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Desenvolvendo um jogo sobre a Volta ao Mundo em 80 dias

A Volta ao Mundo em 80 Dias - A Grande Corrida!
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    Radiated18/11/22 14:24
    avatar
    Radiated
    18/11/22 14:24
    244 mensagens MD

    Boa tarde pessoal. 

    Me chamo Diego Emanoel e recentemente comecei a desenvolver meu segundo projeto inspirado no livro de Júlio Verne Volta ao mundo em 80 dias. Como meu primeiro projeto já está praticamente finalizado, só falta eu trabalhar nos vídeos para a campanha de financiamento coletivo, está me sobrando um tempo para pensar no meu próximo jogo e resolvi fazer sobre a Volta ao mundo, mas não uma versão do clássica, mas sim uma corrida realmente, como aconteceu depois do sucesso do livro. Claro que minha versão será totalmente fictícia, mas terá inspirações no livro e nos acontecimentos reais de pessoas que realmente fizeram essa volta ao mundo em 80 dia (menos inclusive). 

    Como já fiz com Jornada Z, meu primeiro jogo. Aqui vou meio que fazer um diário do desenvolvimento do jogo falando sobre o que estou realizando e o que penso em fazer e compartilhando que com tem interesse. Claro que as opiniões do grupo sempre serão bem vindas, por este motivo se você quiser compartilhar algo sobre o projeto fique a vontade. 

    Então, eu estava com várias ideias de qual jogo faria depois do Jornada Z, mas por algum motivo essa aventura do Volta ao mundo não saia da minha cabeça, então foi fácil no final das contas decidir que seria sobre isso o meu próximo projeto. Eu comecei relendo algumas coisas sobre o livro, lendo alguns quadrinhos sobre e vendo vídeos sobre as pessoas que realmente fizeram essa volta ao mundo. 

    O interessante é que nem todos fizeram o exato trajeto do livro, e isso me interessou, pois não é necessário que todos saiam do mesmo lugar, nem realizarem a viajam pela mesma rota. O problema será balancear isso no final, mas por enquanto quero me concentrar em um sistema que seja divertido e funcione. Então decidi que o jogo seria sobre pessoas ao redor do mundo que querem bater o recorde de grande Phileas Fogg.  

    Já comecei a pensar em algumas mecânicas, mas por enquanto, como ainda não tenho nada sólido prefiro não comentar muito, mas vai ser algo como seleção de ação além dos movimentos.

    Para começar a testar fui pro Gimp, programa que uso para editar as imagens e já comecei a criar o tabuleiro, ainda é só pra testes, muitas das artes vou precisar criar minhas depois, mas por enquanto é com coisas da internet mesmo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5d5f5_oozcv0.jpg

    Depois de pronto achei que o dourado nos número ficou muito marrom tudo, mas por enquanto vai ficar assim, depois quem sabe eu mudo pra um prata.

    Mas por hoje é isso, espero que jogo eu tenha mais o que falar sobre esse jogo, mas ainda está bem bem no início.
    Quero aproveitar também quem ainda não conhece pra dar uma olhada no Insta do meu jogo atual o Jornada Z, que já tem página aqui na Ludopédia, ou acompanhar a campanha do Catarse, que logo estará no ar. Obrigado e fui!

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

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  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio18/11/22 14:37
    iuribuscacio » 18/11/22 14:37

    Caro Diego Emanoel

    Te desejo sinceramente muita sorte, porque o mercado nacional precisa mais do que nunca de bons jogos, feitos por bons designers brasileiros. Seria ainda melhor se esses jogos pudessem ser fabricados no nosso país, e chegassem ao consumidor com um preço mais acessível, fomentando não apenas o nosso mercado de board games, como também a indústria nacional de jogos. 

