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  3. Coup
  4. Uma variante interessante e que muda a dinâmica da partida

Uma variante interessante e que muda a dinâmica da partida

Coup
  • avatar
    Caiocbcs01/12/22 11:23
    avatar
    Caiocbcs
    01/12/22 11:23
    6 mensagens MD

    Recentemente descobri Coup e me apaixonei pelo jogo. Achei a dinâmica de blefes e deduções sensacional.

    Porém, após jogar e assistir algumas partidas, percebi que os turnos se tornam muito parecidos, principalmente o famoso "todo mundo é o Duque".

    Além disso, para quatro jogadores, a dedução diminui bastante, visto que há 7 cartas no deck da corte e mesmo na etapa final ainda temos poucas informações.

    Uma variação que poderia contornar ambas situações seria, no início do jogo, mostrar uma ou mais cartas (a depender da quantidade de jogadores) e deixá-las na mesa.

    3 jogadores: mostra 3 cartas.
    4 jogadores: mostra 2 cartas.
    5 jogadores: mostra 1 carta.
    6 jogadores: mostra 1 carta somente se estiver jogando com o Inquisidor.

    Dessa maneira, desde o início do jogo já conseguimos ter uma maior possibilidade de dedução, mesmo jogando com menos jogadores.

    Além disso, cada partida se torna diferente a depender das influências que são mostradas.

    Por exemplo, caso saia um Duque, o risco de blefar aumenta e incentiva os jogadores a adotarem outras estratégias.

    O que acham? Ainda não testei esse formato, mas pretendo testá-lo em breve.


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  • Odanan
    995 mensagens MD
    avatar
    Odanan01/12/22 12:58
    Odanan » 01/12/22 12:58

    Outra opção é, em jogos com 3 pessoas (e talvez 4), diminuir a quantidade de personagens de cada tipo para 2. 

    Ah, sugiro usar a expansão A Reforma. Deixa o jogo muito mais interessante e variado!

    5
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio01/12/22 13:09
    iuribuscacio » 01/12/22 13:09

    Caiocbcs::Recentemente descobri Coup e me apaixonei pelo jogo. Achei a dinâmica de blefes e deduções sensacional.

    Porém, após jogar e assistir algumas partidas, percebi que os turnos se tornam muito parecidos, principalmente o famoso "todo mundo é o Duque".

    Além disso, para quatro jogadores, a dedução diminui bastante, visto que há 7 cartas no deck da corte e mesmo na etapa final ainda temos poucas informações.

    Uma variação que poderia contornar ambas situações seria, no início do jogo, mostrar uma ou mais cartas (a depender da quantidade de jogadores) e deixá-las na mesa.

    3 jogadores: mostra 3 cartas.
    4 jogadores: mostra 2 cartas.
    5 jogadores: mostra 1 carta.
    6 jogadores: mostra 1 carta somente se estiver jogando com o Inquisidor.

    Dessa maneira, desde o início do jogo já conseguimos ter uma maior possibilidade de dedução, mesmo jogando com menos jogadores.

    Além disso, cada partida se torna diferente a depender das influências que são mostradas.

    Por exemplo, caso saia um Duque, o risco de blefar aumenta e incentiva os jogadores a adotarem outras estratégias.

    O que acham? Ainda não testei esse formato, mas pretendo testá-lo em breve.



    Caro Caiocbs

    Achei essa proposta muito interessante.

    Confesso que não jogo o Coup já tem algum tempo, porque não me agrada o elemento "eliminação de jogadores". 

    Além disso, eu sempre vejo as regras da casa (houses rules), com bastante cautela. Durante o processo de criação do jogo, o designer se vê diante de uma infinidade de possibilidades, das quais ele escolhe as mais adequadas. Depois, disso o jogo passa por diversas testagens, para ver o que funciona e o que não funciona. Só depois disso tudo é que o jogo adquire o seu formato final. Por isso, mesmo que eu tenha jogado 50 partidas, é bem provável que a equipe de testes tenha jogado muito mais. Desse modo, é preciso muito cuidado ao mexer na estrutura do jogo, porque há uma possibilidade maior de piorar do que de melhorar o design, principalmente em relação ao balanceamento, que talvez seja a parte mais difícil, ao se criar um jogo.

    Por outro lado, existem diversas "house rules" que melhoram sensivelmente o design de um jogo, e em alguns casos elas são inclusive adotadas em versões posteriores. Um exemplo disso é o Elder Sign que é um bom jogo, mas que tem o problema do baixo grau de dificuldade, se for jogado sem as expansões (com elas, a conversa é outra...). Porém existem diversas house rules, que melhoram o jogo. 

    Quando foi lançada a versão digital "Elder Sign Omens" um diferença significativa, salvo engano decorrente de uma "house rule", elevou consideravelmente o nível de dificuldade. No Elder Sign físico, quando um personagem morre o jogador pega outro. No Elder Sign Omens quando um personagem morre o jogador está eliminado. Mais uma vez, não gosto de jogos com "player elimination", mas sou forçado a concordar que com essa regra, o Elder Sign físico muda da água par ao vinho, em termos de dificuldade.

    Para terminar, gostei dessa sua variante, e inclusive me animei e vou experimentá-la assim que puder.

    Um forte abraço e boa jogatinas!

