Post original: https://www.boardseyeview.net/post/watch
Embora este eurogame tematicamente evocativo de Daniel Newman seja publicado pela editora alemã PD Verlag, ele parece ser construído em torno de um trocadilho que talvez seja peculiar ao inglês. Situado no período após a Segunda Guerra Mundial, você está trabalhando em uma fábrica de relógios soviética, mas também está observando seus colegas de trabalho e sendo observado. Parece que durante a Guerra a fábrica foi usada para fabricar armamento, e para marcar muitos pontos neste jogo você tentará usar as engrenagens que está fabricando para disfarçar e contrabandear caixotes de munições.
Essa é a premissa básica de
Watch, que é jogado usando um painel central de relógio dividido em quadrantes, onde um ponteiro do relógio se move a cada rodada. Cada quadrante tem dois pontos nos quais você pode colocar seu seguidor, um é seguro e outro arriscado. Neste jogo de colocação de trabalhadores jogado em 12 rodadas, você escolhe o local que determina a ação que você pode realizar. Os pontos de risco lhe darão a perspectiva de uma recompensa maior (por exemplo, contrabandear caixotes), mas você tem uma chance de que sua ação tenha sido observada. Se for, pela seleção aleatória do jogo ou por outro jogador que escolheu a ação segura Vigiar, você precisará pagar um suborno. O suborno é barato no início do jogo, mas o custo aumenta à medida que você esvazia seu tabuleiro individual de marcadores. Talvez você dê um empurrão na sorte ao realizar uma ação no mercado negro na esperança de que não seja observado, mas se sua aposta não der certo e você não tiver dinheiro para pagar o suborno, então precisará pegar uma ficha de dívida, e isso pode ser extremamente caro para pagar ou irá sobrecarregá-lo com uma penalidade de 10 pontos no final do jogo.

Existem sutilezas na maneira como o rondel de alocação de trabalhadores funciona - particularmente na ordem de turno. Você precisa levar em consideração o movimento do ponteiro do relógio porque é a posição dos jogadores em relação ao ponteiro que determina a ordem em que os jogadores escolhem sua próxima ação. Existem oito vagas de colocação de trabalhadores e você não pode permanecer no espaço em que estava, portanto, em um jogo para quatro jogadores, você só terá acesso a quatro das oito vagas porque as outras estarão ocupadas. Se um local para o qual você deseja ir já estiver em uso por outro jogador, você espera cronometrar sua ação para conseguir ocupar esse local depois que o outro jogador o desocupou. Jogadores astutos tentarão otimizar seus turnos planejando com antecedência tanto em termos de ação quanto de ordem de turno.
Sim,
Watch é um eurogame, então é, como você pode esperar, uma espécie de salada de pontos. Esteja você vendendo engrenagens, moedas ou caixotes, ou coletando cartas de documentos para suas ações especiais e bônus de coleta de conjuntos de final de jogo, ou quando você consegue ganhar uma maioria no estilo de controle de área nas trilhas em que você coloca os discos de seu tabuleiro individual, tudo se resume a acumular pontos. Mas, ao contrário de muitos outros eurogames, esta salada de pontos mantém sua atmosfera temática por toda parte. É ajudado aqui pela paleta de cinza sombrio empregada por Harald Lieske para a arte, mas é impulsionado pela tensão que este jogo mantém por meio de seu mecanismo de vigilância. Descreveríamos isso como uma paranoia alimentada - mas certamente não é paranoia se outras pessoas realmente estiverem espionando você...
Watch vem com ajustes de regras para facilitar o jogo com dois jogadores, e há regras e componentes adicionais para jogo solo, mas de nossas jogadas aqui no Board's Eye View,
Watch fica em seu melhor com quatro jogadores.
Review by Selwyn Ward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.