    Sem querer dar palpite no trabalho dos outros, mas já dando, como a ideia seria bater o recorde do personagem do livro, talvez fosse interessante ambientar o jogo apenas alguns anos depois da famosa aventura, utilizando imagens de mapa mundi, rotas de viagens e obviamente os mesmos meios de transporte descritos por Julio Verne, ou seja, nada de avião ou trem bala, porque aí fica fácil demais. Outro elemento interessante seria um marcador para representar o período de 80 dias, que equivaleria ao limite de turnos por partida, e que deveria ser batido pelos jogadores.   

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    P.S. Só para lembrar, o Allan R. Moon utilizou a mesma fonte de inspiração, quase 20 anos atrás, e criou um dos melhores jogos de todos os tempos, o aclamadíssimo Ticket to Ride.

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  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated18/11/22 14:47
    Radiated » 18/11/22 14:47

    iuribuscacio::Caro Diego Emanoel

    Te desejo sinceramente muita sorte, porque o mercado nacional precisa mais do que nunca de bons jogos, feitos por bons designers brasileiros. Seria ainda melhor se esses jogos pudessem ser fabricados no nosso país, e chegassem ao consumidor com um preço mais acessível, fomentando não apenas o nosso mercado de board games, como também a indústria nacional de jogos. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    P.S. Só para lembrar, o Allan R. Moon utilizou a mesma fonte de inspiração, quase 20 anos atrás, e criou um dos melhores jogos de todos os tempos, o aclamadíssimo Ticket to Ride.

    Obrigado pelo apoio. Quem dera eu conseguir fazer algo parecido com o Ticket na sua simplicidade e em sua diversão. Eu naturalmente gosto de jogos mais complexos e o que planejo pra esse projeto é algo um pouco mais complicado, um médio pra leve talvez. Mas só vou saber conforme for desenvolvendo. A questão de valores é algo que nem vou discutir. Recentemente fiz orçamentos para o meu protótipo e foi decepcionante... É cara demais produzir essas coisas aqui, e o pior é que muitas empresas nem fazem, ou acaba tão caro que nem vale a pena.
    Mas não é por isso que vou desistir. Mesmo que eu acabe fazendo só pra mim, realizar um projeto desses do início ao fim já é um feito e tanto. 

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  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio18/11/22 15:02
    iuribuscacio » 18/11/22 15:02

    Radiated::Obrigado pelo apoio. Quem dera eu conseguir fazer algo parecido com o Ticket na sua simplicidade e em sua diversão. Eu naturalmente gosto de jogos mais complexos e o que planejo pra esse projeto é algo um pouco mais complicado, um médio pra leve talvez. Mas só vou saber conforme for desenvolvendo. A questão de valores é algo que nem vou discutir. Recentemente fiz orçamentos para o meu protótipo e foi decepcionante... É cara demais produzir essas coisas aqui, e o pior é que muitas empresas nem fazem, ou acaba tão caro que nem vale a pena.
    Mas não é por isso que vou desistir. Mesmo que eu acabe fazendo só pra mim, realizar um projeto desses do início ao fim já é um feito e tanto. 

    Caro Diego

    Infelizmente isso que você relatou é uma verdade. Trata-se de um verdadeiro ciclo vicioso, ou seja as empresas e gráficas nacionais não investem em maquinário para a criação de jogos, o que encarece a produção porque poucos designers conseguem produzir seus jogos nacionalmente. Por outro lado, os designers brasileiros não conseguem produzir seus jogos nacionalmente, porque o preço é muito alto, devido a falta de interesse das empresas e gráficas nacionais, nesse tipo de produto. 

    Para mudar esse quadro, só se as editoras de board game já estabelecidas pressionassem um pouco mais as editoras gringas para produzirem nacionalmente, pelo menos em parte, os componentes dos jogos estrangeiros, ou se as grandes empresas brasileiras de brinquedo, Estrela e Grow, começassem a investir mais em jogos e designers nacionais. Nesse sentido, o selo Premium de jogos da Estrela é uma inciativa muito importante.      

