Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2626147/fortune-favors-wise-board-or-bust-review
*** DIVULGAÇÃO: Esta cópia de Wisdom of Solomon foi fornecida pela editora gratuitamente para minha opinião sincera.***
“Quando o justo tem autoridade, o povo se alegra; mas quando o ímpio domina, o povo chora”. - Provérbios 29:2
O rei Salomão reinou sobre o reino de Israel durante sua idade de ouro. Ele ordenou tributos dos vizinhos de Israel, expandiu as fronteiras de Israel, construiu estradas e fortalezas, manteve a paz dentro da terra e (talvez o mais famoso) construiu o templo em Jerusalém. Em
Wisdom of Solomon, os jogadores atuam como governadores de Salomão, enviando trabalhadores para reunir recursos, construir estruturas e expandir a influência de Salomão no Reino. O jogador que obtiver o maior número de Favores até o final do jogo será coroado o vencedor. Boa sorte!
Designer: Philip du Barry
Editora: Funhill Games
Número de jogadores: 1-5
Tempo de jogo: 30-75 minutos
Preparação
Primeiro, cada jogador deve pegar um conjunto de peças individuais. Coloque os cubos de recursos ao lado do tabuleiro, junto com seus rótulos. Embaralhe as peças de escassez e compre um número específico de acordo com o número de jogadores. Essas peças de escassez são colocadas sobre seus locais correspondentes na parte do mapa no tabuleiro. O mercado recebe alguns cubos de recursos, mais uma vez, com base no número de jogadores. Embaralhe as peças do templo viradas para baixo e coloque uma peça em cada quadrado vazio na área do Templo do tabuleiro. Embaralhe as cartas de construção e coloque uma virada para cima ao lado de cada marcador de bônus no lado superior esquerdo do tabuleiro. Embaralhe as cartas da sorte e distribua 2 para cada jogador. Cada jogador escolherá uma e descartará as outras. O jogo está pronto para começar!
Jogabilidade
Wisdom of Solomon é um jogo de alocação de trabalhadores. Cada rodada é um ano, onde os jogadores se revezam colocando um trabalhador em um espaço no tabuleiro do jogo ou em uma carta de construção que possuam. Após cada jogador ter colocado todos os seus trabalhadores, a manutenção de fim de ano ocorre. O jogo termina quando alguém colocou todas as suas casas personalizadas no mapa ou adquiriu a última peça do templo, completando assim o Templo de Salomão. O jogador com mais Favor no final do jogo vence!
Existem seis áreas de ação no tabuleiro de jogo para onde um jogador pode enviar seus trabalhadores. Vejamos cada área.
O Mercado - Compre e/ou venda até três recursos no total. Não há dinheiro neste jogo; os recursos são comprados com pontos de Favor. Depois de fazer sua ação aqui, você pode jogar uma carta da sorte.
O Comerciante - Troque um recurso por quaisquer outros dois recursos disponíveis nas pilhas de suprimentos de recursos. Após a negociação, você pode jogar uma carta da sorte.
O Levita - Construa parte do templo entregando um recurso de ouro e cobre ou um recurso de pedra, madeira e comida. Para cada outro trabalhador que foi colocado no espaço de ação Levita, você também deve pagar um recurso adicional de sua escolha. Depois de pagar o custo, você ganha uma peça de templo e uma carta de sorte.
O Capataz - Novos edifícios podem ser adquiridos aqui. Os edifícios dão bônus ou abrem novos espaços de ação para o proprietário usar. Para construir um edifício, você paga os recursos mostrados nas cartas de construção na parte superior esquerda do tabuleiro. Quando você constrói um edifício, os jogadores também colocam uma casa personalizada em qualquer espaço aberto no mapa e também podem adicionar uma estrada ao mapa, se disponível.
A Terra de Israel - Toda a metade direita do tabuleiro é a Terra de Israel. Cada local produz um tipo de recurso diferente. Você pode colocar em qualquer espaço aberto que: contenha uma de suas próprias alfândegas ou não contenha a alfândega de um oponente. Se você colocar em um local que inclua uma de suas casas personalizadas, também obterá recursos de qualquer local conectado a ela por estradas.
Os Bônus do Lugar Santo - Existem quatro bônus diferentes que podem ser usados a qualquer momento por qualquer jogador. Para usar um desses locais, você deve colocar todos os trabalhadores restantes no espaço de ação. Esses locais também não podem ser usados se houver apenas uma pessoa colocando trabalhadores. Assim, em um jogo de 4 jogadores, até 3 desses bônus podem ser escolhidos a cada rodada. Os bônus são: Compre 3 cartas da sorte, escolha qualquer oponente com pelo menos 7 recursos para dividi-los com você, pegue 1 recurso exótico (selvagem) e ganhe 8 favores, ou pegue 1 recurso de ouro, cobre, pedra, madeira e comida.
Quando o ano termina, o jogo passa por uma rápida fase de manutenção. Nesta fase, os mercados de recursos e construções são redefinidos e o token de jogador inicial passa para quem colocou primeiro em um espaço de lugar sagrado. Se o jogo não terminou, um novo ano começa.
Componentes
Na caixa há: 15 fichas de escassez, 20 fichas de templo, 51 cubos de recursos, 6 fichas de rótulo de recurso, 15 peças de estrada de madeira, 28 cartas de construção, 24 cartas de fortuna, 5 fichas de favor, 1 ficha de jogador inicial, 1 tabuleiro principal, 5 conjuntos de peças de jogador, 15 peças de modo solo, 1 saco de peças de pano. Os componentes deste jogo são decentes. Nada parece barato, mas ao mesmo tempo nada parece luxuoso. No tabuleiro principal, a arte é realmente simplista e, honestamente, um pouco chata. Nas cartas, porém, a arte é muito detalhada. As cartas de construção são ilustrações totalmente coloridas, e as cartas da sorte usam mais um estilo de carvão preto e branco.
Considerações Finais
Wisdom of Solomon foi um jogo muito interessante para jogar e revisar. Ao jogar, e com base no esquema acima, você tem a sensação de que já jogou esse jogo antes. Do ponto de vista da jogabilidade, este é uma alocação de trabalhadores bem mediano. Não é ruim, mas também não me empolgou. Ele tenta fazer algumas coisas diferentes, mas elas também parecem complicadas. Como o aspecto de rede na seção do mapa no tabuleiro é complicado sem motivo aparente. Tenho certeza de que o motivo é o equilíbrio, e não sou designer de jogos, mas o conjunto de regras para essa parte em particular tive que ler várias vezes para que funcionasse. Eu acho que este será um produto de nicho em um mercado já de nicho. Quando criança, cresci em uma família religiosa, mas meus pais nunca foram rigorosos com os filmes ou livros que eu lia. Quando vou à minha loja de jogos local, muitas vezes os jogos envolvem batalhas/lutas ou magia que eu sei que para algumas famílias pode ser realmente desanimador. Este jogo é completamente seguro para toda a família. Bem, pelo menos para uma família cristã. A maioria das cartas tem escrituras nelas, embora pareça que a tradução usada não seja a mais fácil para crianças mais novas entenderem. Se você é uma família cristã que gosta de jogar jogos de tabuleiro, recomendo que você confira este jogo porque acho que jogos de tabuleiro religiosos, bem feitos e modernos são difíceis de encontrar. Se você não tem vínculos com o cristianismo, acredito que ficaria mais feliz com outros jogos de alocação de trabalhadores no mercado.
Por Jeremy Crawford (jcrawford92)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.