rafapaz::Cheguei 2 anos depois da discussão (novo no hobby aqui), mas achei muito interessante essas dicas de todos.
Todas as partidas que joguei achei bem sem graça, porque não vi dedução nenhuma, apenas adivinhação.
Daí vim pesquisar variações para torná-lo minimamente jogável.
- Esse lance de diminuir as cartas, dependendo da quantidade de jogadores, é bem interessante. Em 4, deixar 2 de cada personagem e apenas 1 Duque deve melhorar bastante o jogo.
- Mudar a regra do golpe tbm parece uma boa, como o amigo @AugustVanderley mencionou.
- Na regra de contestar, pensei tbm em mudar a punição caso alguém erre a contestação. Ao invés de morrer um personagem, o contestador errado poderia dar 2 moedas para quem ele contestou. Caso tenha menos que 2 moedas, ele morre.
- e claro, a variante do @Caiocbcs parece sensacional.... fiquei pensando nela aqui, parece melhorar muito o jogo.
Enfim, como o @iuribuscacio falou, regras home made devem ser feitas com cautela, pois há grandes chances de piorar o jogo. Mas há exceções, e Coup pra mim é o melhor exemplo.
Acho ele um jogo com uma boa ideia inicial, mas muito mal elaborado, pois como já foi dito, praticamente não há dedução, é muito mais adivinhação.
Só deve ficar bom mesmo com regras home made.
Caro
rafapaz
Rapaz eu acho que é bem por aí mesmo. Nós devemos ter muito cuidado com as "regras da casa", porém se elas melhorarem o jogo para você, não vejo motivo para não usá-las.É por isso que eu digo sempre que é preciso lembrar que regras da casa não devem ser aplicadas levianamente porque elas a princípio podem ser legais, mas normalmente alteram o balanceamento do jogo no final, então elas podem ser ruins no longo prazo.
Porém é o jogo que me serve e não eu que sirvo ao jogo, então se eu me divirto mais jogando o jogo da minha maneira, mesmo que errado, para mim isso é tudo o que importa.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio