Bom dia pessoal, faz tempo que não posto nada, mas infelizmente as coisas ficaram meio paradas por aqui. Mas felizmente ontem consegui realizar mais um teste do jogo. Foi só com dois jogadores, foi só com dois jogadores (rs), mas foi um bom jogo. A partida durou por volta de 1h e 10min (+/-), e a volta ao mundo foi concluída na mesma rodada por ambos. O que foi extremamente positivo. Então primeiro vou comentar das coisas boas do teste, depois das coisas ruins e por último comentar um pouco sobre os testes e as coisas assim.
O positivo: Como disse anteriormente o fato do jogo ter terminado na mesma rodada foi muito positivo, porém ambos os jogadores fizeram a mesma rota, um começando indo para a direita e outro pela esquerda. Só preciso ver o quanto essa rota é escolhida, se realmente ela é a melhor (ou parece ser). Em dias ela é uma das mais longas, mas pelo fato de você só precisar praticamente de barcos faz o seu tableau ser mais fácil de manipular. Se direto nos testes essa rota acabar sendo a mais escolhida e a que mais ganha, vou ter que aumentar a quantidade de dias mais ainda.
Outro ponto positivo foi a mudança nas regras do descanso, dar mais opções durante essa ação, além de reduzir de 5 para 4 (o número de ações em um descanso), fez a quantidade de vezes que ela foi utilizada na partida no ponto exato que queria. E as ações durante o descanso pesam muito mais, você não pode fazê-las de qualquer jeito. E isso achei muito positivo.
Por último as cartas rebalanceadas fizeram diferença, principalmente os telégrafos. Ainda não foi o suficiente, preciso de mais testes, mas a mudança nas cartas que apareceram foi positiva.
O negativo: Em dois jogadores o mercado gira muito pouco. Então acho que ser necessário aplicar uma mecânica simular ao que há no jogo As ruínas perdidas de Arnak e tantos outros, que o mercado possui uma posição que é descartada ao final do turno, e as cartas vão deslizando. Mesmo com a opção de limpar o mercado quando descansa, não foi utilizado nem metade do deck nessa partida.
E por incrível que pareça somente isso foi meio ruim na partida, com certeza o jogo não está pronto nem num lugar ideal, mas de forma geral ele está indo muito bem. Mas precisamos ainda de muitos teste, tenho certeza que mais mudanças deverão ser feitas no tabuleiro e no deck do mercado. Algumas cartas de efeito ainda precisam ter seu texto reescrito para ficarem mais claras, pois houve uma confusão em uma interpretação. Então é importante testar para achar esse pontos e ir melhorando. Mesmo assim o jogo tá num bom caminho. Agora o que realmente me incomoda é a dificuldade de realizar testes, como é difícil isso...
O teste de ontem deveria ser com 4 pessoas, uma teve que sair por problemas pessoais e pediu desculpas, acontece e isso não temos do que reclamar. Mas um jogador deu ok, confirmou e simplesmente não falou nada e não foi. Se a pessoa quer jogar outra coisa é só dizer e não tem problema, jogamos, mas dizer que vai e sumir é chato... Pois já é difícil marcar playtest, daí quando tem furam. Frustrante. Se tivesse fundos com certeza pagaria um grupo para testar, mas sou trabalhador assalariado como a maioria do povo e não tenho recursos de sobra para esse tipo de gasto. Já é difícil justificar pro departamento financeiro os gastos com protótipos e afins 
Bem gente, por hoje é isso. O jogo precisa de mais testes, e convido todo mundo que queria jogar a entrar em contato comigo, até quem quiser imprimir e fazer um print and play da vida eu consigo disponibilizar os arquivos e regras. Isso é o de menos. De qualquer forma agradeço seu interesse pelo que estou fazendo e espero que todos tenham um ótimo dia.