    Sem dúvida alguma o jogo é um dos melhores do gênero. A questão é que colocando na balança, o tempo de setup (sim, caixa gigante = componentes pra c4r4lh0) + disponibilidade de todos os que pagaram o jogo comigo + jogar espaçado (ninguém tá com pressa ou rushando jogo por aqui), faz com que o jogo esteja aqui na minha frente pegando poeira há quase um ano.

    Fizemos 5 missões até agora, essa caixa tem quase 90 (que eu me lembre, se eu estiver errado alguém me corrija), se for levar em consideração de que nós compramos a caixa no primeiro lançamento e pagamos a pré-venda, estamos um pouquinho atrasados.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f22d8_75268_m.jpg

    O livro de cenários, é literalmente um livro.


    Agora, com GH saindo em versões digitais e com mais facilidades para o jogo no geral, acaba me tirando mais ainda a vontade de colocar ele na mesa. Então eu me sinto como eu tivesse ficado com um elefante branco na coleção.

    Devo jogar mais vezes? Provavelmente.


    Devo terminar a campanha? Muito provável que não.


    O que eu deixo aí pra vocês é: sejam diligentes com o que vocês vão atrás, pois muito jogo tá aí no hype, mas simplesmente não quer dizer que seja para você ou seu grupo. 


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/55a38_75267_m.jpg

    Essas cartas de combate hoje em dia podem ser totalmente ignoradas se você usar o app que está de graça, facilitando o jogo.


    Conversem, leiam, estudem, se possível testem nas plataformas online, porque dinheiro não tá crescendo em árvore.





    Eu discordo inteiramente do Sr. Cole. 


    O maior objetivo dentre todos os jogos é se divertir. Posso fazer uma zoeira ou outra com um jogo ou outro por aí (sim, até com você, Vital), mas eu genuinamente acredito que todo jogo tem seu público. E espero que eu escrever sobre alguns jogos aí tenha esclarecido ideias e conceitos sobre alguns jogos que estão próximos/acabaram de sair ou alguns jogos do passado que bombaram. 


    E eu espero que nenhum de vocês diga que pro Sr. Wehrle que está se divertindo com um jogo dele, senão, já sabem.

    Obs: Azul não é jogo, é atividade.
     

    Meus amigos, desejo a vocês um ótimo fim de ano, com muitos jogos, muitas alegrias e que não falte peru na boca de ninguém.:P

    Esse canal voltará a ativa em janeiro, esse fim de ano tô focado estudando umas paradas aqui porque ficar desempregado em casa tá me arrebentando (tanto mentalmente quanto fisicamente, e esse canal me ajudou a tirar a cabeça um pouco dessa situação) (um salve pra Thais, amor da minha vida que me ajudou pra caralho esse ano também), e eu ainda viajarei esse fim de ano, então eu desejo a vocês uma festa bonita do Hexa que tá vindo, e uma melhor ainda no próximo ano que está vindo.


    Obrigado a cada um que vocês que leram, concordaram, e discordaram de mim de forma HONESTA (vocês aí que não postam nada, mas vem no meu inbox me xingar, vão lavar louça) (ou pior que isso, ainda tem os que só postam pra lacrar, discutir e falar de jogo que é bom, nada...), porque o que eu tô tentando fazer aqui é literalmente uma comunidade onde a gente pode conversar sobre e com ARGUMENTOS colocar as informações na mesa, sejam elas positivas ou negativas.

    Um abraço aos meus poucos, mas fieis inscritos, tamo junto demais. Só gratidão a vocês.

    - Bruno Fernandes "Bombardium"


    #VAIBRASIL!!!!!


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #sextou

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    Comentários:

  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES09/12/22 11:13
    J. MARQUES » 09/12/22 11:13

    Realmente assiti uns gameplays de Oath e ele me passou essa sensaçao de experiencia social mesmo. Talvez alguem no nosso grupo acabe pegando ele e me disponho a jogar a campanha. Mas EU nao o compraria.