    Independente disso tudo, eu sempre fui um grande apreciador das obras do Julio Verne, considerado o criador da ficção científica. Por conta disso, se o seu jogo sair, pelo menos um potencial comprador você já tem. Boa sorte com o projeto.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    2
  • patrickbnu
    1852 mensagens MD
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    patrickbnu19/11/22 12:56
    patrickbnu » 19/11/22 12:56

    Opa, talvez você já tenha visto, mas tem jogo (bem raso) nesse tema também, quem sabe da para ter umas ideias, ou fazer algo diferente, e até pensar como vai ser o nome do game


    A Volta ao Mundo em 80 Dias

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  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated19/11/22 21:21
    Radiated » 19/11/22 21:21

    patrickbnu::Opa, talvez você já tenha visto, mas tem jogo (bem raso) nesse tema também, quem sabe da para ter umas ideias, ou fazer algo diferente, e até pensar como vai ser o nome do game


    A Volta ao Mundo em 80 Dias

    Sim, há três jogos que eu conheço com esse tema. Mas todos são meio diferentes do que quero fazer. Tem um mesmo que é pura matemática. Minha ideia é um jogo mais temático.

    Quando eu era pequeno tinha até um da grow acho. Mas infelizmente ele acabou de perdendo com o tempo.

    Se desse eu até queria jogar esses outros jogos sobre o tema, mas não conheço ninguém por aqui que tenha.

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated21/11/22 15:45
    Radiated » 21/11/22 15:45

    Boa tarde pessoal, uma pequena atualização de como está indo o projeto, ainda tudo muito inicial. Eu sou muito visual, então preciso das coisas aparentando meio certas pra poder ter uma percepção melhor de como quero que fique. E como as rotas são algo extremamente importantes no jogo (pelo menos assim espero), estou focando no mapa (tabuleiro) neste momento. Abaixo uma versão mais atualizada dele.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4165d_9fxbg2.jpg

    Já nesse processo do jogo pensei que algumas coisas devem ser diferentes, primeiro é que no mapa final não terá nenhuma divisão política do mundo. Com certeza o mundo de 1890 era muito diferente do de hoje, e eu conseguiria deixar essa divisão mais precisa, mas acho que no mapa final essa divisão iria mais atrapalhar do que ajudar, sem falar no tempo que precisaria dedicar à pesquisa para deixar o mais autêntico possível. Removendo as marcações geográficas eu reduzo o trabalho que precisará ser feito. Os nomes das cidades e imagens eu gostei de como ficou e acho que vou manter dessa forma (+/-). Mas pretendo dar mais destaque para elas e para as rotas que ainda vão ser feitas. 

    Eu queria muito de ter a habilidade de fazer um mapa com o estilo antigo, mas mantendo as partes necessárias para o jogo bem visíveis, mas me falta isso no momento, então após tudo finalizado vou focar nisso, mas por enquanto estou feliz de como está saindo.

    Por hoje é isso, espero que ache interessante e novamente venho convidar a seguir tanto a página do Catarse do meu jogo que logo entrará em financiamento coletivo, o Jornada Z, como também o Instagram do mesmo.

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated24/11/22 14:47
    Radiated » 24/11/22 14:47

    Boa tarde pessoal eu aqui novamente para continuar relatando o desenvolvimento do meu projeto de jogo sobre a volta ao mundo em 80 dias. Hoje terminei de fazer o mapa e suas rotas. Ainda não testei nada então está tudo meio que no achismo. Nos trajetos já dá de ver que alguns estão em uma cor e outros em outra. Isso seria a rota disponível naquele turno. No jogo imagino que terá um marcador com as cores das rotas e ao começar um trajeto a cor do marcador será a disponível naquele turno, caso o jogador queira acessar a outra cor ele deverá pagar com tempo ou dinheiro. Afinal os meios de transporte não saem para onde a gente quer na hora que a gente quer, então é mais ou menos essa a ideia da cor de trajeto ativa no turno. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/14802_w3y31p.jpg

    Claro que para fazer esse mapa eu tomei diversas liberdades, principalmente com a parte ferroviária. A maioria delas realmente tinha ferrovias nessa época, mas algumas ainda não estavam concluídas e coisas. E com certeza elas não se expandiam para outros países. Mas para o jogo achei que isso precisaria ser feito. 

