Altiplano é um "jogo ruinzinho do qual gosto muito!"
Em outras palavras, é um daqueles jogos que "em teoria eu não deveria gostar, mas gosto."
Seguem algumas regras adicionais em beta para acelerar a partida, criar interação entre os jogadores e adicionar eventos. (Que são algumas coisas que sentimos faltar no jogo)
O arquivo será postado também nos arquivos da Ludopedia.

Altiplano
1) Regras para jogo interativo
por Patanga Cordeiro
a) Escambo
Os habitantes da região do lago Titicaca muitas vezes se especializam em tarefas de acordo com a sua região ou tipo de solo, dependendo do escambo com seus vizinhos e cidades vizinhas para conseguir outros bens, tipos de alimentos e serviços.
Durante a fase de planejamento, todos os jogadores podem trocar produtos e cartas entre si. Esses bens podem estar alocados no tabuleiro em qualquer parte ou no caixote. A negociação é livre, inclusive trocando cartas de missão, cartas de bônus e pedidos em aberto. Havendo a presença de mais jogadores no mesmo local, todos podem participar da negociação em conjunto.
Ao trocar produtos, se você der um(ou mais) produto(s) que está(ão) no seu tabuleiro, o(s) bem(ns) que receber irá(ão) para o seu tabuleiro. Se der um produto do seu caixote, o que receber irá para o seu caixote também. Se der um produto do seu armazém, o que receber irá para o seu armazém.
Tiles de extensão (que são profissões aprendidas e não podem ser esquecidas), pontos e pedidos/missões já completos não podem ser trocados.
Variante temática: limitar a troca para a fase de ações, e para apenas quando dois jogadores se cruzarem nos seus caminhos (não precisa parar no mesmo local).
b) Invasão espanhola (nota: é preciso testar mais esta variante)
Os europeus invadem as terras e demandam forçosamente suas riquezas naturais, ferindo o povo, trazendo novas doenças, mas também uma nova cultura e uma nova língua com a qual os nativos podem se comunicar entre si e com o mundo.
No início de cada rodada, um dos jogadores joga um dado.
Se o número 1 sair, há uma invasão espanhola, e eles exigem uma prata de cada jogador. Ela deve ser retirada nesta ordem: 1) do armazém. Se não houver, 2) do tabuleiro do jogador. Se não houver, então 3) do seu caixote. Se não houver, 4) da sua bolsa. Se não houver, 5) são retirados da montanha, e esse jogador também perde uma extensão/profissão (incluindo a inicial) para a varíola ou gripe, mais um recurso, na seguinte ordem de prioridade: vidro/tecido/minério/lã/cacau/pedra/madeira/milho/alpaca/peixe/alimento,
na mesma ordem acima para definir o local de sua retirada. Peças removidas retornam à caixa do jogo. O número um não pode ser o evento em duas rodadas seguidas.
Se o número 2 ou 3 sair, é possível negociar com os espanhóis, e os jogadores podem trocar um único produto do seu tabuleiro pessoal (exceto alimento) ou uma carroça por uma moeda. O produto é descartado fora do jogo.
Se o número 4 ou 5 sair, a terra abençoa os jogadores com um novo veio de minério de prata, e um número de prata igual ao número de jogadores retorna dos espanhóis ao estoque na montanha.
Se o número 6 sair, todos os jogadores ganham 1 moeda, devido ao comércio maior na região.
2) Regras para acelerar o jogo
Ordem do turno
A vida flui normalmente, e os habitantes podem escolher a hora mais propícia para cada atividade
Não há ordem do turno. Os jogadores jogam simultaneamente, podendo inclusive combinar a ordem para algum benefício mútuo. Quem chegar num local antes tem a vantagem de poder fazer a ação antes.
Encurtando o jogo
O editor do Altiplano, Stefan Malz, propôs uma variante:
1) Cada jogador recebe em adição ao setup inicial e materiais de sua profissão: uma segunda carroça (retirada da Vila), uma moeda, e uma comida.
2) Todos os jogadores começam com o marcador de Estrada no nível 5.
3) As seguintes extensões são removidas do jogo:
"Coloque, opcionalmente, 1 moeda ao invés de 1 alimento no campo de ação de movimento durante a fase 2. Caso o movimento seja realizado, a moeda é devolvida ao estoque" (categoria B);
"Receba 1 lã ou 1 cacau por 1 peixe (Porto)" (categoria C); e
"Pague 3 moedas para receber 1 prata ou 1 vidro (Mercado)" (categoria C).
Publicação original no BoardGameGeek
Tradução por Ventura: https://ludopedia.com.br/topico/30319/altiplano-variante-proposta-pelo-editor-do-jogo incluído aqui para ajudar a divulgar a variante
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(nota: a cidade de Cuzco já foi chamada El Dorado)