    Ja o gluglu, qdo eu o comprei foi logo no lançamento retail na gringa. Paguei uma grana pesada nele, mas afirmo categoricamente que foi um dos melhores investimentos que fiz nos boards.

    Acho que mecanicamente ele me entregou o que eu precisava pra sair do velho anda-rola-dado que impregna os dungeons crawlers de maneira geral. Os unicos desse genero que eu gosto e´´ o Descent 2nd ediçao que tem o melhor conjunto de partidas/dinheiro investido se vc considerar apenas a caixa base, a campanha com overlord e a campanha full coop do app. O Sword & Sorcery pdoeria facilement roubar esse lugar no meu coraçao se nao fosse pela sua campanha extremamente curta da caixa base (foram 13 partidas ao total jogando a campanha 2 vezes para evr os 2 "finais")

    Ja o gluglu, apesar de nao ter finalizado a campanha, ja acumulamos qse 50 partidas. E so nao finalizamos pq no meio do caminho voltei para faculdade em outro curso e so a conlui no meio desse ano. E o pessoal que estava na campanha comigo meio que se dispersou por conta da vida. Mas e´´ o que vc ressaltou se nao pegar um grupo engajado a expectativa de cerca de 60-70 partidas para finalizar a campanha ja pode cansar o grupo antes mesmo de se iniciar a primeira missao.

    Ja sobre os etup dele acho que uma boa estrategia de organizadores facilita o setup incrivelmente. A gente fazia o setup bem rapido sem problemas, usando pastinahs de cd para colocar as fichas dos monstros, pasta sanfonadas para os tiles dos mapas, organizadores (aqueles de custura) para os monstros, e deck holders para os decks dos monstros, entao conseguiamos pegar tdo de maneira bem facil.

    Bom fimde ano para vc tb meu caro.

    Abraços

    2
  • thyranicus
    676 mensagens MD
    avatar
    thyranicus09/12/22 11:57
    thyranicus » 09/12/22 11:57

    Bacana o texto man... parabéns! ;)

    Vamos lá... tô num hype danado pra jogar o Oath... é o tipo de jogo que curto pacas... depois do Root virei fã do designer e do artista... acho os dois fodas... maaaaaaaaas... o jogo tá caro... bem caro.... infelizmente....

    Quanto ao Gloomhaven..... esse eu passo longe com todas as forças... não curto. ponto.


    Pax Magnifica Bellum Gloriosum.

    2
  • MatosCaio
    521 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio09/12/22 13:58
    MatosCaio » 09/12/22 13:58

    Cole Wehrle fazendo os jogos dele:

    o chemical X dele é KINGMAKING :D





    1
  • giovanibarros
    231 mensagens MD
    avatar
    giovanibarros09/12/22 15:01
    giovanibarros » 09/12/22 15:01

    MatosCaio::Cole Wehrle fazendo os jogos dele:

    o chemical X dele é KINGMAKING :D






    Não vou negar que eu gosto mais de realizar um kingmaking efetivo (quando possível e que faz sentido na dinâmica do jogo) do que ganhar os jogos que participo (não á toa os jogos de negociação são os preferidos aqui em casa).

    3
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius09/12/22 16:39
    AMVinicius » 09/12/22 16:39

    Bom texto! Tô esperando meu Oath chegar e o comprei justamente por esse foco na narrativa emergente. Vamos ver se vai dar certo com o pessoal aqui.
    Já Gloomhaven pra mim foi uma decepção. Se vende como uma "grande experiência", mas os cenários são repetitivos, narrativa fraca e loot bem sem graça. A mecânica das cartas estilo Mage Knight é muito bom, mas não vale o investimento. É parecido com vários jogos AAA de videogame hoje em dia, se vende por ter centenas de horas de conteúdo, mas acaba priorizando quantidade e não qualidade.

