ruas::
Joguei a versão antiga e do mesmo modo que quando joguei a nova a 2 dias eu não li o nome de nenhuma tech, sim só o adesivo vai resolver.
thyranicus::
A título de curiosidade... qual seria a solução ideal em sua opinião ??
Isquedo::
Desculpa me intrometer, mas todos sabemos que a solução ideal era imprimir os tiles corretamente e enviar aos clientes. Fiquei relativamente satisfeito com os adesivos, mas espero que se houver uma segunda tiragem, eles aproveitem as impressões na China e encomendem uns punchboards a mais para nos enviar os tiles corretos.
RMaia8::
Eu não tenho naaaaada a ver com o Eclipse, nem gosto, nem comprei, mas concordo 500% com a opinião de que pagar 1.200 reais por um jogo em que nem tiveram a dignidade de fazer uma revisão decente, e nem de dar uma solução de reposíção, e a galera aceitar numa super boa, é aquele tipo de coisa que só acontece no Brasil, e só acontece justamente por causa das pessoas que aceitam esse tratamento. Acho que isso é uma parada cultural mesmo, brasileiro tá acostumado a ser massacrado em tantas outras áreas, que tem gente que ainda "agradece" como se fosse um grande favor mandarem um adesivo pra meter em cima do jogo. Só me alegra não ter caído nessa do Eclipse.
Tem gente enriquecendo às custas da galera, e economizar na reposição é um componente importante desse enriquecimento.
Caros Ruas, thyranicus, Isquedo e RMaia8
As pessoas têm níveis de exigência e satisfação diferentes. Para algumas cobrir um tile errado com um adesivo está bom. No meu caso não está. Eu particularmente acho um absurdo a pessoa pagar R$ 1.200,00 em um jogo, ele vir com defeito, e a solução da editora é fazer uma gambiarra.
O normal e correto é que uma empresa venda seus produtos corretos e sem defeito, e isso é o que ocorre em todos os setores da economia, menos no de board games. Então não é nem uma questão de atrapalhar a jogabilidade, mas sim de entregar um produto sem defeito, de acordo com o preço que se pagou. Vamos imaginar o seguinte: você paga caro por um jogo e ele vem com o tabuleiro manchado, ou com parte das miniaturas derretidas. Isso interfere na jogabilidade? Não, ainda é perfeitamente possível jogar o jogo desde que a mancha não torne o tabuleiro ilegível, e que a miniatura derretida ainda seja perfeitamente identificável. Aí a empresa para consertar a cagada manda um adesivão para o tabuleiro, e outro com a imagem das miniaturas para a pessoa colar e resolver o problema. Isso pode até ser satisfatório para alguns, mas para mim, e acredito que para alguns outros, como o companheiro
RMaia8 isso é inaceitável.
Então se o adesivo não serve, qual seria a solução? A resposta para mim é óbvia, ou seja, a solução seria a empresa mandar rodar os tiles, por sua própria conta, e enviar para aqueles que compraram o jogo. Além disso, recolher as cópias que ainda estejam nas lojas, trocar os tiles, e mandar um produto sem defeito para ser vendido. Só que aí, isso fica muito caro, e a empresa não vai querer fazer. Mas o problema não é dos consumidores e sim da empresa, foi ela que errou, então ela que conserte. Se essa solução vai diminuir o lucro da empresa, ou até dar prejuízo, esse é o custo que se paga por não ter tido um controle de qualidade suficientemente capaz de evitar essa falha.
Quanto à solução do Isquedo, não sei nem se isso seria possível, porque imagino que a produção nas gráficas chinesas são padronizadas, então seria difícil, encomendar apenas os tiles. Isso só funcionaria se apenas os tiles fossem impressos em uma única gráfica. Mas mesmo que fosse possível, acho muito difícil isso acontecer, porque imaginemos que a próxima tiragem saia daqui a uma ano, daqui até lá o assunto "tiles do Eclipse" já terá caído no esquecimento, e nós provavelmente estaremos discutindo sobre os defeitos do próximo lançamento.
Para terminar, quero dizer que respeito a opinião de todo mundo, mas enquanto nós continuarmos nos sujeitando a pagar a e receber jogos com erros, e nos satisfizermos com gambiarras como solução, não tenham dúvida que os jogos continuarão sendo lançados com defeito. Se vocês não acreditam, basta pensar que quando o Masmorra do Mago Louco da Calanguinho Games foi lançado com a carta "Guereira", e o Western Legends da "Editora da Eleição do Papa" foi lançado com o tabuleiro errado, pouquíssima gente reclamou e a maior parte achou que estava ok porque não atrapalhava a jogabilidade. É justamente por isso, que hoje nós temos um Eclipse, que custou R$ 1.200,00 e que veio com defeito nos tiles.
Pensem nisso.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio