viniciusjf::O maior problema da editora é o consumidor, que continua pagando e esperando. Se a atitude dos consumidores mudasse, a da editora também mudava rapidinho.
Caro viniciusjf
Essa é uma das maiores verdades do mercado nacional de board games. Se as pessoas simplesmente não comprarem o High Frontier 4 All (aquelas que participaram do financiamento coletivo não tem jeito), e disserem aqui no Ludopedia que não compraram devido ás práticas lamentáveis da Mosaico e da sua falta de transparência, certamente isso geraria um impacto forte na empresa. O jogo seria um desastre e a editora aprenderia que há um limite para o tanto que o mercado consumidor pode ser maltratado. No jogo seguinte, a editora certamente não iria correr o risco de ter novo prejuízo.
Do mesmo modo, recentemente foi lançado o Eclipse pela MeepleBR com um problema em alguns tiles. A MeepleBR é uma boa editora, e aparentemente muito diferente da Mosaico, e espero sinceramente que ela resolva satisfatoriamente esse problema. Porém, do mesmo modo, se a resposta do mercado consumidor fosse, nós só compraremos o jogo depois que vocês fizerem um recall, ou encontrarem alguma outra solução para o problema, com certeza a MeepleBr teria o dobro de cuidado no próximo lançamento.
Infelizmente não é isso que ocorre.
As pessoas reclamam, vem aqui no Ludopedia descer o sarrafo nas editoras, elas esbravejam contra a falta de profissionalismo, de transparência e de controle de qualidade, mas basta as editoras anunciarem uma live no estilo "Juro-Que-Vou-Lançar-Ano-Que-Vem- Spoiler-Fest", ou seja lá o nome que se use, a comunidade boardgamer fica toda eriçada com os anúncios. Só se fala nisso durante semanas, é um vídeo de canal de board game atrás do outro sobre esse assunto, e num passe de mágica, aquele jogo lançado com problemas, cheio de erros de produção, simplesmente sai da pauta das pessoas. Passado um tempo ninguém fala mais nisso, e "bora lá" comprar o próximo jogo, custando meio salário mínimo, e torcer para ela não vir com muitos erros.
Para terminar, fazendo coro ao seu comentário, enquanto a comunidade boardgamer aceitar ser tratada como idiota pelas editoras, sem reagir de alguma forma, é exatamente assim que as editoras continuarão a tratar a comunidade boardgamer. E o mais triste de tudo, é que eu vejo essa atitude de conformidade passiva, dos consumidores de board game, se difundir e se consolidar cada vez mais, e cada vez tenho menos esperança de que isso ser reverta algum dia.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio