Temos no Brasil vários exemplos de jogos que deram certo aqui por causa do momento que foram lançados. Podemos dar vários exemplos de jogos que acabaram brilhando no BR, mesmo tendo a mesma mecânica de outros jogos simplesmente porque chegaram primeiro no Brasil, e se aproveitaram disso com excelência, tanto do Marketing das empresas quanto da capacidade do jogo.
Um salve pro Stone Age que saiu, foi relançado, com copinho, sem copinho e todas as vezes bombou.
E eu quero começar falando de um
jogo legal, mas que por aqui nunca viu jogo por causa da
enrolação de uma editora aí.
Campeões de Midgard é um jogo de
Vikings. Porém, diferente do
Blood Rage,
Um Banquete a Odin ou do
Jórvík (
pra vocês verem como o tema é recorrente), aqui você vai atrás de
recursos, derrotar
monstros mitológicos, faz
runas, constrói
navios e prédios e recruta
guerreiros para sua tribo. Ele é um jogo de
alocação de trabalhadores onde você tem assimetria por causa dos
diferentes líderes que possuem
habilidades únicas, e o seu diferencial é que
diferente do padrão de alocação da época que ele foi lançado, ele possuía
algumas ideias diferentes.
Guerreiros, ouro e monstros a serem caçados.
Enfrentar monstros e derrota-los pra se
vangloriar disso e ganhar pontos era um deles. Aqui cada
guerreiro é um dado, e todos eles tem
símbolos diferentes que agregam em
combate (seja ataque ou defesa). Há também o interesse de se
caçar monstros com a borda
diferente (amarela, azul ou vermelha) para se fazer
set collection no fim do jogo e assim fazer uns pontinhos a mais.
Um set de draugr que dá ponto extra no fim do jogo.
Champions é um jogo
agradável, bonito e divertido. Pode ser usado tranquilamente como
porta de entrada pros BG’s em seu jogo base, pois ele traz mecânicas modernas de uma forma
simples.
“Tá Bomba, qual é o problema então?”
Se você checar esse fórum aqui mesmo você vai ver que existem
milhares de reclamações, pois a editora
simplesmente perdeu o timing.
Esse jogo foi
prometido no Brasil há
pelo menos 4 anos, e
nada dele aqui até hoje, e sinceramente, eu pondero
se ainda há interesse da editora traze-lo de verdade ou não. Visto que o maior problema que ele beira hoje é que ele
perdeu seu momento.
Se você tem certa experiência no mundo dos Boardgames, te faço uma pergunta simples meu caro amigo:
Quantos jogos de alocação de trabalhadores que podem ser usados de porta de entrada para esse hobby você conhece e foram lançados aqui?
Champions of Midgard era considerado uma novidade
quando foi lançado (em 2015). Hoje em dia,
nem um pouco. É capaz que ele
venda legal chegando aqui 5 anos depois de seu lançamento? Capaz. Mas eu
não colocaria minha mão no fogo.
Quanto marketing foi perdido no longo desses anos? O quanto da reputação da editora se deteriorou a partir do momento que ela
não cumpriu com o prometido?
Ainda há outro problema. O j
ogo base do Champions of Midgard é deveras
simples. Com as suas expansões ele
ganha profundidade, complexidade e brilha muito. As expansões
vão chegar junto com o jogo base atrasado? (sinceramente, eu duvido muito)
As expansões adicionam outros locais para expedições, itens, possibilidades para mais pontos no fim do jogo e novos líderes, além de novos dados (guerreiros).
E o maior problema de todos eles. Se a editora decidir falar
“Champions of Midgard vai ser lançado dia 15/01/23!!!!” –
Quantas pessoas vão acreditar? Recomendo Champions of Midgard se for o
primeiro jogo de alocação de trabalhadores da sua coleção (ou se você quiser um alocação com um twist),
mas se tu for contar com a versão BR tu vai chorar.
Já pelo outro lado temos um jogo que se aproveitou de tudo que o outro jogo não se aproveitou.
Clank!: Um Deck Building de Aventura é um jogo de
deckbuilding onde a ideia é simples: você é um aventureiro
desbravando uma masmorra e indo atrás de um
tesouro. Quando
você pega um dos tesouros você pode voltar para a
entrada da masmorra e fugir.
Roda bem até pra 2.
O twist aqui é:
o que vale mais a pena? Eu ir até o
fundo da masmorra e pegar o tesouro que
vale mais ou pegar o que é
mais perto e sair correndo e deixar os outros jogadores
se f0dendo? Isso tudo somado a
várias referências a cultura pop, um tabuleiro simples e
iconografia bem bonita, acabou
fazendo o jogo bombar com facilidade no país. Mecanicamente na época que o Clank! saiu, dá pra se contar
em menos de uma mão a quantidade de deckbuildings que existiam por aqui. E isso somado ao carisma que o jogo possui,
acabaram fazendo dele um grande sucesso no Brasil.
E eu lhes faço outra pergunta aqui: vocês acham que o Clank! bombaria no Brasil se saísse agora em 2022?
Fica ligado no dano tomado...
Conheço amigos que
possuem o jogo, e não se
desvencilham dele, por mais que tenham jogado
inúmeras partidas, pois eles sabem que o jogo
entrega o proposto. Ele é um jogo de
porta de entrada de fino trato:
é muito fácil de se ensinar a jogar o jogo.
Ele roda de forma tradicional; todo mundo começa com
10 cartas no baralho, e
5 dessas na mão. Desce
todas as cartas que tem na mesa, e as
resolve na ordem que preferir. Temos
poucos símbolos na beira das cartas, no lado esquerdo, ela te diz
o que você ganha, que pode ser
HABILIDADE (usada pra comprar novas cartas),
MOVIMENTO (pra você andar no tabuleiro),
ATAQUE (para derrotar monstros e passar por espaços com criaturas printadas sem tomar dano).
E também se resolve o texto de cada carta.
As cartas são bem bonitas.
O
grande diferencial do jogo é que toda vez que
aparece na trilha de compra uma carta com o
símbolo de dragão no canto dela, o dragão,
dono da masmorra ataca (
spoiler: o dono é um dragão). E o ataque é feito
puxando cubos de um saco às cegas. A cor que sair é
dano no jogador daquela cor. E quem tomar
10 tá mortão.
Isso somado ao fato de que os jogadores
vão pegar os artefatos, acabam
subindo o nível do ataque do dragão, e chega um ponto que a situação fica
insustentável e eu espero que você
já esteja perto da saída porque eu mesmo já morri umas 2 ou 3 vezes faltando 1 movimento pra ir embora (
Tururu).
Apareceu o símbolo de dragão na trilha de compra? Ataque do dragão imediatamente. Apareceu cubinho do lado esquerdo? puxa mais cubo no ataque.
Recomendo Clank! pra
qualquer um que nunca jogou deckbuilding e quer conhecer quais são os
preceitos básicos da mecânica, pois a grande maioria dos jogos que a utilizam o fazem
do jeito que esse jogo faz, com
poucas modificações. Só tenho que dar
parabéns a editora do jogo (
pelo menos por esse lançamento específico), pois aqui eles
acertaram em cheio,
venderam tudo,
há demanda até hoje, e
inclusive tem muita gente que tá na espera do Clank! In! Space!: A Deck-Building Adventure e nada dele até hoje.
Estamos te esperando desde 2017...
Uma coisa que nós podemos tirar como fato dessa história toda é que uma editora prometer por algo e não cumprir acaba com a reputação dela em dois pulos. Enquanto pelo outro lado, um sucesso de um lançamento bem feito é o que a maioria delas desire (desculpa pelo erro de tradução...).
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