    2
  • ladyrayna
    37 mensagens MD
    avatar
    ladyrayna09/12/22 17:40
    ladyrayna » 09/12/22 17:40

    Fiquei sabendo do Root esse ano e ele de cara me conquistou pela arte e pela assimetria. Nunca tinha visto nenhum jogo desse tipo (vcs vão me perdoar, mas apesar de estar no hobby desde 2015 só esse ano que comecei a ativamente pesquisar e jogar mais). Quando tive a oportunidade de jogar Oath antes mesmo de ser lançado no Brasil não pensei duas vezes e fui. Eu gostei do jogo, mas, como vc disse, me senti muito perdida em relação aos meus objetivos. Joguei com um exilado e, realmente, é muito abrangente e nas primeiras rodadas eu tava patinando, não sabia ao certo o que fazer. São muitas regras (fiquei 1h30 escutando regra) e, muito embora eu tenha pegado rápido o jeito de jogar, não achei que o jogo é claro o suficiente sobre as condições de vitória. Quase consegui cumprir uma visão, mas foi no mais puro acaso. Gostaria de ter jogado mais vezes, só que o grupo não vingou e pra jogar apenas eu e o meu marido não acho que seja interessante e tb não sei se estou disposta a gastar tanto assim nele. As próprias pessoas com que joguei me falaram que em 2 não é muito legal.

    Depois disso adquiri o Root e tô gostando bem mais dele. Já jogamos 4 partidas e o achei bem fluído, as regras não são difíceis e as facções são muito interessantes. Adorei a assimetria e, por mim ela poderia ser ainda maior com condições de vitória diferentes pra cada facção.

    2
  • Icho Tolot
    224 mensagens MD
    avatar
    Icho Tolot09/12/22 18:58
    Icho Tolot » 09/12/22 18:58

    Acho que foi o primeiro primeiro texto mais crítico que vi do Oath. É sempre bom ver um ponto de vista discordante e que apresenta bem seus argumentos. Vou comprar? Não. Sequer estava nos meus planos (caro demais e só a patroa pra joar junto). Ainda assim é bacana ver a galera jogando e comentando. Eu participo da alegria de vocês hehehe

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/12/22 19:09
    excluido_74361 » 09/12/22 19:09

    ladyrayna::Fiquei sabendo do Root esse ano e ele de cara me conquistou pela arte e pela assimetria. Nunca tinha visto nenhum jogo desse tipo (vcs vão me perdoar, mas apesar de estar no hobby desde 2015 só esse ano que comecei a ativamente pesquisar e jogar mais). Quando tive a oportunidade de jogar Oath antes mesmo de ser lançado no Brasil não pensei duas vezes e fui. Eu gostei do jogo, mas, como vc disse, me senti muito perdida em relação aos meus objetivos. Joguei com um exilado e, realmente, é muito abrangente e nas primeiras rodadas eu tava patinando, não sabia ao certo o que fazer. São muitas regras (fiquei 1h30 escutando regra) e, muito embora eu tenha pegado rápido o jeito de jogar, não achei que o jogo é claro o suficiente sobre as condições de vitória. Quase consegui cumprir uma visão, mas foi no mais puro acaso. Gostaria de ter jogado mais vezes, só que o grupo não vingou e pra jogar apenas eu e o meu marido não acho que seja interessante e tb não sei se estou disposta a gastar tanto assim nele. As próprias pessoas com que joguei me falaram que em 2 não é muito legal.

    Depois disso adquiri o Root e tô gostando bem mais dele. Já jogamos 4 partidas e o achei bem fluído, as regras não são difíceis e as facções são muito interessantes. Adorei a assimetria e, por mim ela poderia ser ainda maior com condições de vitória diferentes pra cada facção.

    Da uma checada no TsuKuyumi. Regras mais simples, e os objetivos variam de acordo com as faccoes em jogo. 

    Outro q tem bastante assimetria e tem essa pegada de area control e o Rising Sun. E a ultima dica, se cacar coisa um pouco mais raro vai no Dominant Species (tanto o original como o Marine).

    3
  • Jonathan Kaizer
    104 mensagens MD
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    Jonathan Kaizer09/12/22 20:09
    Jonathan Kaizer » 09/12/22 20:09

    Infelizmente o Root me fez desanimar com este designer... Mas ainda pretendo jogar os demais jogos

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Oath: Crônicas de Império e Exílio - O Alvoroço e a Campanha.
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