Nossa primeira análise na Ludopedia foi publicada em setembro de 2020. Desde então, foram mais de 60 resenhas de diversos gêneros de jogos de tabuleiro. Esta minissérie vai “revisar o review” das seis primeiras dezenas e indicar o que ficou e o que foi embora do nosso acervo (e o porquê). Vamos lá:
Kanagawa, um tabuleiro para pintar o Japão
Status: no acervo
Esse vê mesa sempre e é um dos queridinhos com temática japonesa. A mecânica simples de pegar cartas e escolher o lado agrada muito e é fácil de ensinar.
***
Taco Gato Cabra Queijo Pizza, um pega-pega em formato de cartas
Status: no acervo
Taco Gato rende tantas partidas que incluímos a versão flip (com as cartas “viradas de costas”) e a Taco Chapéu Bolo Presente Pizza no acervo. O jogo original tem várias cartas promo, incluindo a querida capivara.
***
Zurvivors Cooperação, fuja de zumbis combinando cartas
Status: no acervo
Zurvivors Coop veio do financiamento coletivo, com uma jogatina tensa e bem amarrada. Pena que sempre é esquecido em listas de recomendação para 2 jogadores por aí…
***
No Thanks!, um jogo de (evitar) cartas
Status: no acervo
Esse clássico jogo de cartas é ideal para apresentar a novos jogadores ou aquela partidinha rápida antes de um tabuleiro maior. Só não vê tanta ação porque roda melhor com mais jogadores na mesa.
***
Survive, um jogo para escapar da Atlântida
Status: no acervo
Responsável por muitas tretas em jogatinas, Survive mantém o status de clássico. Jogamos sempre com a expansão do golfinho, que permite usar melhor os resultados dos dados.
***
Misty, um card game de desenhos na janela
Status: no acervo
Um simples jogo de draft com um tema peculiar. Misty, talvez pelo tema, sai da estante em dias chuvosos para aquela jogatina preguiçosa em cima da cama.
***
Colt Express, um bangue-bangue em tabuleiro 3D
Status: no acervo
Esse é tão querido que ganhou várias expansões. Além de ficar maravilhoso em cima da mesa, coloca aquele caos gostoso nas partidas. O Colt Express com a expansão da carruagem é a combinação perfeita.
***
Bunny Kingdom, um tabuleiro para coelhos dominarem
Status: no acervo
Mais um jogão (literalmente) de draft com controle de área. A mistura das mecânicas casou muito bem e permite partidas épicas. Sem falar que fica lindo com as miniaturas fofas de castelos com torres de cenoura.
***
Bunny Kingdom In the Sky, uma expansão celestial
Status: no acervo
Se o base não bastar, a expansão Bunny in the Sky melhora o que já era ótimo. Mais recursos, mais áreas, mais bônus, mais cartas (e mais espaço ocupado na mesa). ótimo para jogar com jogadores mais experientes.
***
Kariba, um card game de assustar animais
Status: no acervo
Tem jogo que conquista pelas miniaturas, pela quantidade de componentes e pela complexidade. Kariba entrega a sutileza. Um jogo simples, com ótimo design e um lago (o baralho) que vai “secando” durante o jogo. Um card game refrescante de jogar.
***
Confira as outras partes publicadas dessa minissérie:
***
O Compilado é uma publicação semanal construída com histórias e dicas (novas e consagradas) para agradar quem é curioso. Mas traz também análises sobre jogos de cartas e tabuleiros, novos e antigos. Assine nossa newsletter, leia reviews, comente, apoie o conteúdo e conheça o perfil no Instagram.