Each river is movement, giving us the feeling of a journey as it is flowing, flowing towards the ocean.
Each river is water, and water is life, the life-force.
Again, water is consciousness, infinite consciousness.
O que interessou
Designer nacional Luish, que também fez o Recicle: Tempos de Crise (que é bem legalzinho e bem avaliado) e o preço, além do que gosto de jogos de cartas pequenos e espertos. Em breve chegam outros jogos dele, o ZAG e o Férias em Dupla.
Como funciona
É um jogo de pontuar cartas. Você baixa várias cartas azuis, fazendo colunas em ordem crescente. O truque do jogo é que você pode juntar duas colunas com uma carta maior. Por exemplo, se tem duas colunas, cada uma com o 1 e o 2, você pode por um três unindo as colunas anteriores, e depois o 4 por cima do três. São os afluentes do rio. Eles valem o dobro de pontos. Você também pode jogar cartas para poluir os rios dos adversários, mas só se a sua carta de poluição for maior que a carta que você quer estragar. Na sua rodada, você pode limpar a poluição que lhe fizeram.
Tema
É um jogo meio abstrato, e o tema está quase ausente falando de mecânicas. É mais um jogo de fazer pontos. Mas acho que serviria muito bem para jogar com as crianças numa sala de aula de biologia, não tanto pelo critério educacional, mas para fazer uma aula diferente.
Densidade
É um jogo bem leve. Compra cartas, troca cartas, baixa cartas. Não tem muita profundidade na estratégia.
Setup
Bem rápido.
Interação
Interação direta e de intensidade média – toda rodada você tenta estragar (com chance de conserto) um dos 1 a 3 afluentes que o seu oponente costuma fazer na rodada dele.
Andamento
Bem rápido e a partida acabou num tempo bem legal, antes de cansar.
Regras
Consultei o manual muitas vezes. Não sei se sou eu, mas achei difícil entender vários detalhes do jogo lendo o manual, principalmente for falta de iconografia e exemplos gráficos das cartas verdes e vermelhas. Alguns ícones jogamos sem entender, meio que inventando o significado. Olhamos o manual durante a partida várias vezes, mesmo depois de ler ele inteiro e tentando entender, mas ainda assim não conseguimos solucionar as cartas especiais. Acho que faltou um apêndice de iconografia/glossário das cartas, ou algo assim.
Produção
Simples e boa! O jogo veio já com as regras atualizadas de 2022, player aid e cartas substituídas.
Partidas
Uma partida em dois jogadores e só.
Conclusão final:
Gostei muito da mecânica de no começo da rodada você pode descartar cartas da sua mão para o fundo do baralho e recomprar novas. É como se fosse um tipo de pôquer. E ainda vc fica sabendo o que virá no fundo do seu barálho. E as cartas de limpeza (proteção contra o que lhe fazem) também servem para comprar mais cartas durante a sua rodada. Mas o manual (ou a minha cabeça) não ajudou para fazer com que possamos aproveitar o jogo.
Sobre esta série de mini-reviews:
Esses reviews vão ser sempre baseados em primeiras impressões, pois é justamente como gostamos de jogar por aqui: se o jogo é muito bom, jogamos mais vezes; se não encanta de primeira, é vendido/trocado. Preferimos buscar jogos que nos encantam já na primeira tentativa do que investir tempo e experiências tentando descobrir se aprenderemos a gostar de um jogo que não se demonstrou inicialmente promissor. A vida é curta!