E aí pessoal, eu aqui de novo para falar um pouco de como tá o desenvolvimento do meu jogo sobre a volta ao mundo em 80 dias. Ainda não sei se esse vai ser o título, não confirmei se tá mesmo em domínio público o livro, imagino que sim. Mas também não sei se vai ser mesmo o título, pois não estou recontando o livro, é como se fosse uma continuação, pois algumas pessoas no mundo querem quebrar o recorde que foi realizado, algo que aconteceu de verdade na época.
Agora que o tabuleiro de teste está pronto passei para as cartas e tenho uma boa noção de como o jogo vai funcionar. Quero deixar bem claro que nada disso foi testado ainda, não faço ideia se vai dar certo ou se vai ser divertido, mas por enquanto é isso aí. Então, nenhuma rota do mapa faz a volta ao mundo com menos de 80 dias por si só. A única que fecha 80 certinho é a do livro. No entanto há o fator clima, criei umas cartas de clima, acho que de início foram 18 e sempre que um jogador se movimenta ele sofre a penalidade do clima em seus dias do trajeto. Em seguida a carta é descartada e entra a próxima em jogo. Essas cartas de clima só mudam quando um jogador anda, então se o clima não tá bom você pode fazer outra ação. Abaixo uma de exemplo, a ideia é que dia de sol some 0, neblina some 1 e tempestade some 2, mas tenho q testar.

O jornal no meio da carta simboliza que um evento irá acontecer antes da ação de movimento, isso pode influenciar sua rota de forma negativa, ou trazer um benefício caso o evento não seja sobre o tipo de transporte utilizado. Na carta dá de ver os três meio de transporte, carruagem, trem e navio, e as duas cores de rota, as normais e as verdes. Então se estou numa rota de trem normal meu trajeto pega tempestade, mas se estou numa verde eu não sofro penalidades.
Abaixo uma das cartas de evento, por enquanto estou imaginando assim.

Mas além do movimento que outras ações o jogo terá? Uma delas é comprar cartas do mercado, essas cartas podem dar descontos nos movimentos ou ações especiais. Eu pensei em fazer os jogadores sempre pagarem uma moeda quando fossem se mover, afinal há custos no transporte, mas isso seria um pouco pesado demais no jogo. Então o custo do transporte ficará representado pelo mercado, a comprar de cartas seria uma representação dos gastos da viagem. Outro custo que terá no jogo é a mudança da rota ativa. Haverá no tabuleiro um marcador com duas cores, uma bege e outra verde, dependendo de qual delas está virado para cima essa é a rota ativa do turno, então se o jogador vai começar seu movimento em um novo meio de transporte (de trem pra barco ou para carroça, por exemplo) ele deverá obrigatoriamente pegar a rota ativa. Caso não deseje ou ele aumenta em um dia sua viagem ou ele paga uma moeda para trocar a rota ativa do turno.
Então comprar itens do mercado é uma ação, a outra seria o telégrafo, essa ação têm três funções básicas, aumentar sua fama (logo explico mais sobre), aumentar seu rendimento e recolher o rendimento. A parte do rendimento é simples, você vai aumentando ele e quando precisar resgatar moedas ele rende conforme o rendimento, normal como vários outros jogos. Já a fama serve principalmente para controlar quantas cartas você pode ter ativa no seu tabuleiro, além disso haverá alguns eventos com o resultado baseado na fama.
Outra ação será descansar, isso restaura as cartas no seu tabuleiro, mas faz com que elas se movam. Vou tentar explicar melhor abaixo, a imagem é como eu meio que imagino o tabuleiro do jogador.

Então as cartas em vermelho são as ações do jogador, a primeira é restaurar e mover, a segunda andar e a terceira o telégrafo. Andar e restaurar as cartas não se mexem, mas o telegráfico quando é utilizado ele vira, e no outro lado da carta há outra ação. A carta de telégrafo poderá ser melhorada no jogo. as outras cartas na parte preta vão ser de movimento ou outras ações, no momento não tenho muitas feitas mas cada uma delas vai indicar o tipo de transporte e a cor que ela está oferecendo o desconto. Sempre que o jogador andar as cartas vão dar seu benefício (ou pelo menos tentar se não bater com a rota) e depois virar para ficar com o efeito de trás disponível (dá de ver pelo ícones menores o efeito do outro lado da carta.
quando o jogador quer voltar o telégrafo para o lado certo, ou virar as cartas de movimento/ação ele usa a ação de restaurar, mas sempre que isso for feito ele deverá mover as cartas para a esquerda assim removendo uma carta sua, se ele possuir todos os espaços ocupados. Então o jogador nunca vai ficar muito tempo com as mesmas cartas ativas, pelo menos é isso que eu espero e imagino que manipular essas cartas para serem o mais eficiente com a sua rota seja o divertido do jogo, mas vamos ver.
Bem gente no momento é isso, espero que achem interessante e ficarei grato de ouvir opiniões.
Lembrando ainda de dar uma força na campanha do meu jogo atual Jornada Z, ainda não está ativa, mas segue lá que logo vai estar.
https://www.catarse.me/jornadaz
@jornada.z