    Iuri Buscácio             

    2
  • AugustVanderley
    74 mensagens MD
    avatar
    AugustVanderley01/12/22 14:14
    AugustVanderley » 01/12/22 14:14

    Achei bem interessante essa house rule. Um dos problemas de jogar com poucos jogadores é o baralho cheio e pouca informação. Coup é um jogo bem maneiro pra se jogar com house rules que influenciam positivamente no jogo. 

    Eu gosto mto de jogar com a regra que muda o golpe de estado. Nessa regra, durante o golpe, você tenta adivinhar a carta de um oponente. Se você acertar, ele perde essa influência. Se você errar, nada acontece e você só perde o dinheiro. É ótimo pra jogar contra aquelas pessoas que nunca mentem e vencem. 

    5
  • DRSOUZA
    221 mensagens MD
    avatar
    DRSOUZA01/12/22 18:28
    DRSOUZA » 01/12/22 18:28

    Pô, legal a contribuição de vocês. Deixar uma carta aberta e a mudança no golpe de estado foram bem interessantes.

    2
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours01/12/22 22:55
    grivours » 01/12/22 22:55

    Muito boa ideia !! Pretendo testar.

    Obrigado pela contribuição.

    1
  • Queiroz98
    21 mensagens MD
    avatar
    Queiroz9831/12/22 01:26
    Queiroz98 » 31/12/22 01:26

    AugustVanderley::Achei bem interessante essa house rule. Um dos problemas de jogar com poucos jogadores é o baralho cheio e pouca informação. Coup é um jogo bem maneiro pra se jogar com house rules que influenciam positivamente no jogo. 

    Eu gosto mto de jogar com a regra que muda o golpe de estado. Nessa regra, durante o golpe, você tenta adivinhar a carta de um oponente. Se você acertar, ele perde essa influência. Se você errar, nada acontece e você só perde o dinheiro. É ótimo pra jogar contra aquelas pessoas que nunca mentem e vencem. 


    Mas aí quando vc tenta adivinhar a carta, o outro jogador mostra as duas cartas? Pq de pode mentir dizendo que está errado.

    0
  • AugustVanderley
    74 mensagens MD
    avatar
    AugustVanderley31/12/22 02:29
    AugustVanderley » 31/12/22 02:29

    Queiroz98::
    AugustVanderley::Achei bem interessante essa house rule. Um dos problemas de jogar com poucos jogadores é o baralho cheio e pouca informação. Coup é um jogo bem maneiro pra se jogar com house rules que influenciam positivamente no jogo. 

    Eu gosto mto de jogar com a regra que muda o golpe de estado. Nessa regra, durante o golpe, você tenta adivinhar a carta de um oponente. Se você acertar, ele perde essa influência. Se você errar, nada acontece e você só perde o dinheiro. É ótimo pra jogar contra aquelas pessoas que nunca mentem e vencem. 


    Mas aí quando vc tenta adivinhar a carta, o outro jogador mostra as duas cartas? Pq de pode mentir dizendo que está errado.

    Não, as duas cartas ficam ocultas caso você erre. Nesse momento, o outro jogador precisa ser honesto, não vale mentir. A ideia é que o golpe de estado vai minimizar a quantidade de ações disponíveis pro seu oponente caso você erre, então você também tem uma vantagem estratégica ao usar ele. 

    0
  • rafapaz
    519 mensagens MD
    avatar
    rafapaz10/04/24 10:54
    rafapaz » 10/04/24 10:54

    Cheguei 2 anos depois da discussão (novo no hobby aqui), mas achei muito interessante essas dicas de todos.

    Todas as partidas que  joguei achei bem sem graça, porque não vi dedução nenhuma, apenas adivinhação.
    Daí vim pesquisar variações para torná-lo minimamente jogável.


    • Esse lance de diminuir as cartas, dependendo da quantidade de jogadores, é bem interessante. Em 4, deixar 2 de cada personagem e apenas 1 Duque deve melhorar bastante o jogo.
    • Mudar a regra do golpe tbm parece uma boa, como o amigo @AugustVanderley mencionou.
    • Na regra de contestar, pensei tbm em mudar a punição caso alguém erre a contestação. Ao invés de morrer um personagem, o contestador errado poderia dar 2 moedas para quem ele contestou. Caso tenha menos que 2 moedas, ele morre.
    • e claro, a variante do @Caiocbcs parece sensacional.... fiquei pensando nela aqui, parece melhorar muito o jogo.



    Enfim, como o @iuribuscacio falou, regras home made devem ser feitas com cautela, pois há grandes chances de piorar o jogo. Mas há exceções, e Coup pra mim é o melhor exemplo.
    Acho ele um jogo com uma boa ideia inicial, mas muito mal elaborado, pois como já foi dito, praticamente não há dedução, é muito mais adivinhação.
    Só deve ficar bom mesmo com regras home made.

    1
  • rodolphoal
    812 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal10/04/24 12:17
    rodolphoal » 10/04/24 12:17

    Entendo a importância do Coup pro hobby, mas sinceramente acho que hoje em dia existem jogos melhores que passam um sentimento parecido, de blefe, dedução social, personagem escondido etc. Se ele não está agradando mais, não precisa relutar em mudar de jogo. Recomendo:
    Hellapagos: Big Box, Nessos, Os Maus Companheiros, Spyfall, Sheriff of Nottingham, até Lobisomem por uma Noite, ou A Lenda da Princesa.

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Coup - Uma variante interessante e que muda a dinâmica da partida
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