    Agora o que realmente vai ser complicado é o tempo de cada rota. Minha ideia para o jogo é que cada rota terá um número médio de dias, porém haverá eventos que ditaram algum modificador nesses dias, como por exemplo um dia bom para se navegar contra um dia ruim, assim aumentando ou diminuindo o tempo do trajeto. Mas a maioria desses eventos será meio neutro. Quando tiver exemplos de como isso irá funcionar explicarei melhor. Voltando ao tempo das rotas irei utilizar a realizada no livro como base, fechando certinho 80 dias, e com base nisso vou tentar balancear as outras. Algumas realmente vão ser mais demoradas, mas mais baratas e coisas assim.

    Bem gente, por enquanto é isso, qualquer opinião é bem vinda. E se alguém tiver um dos jogos que já existe sobre esse tema e tiver por Joinville pode me chamar pra jogar rs.

    Lembrando vocês também para acompanhar a página do meu jogo atual Jornada Z que logo estará no Catarse.

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z



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  • Radiated
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    Radiated25/11/22 17:50
    Radiated » 25/11/22 17:50

    Boa tarde pessoal, só uma atualização rápida em como ficou o tabuleiro, essa é praticamente a versão que vou usar quando os testes começarem. Pouca coisa vai ser diferente. Imagino que as cidades vão ter uma borda colorida, pois preciso fazer um critério para impedir que alguém tente vencer o jogo sem realmente dar uma volta ao mundo, então para isso vou colocar algo do tipo ter passado por pelo menos uma cidade de cada cor. Algo assim pra poder confirmar que uma volta ao mundo foi feita. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1c6bb_ptqado.jpg

    Mesmo não sendo um final fiquei feliz com o resultado. Agora vou começar a escrever um rascunho das regras e criar o que precisa para o jogo poder ser testado e ver no que dá. Espero que não seja um completo desastre. 

    Se alguém quiser ver o mapa na resolução real dele só clicar mapa.

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  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated01/12/22 13:09
    Radiated » 01/12/22 13:09

    E aí pessoal, eu aqui de novo para falar um pouco de como tá o desenvolvimento do meu jogo sobre a volta ao mundo em 80 dias. Ainda não sei se esse vai ser o título, não confirmei se tá mesmo em domínio público o livro, imagino que sim. Mas também não sei se vai ser mesmo o título, pois não estou recontando o livro, é como se fosse uma continuação, pois algumas pessoas no mundo querem quebrar o recorde que foi realizado, algo que aconteceu de verdade na época. 

    Agora que o tabuleiro de teste está pronto passei para as cartas e tenho uma boa noção de como o jogo vai funcionar. Quero deixar bem claro que nada disso foi testado ainda, não faço ideia se vai  dar certo ou se vai ser divertido, mas por enquanto é isso aí. Então, nenhuma rota do mapa faz a volta ao mundo com menos de 80 dias por si só. A única que fecha 80 certinho é a do livro. No entanto há o fator clima, criei umas cartas de clima, acho que de início foram 18 e sempre que um jogador se movimenta ele sofre a penalidade do clima em seus dias do trajeto. Em seguida a carta é descartada e entra a próxima em jogo. Essas cartas de clima só mudam quando um jogador anda, então se o clima não tá bom você pode fazer outra ação. Abaixo uma de exemplo, a ideia é que dia de sol some 0, neblina some 1 e tempestade some 2, mas tenho q testar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c5f2e_bppdgd.png

    O jornal no meio da carta simboliza que um evento irá acontecer antes da ação de movimento, isso pode influenciar sua rota de forma negativa, ou trazer um benefício caso o evento não seja sobre o tipo de transporte utilizado. Na carta dá de ver os três meio de transporte, carruagem, trem e navio, e as duas cores de rota, as normais e as verdes. Então se estou numa rota de trem normal meu trajeto pega tempestade, mas se estou numa verde eu não sofro penalidades.

    Abaixo uma das cartas de evento, por enquanto estou imaginando assim.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/aacd2_bppdgd.png

    Mas além do movimento que outras ações o jogo terá? Uma delas é comprar cartas do mercado, essas cartas podem dar descontos nos movimentos ou ações especiais. Eu pensei em fazer os jogadores sempre pagarem uma moeda quando fossem se mover, afinal há custos no transporte, mas isso seria um pouco pesado demais no jogo. Então o custo do transporte ficará representado pelo mercado, a comprar de cartas seria uma representação dos gastos da viagem. Outro custo que terá no jogo é a mudança da rota ativa. Haverá no tabuleiro um marcador com duas cores, uma bege e outra verde, dependendo de qual delas está virado para cima essa é a rota ativa do turno, então se o jogador vai começar seu movimento em um novo meio de transporte (de trem pra barco ou para carroça, por exemplo) ele deverá obrigatoriamente pegar a rota ativa. Caso não deseje ou ele aumenta em um dia sua viagem ou ele paga uma moeda para trocar a rota ativa do turno. 

    Então comprar itens do mercado é uma ação, a outra seria o telégrafo, essa ação têm três funções básicas, aumentar sua fama (logo explico mais sobre), aumentar seu rendimento e recolher o rendimento. A parte do rendimento é simples, você vai aumentando ele e quando precisar resgatar moedas ele rende conforme o rendimento, normal como vários outros jogos. Já a fama serve principalmente para controlar quantas cartas você pode ter ativa no seu tabuleiro, além disso haverá alguns eventos com o resultado baseado na fama. 

    Outra ação será descansar, isso restaura as cartas no seu tabuleiro, mas faz com que elas se movam. Vou tentar explicar melhor abaixo, a imagem é como eu meio que imagino o tabuleiro do jogador.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d31ef_d6qlwi.jpg

    Então as cartas em vermelho são as ações do jogador, a primeira é restaurar e mover, a segunda andar e a terceira o telégrafo. Andar e restaurar as cartas não se mexem, mas o telegráfico quando é utilizado ele vira, e no outro lado da carta há outra ação. A carta de telégrafo poderá ser melhorada no jogo. as outras cartas na parte preta vão ser de movimento ou outras ações, no momento não tenho muitas feitas mas cada uma delas vai indicar o tipo de transporte e a cor que ela está oferecendo o desconto. Sempre que o jogador andar as cartas vão dar seu benefício (ou pelo menos tentar se não bater com a rota) e depois virar para ficar com o efeito de trás disponível (dá de ver pelo ícones menores o efeito do outro lado da carta. 

    quando o jogador quer voltar o telégrafo para o lado certo, ou virar as cartas de movimento/ação ele usa a ação de restaurar, mas sempre que isso for feito ele deverá mover as cartas para a esquerda assim removendo uma carta sua, se ele possuir todos os espaços ocupados. Então o jogador nunca vai ficar muito tempo com as mesmas cartas ativas, pelo menos é isso que eu espero e imagino que manipular essas cartas para serem o mais eficiente com a sua rota seja o divertido do jogo, mas vamos ver.

    Bem gente no momento é isso, espero que achem interessante e ficarei grato de ouvir opiniões.

    Lembrando ainda de dar uma força na campanha do meu jogo atual Jornada Z, ainda não está ativa, mas segue lá que logo vai estar. 

    https://www.catarse.me/jornadaz

    @jornada.z

      

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