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As Civilizações e os Ancestrais.

Imperium: Clássicos
  • avatar
    Bombardium13/10/22 12:30
    avatar
    Bombardium
    13/10/22 12:30
    1143 mensagens MD

    Como um pessoal aí sabe, jogos de civilização são meu tema favorito. Mas como é difícil acertarem a mão nesse tipo de jogo.

    Ou a duração fica muito longa, e maçante pra vários jogadores (normalmente não pra mim, mas ninguém joga esse tipo de jogo solo); ou ele fica muito curto e raso demais pro que deveria ser um jogo de Civ (olhando pra você, Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer, quem quiser ler já escrevi sobre ele aqui).

    Mas eu curto bastante a ideia de estar desenvolvendo a minha Civilização do 0, e negociando, tretando, construindo e desenvolvendo em busca dos meus pontinhos. E não tinha como Imperium - tanto o Imperium: Clássicos quanto o Imperium: Lendas – passarem longe do meu radar. Note que todas as iterações desse jogo podem ser jogadas entre si. Não existe “jogo base” e “expansão” aqui. Cada caixa só traz civilizações diferentes, e todos os componentes básicos para se jogar.

    https://opinionatedgamers.files.wordpress.com/2021/07/image3.jpeg

    O jogo roda em cima das cartinhas, e desenvolve bem a ideia da Civ.


    Imperium é um engine Building diferentão: cada baralho de civilização joga de uma forma diferente, e foca em coisas diferentes, e todos eles tem os eventos históricos daquela civilização bem representados dentro de seus respectivos baralhos. Tem gente que chama ele de Deckbuilding, mas sinceramente, você não tem controle total sobre as cartas que entrarão no seu baralho, então eu acho que tem elementos de DB, mas não o considero 100%.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/affa2_t74jz8.jpg

    Um dos jeitos de acabar com o jogo é acabar com o baralho de glória, e a carta Rei dos Reis dá um dos triggers de fim de jogo.


    O jogo possui vários critérios para término de jogo, e cada civilização ou é forte em um deles, ou é mais ou menos em dois deles, e isso gera partidas bem diferentes umas das outras. Mas o mais importante pra mim, eu acredito que ele tenha a duração “certa” pro que ele se propõe. Ele te dá o feeling de “desenvolvimento”, porque se você está jogando de China, por exemplo, você pode desenvolver partes diferentes da muralha, e todas elas te dão efeitos diferentes. Também há a representação do caminho e desenvolvimento que aquela civilização tomou.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/16117_t74jz8.jpghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e2c9a_t74jz8.jpg

    No exemplo, a carta dos Romanos que diz qual é a habilidade deles, o que faz você ganhar pontos extras no fim do jogo (população). Algumas das cartas da primeira parte do jogo, e importante: depois que a Civ se torna desenvolvida, ela ganha a possibilidade de desenvolver coisas que você fez no passado. Como por exemplo, a cidade de Roma.



    O jogo também possui as figuras históricas de cada civilização, o que deixa o tema bem colado no jogo e na carta principal da civilização, você consegue ter a noção do que ela precisa fazer para fazer pontos extras no final de jogo – basicamente ela te dá o caminho do foco da Civ.

    Ele é bem pegado na iconografia, mas ela é bem simples. Nada que atrapalhe a imersão ou o entendimento. O que pega mesmo nesse jogo é aquele esquema de jogo assimétrico padrão; existem Civs que vão quebrar as regras básicas do jogo, mas aqui isso foi feito de forma muito bem feita. Eu acho muito legal a ideia implementada de cartas que só podem ser desenvolvidas quando a civilização ainda é bárbara, e depois que ela se torna desenvolvida. Retrata bem o que aconteceu em Roma, Egito e outras civilizações durante esses períodos distintos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/e9998_187750_m.jpg

    A caixa é pequena e ela vem com um insert funcional e que as cartas cabem com sleeve, o que é um plus.



    A diferença das duas caixinhas que foram lançadas no Brasil é bem simples; a caixa do Imperium Classics basicamente te dá o jogo mais “vanilla”, eu a recomendaria pra quem nunca jogou nenhum Tableau ou Engine Building, as raças são bem mais de fácil entendimento. A caixa do Imperium Legends é mais viagem, tanto que tem até raças fantasiosas como Atlântida, Rei Arthur e sua corte, e as raças tem mecânicas beeeeeeeeeem diferentonas. Se for comprar uma só, tenha isso em mente. Eu comprei as duas porque o grupo pagou e nós é vida loca.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/e38eb_200676_m.jpeg

    É muita carta gente. É literalmente só carta.



    Eu recomendo Imperium pra você se você é aquele cara que gosta de jogo de Civilização, mas você não quer uma experiência rasa; tampouco tem tempo pra uma experiência 4x pesada como Clash ou TI. 


    Apesar de ele não ter todas as mecânicas que eu acho que um jogo de Civilização deveria ter (não tem negociação aqui por exemplo), ele consegue fazer o suficiente pra ser tratado como um jogo que deveria ser cogitado a compra.
     
     
    Agora falando sobre uma raça que está presente nos dois jogos dessa resenha, vamos pro segundo jogo:

    Teotihuacan é mais um jogo da escola italiana de euros dominada pelo Sr. Daniele Tascini (Criador dos As Viagens de Marco Polo e Marco Polo II: Ao Serviço do Khan, Tzolk'in: O Calendário Maia, Tekhenu: Obelisco do Sol, entre outros).



    O jogo é simples; a ideia é que o jogo é um rondel, e seus 3 dados são seus trabalhadores. Onde o dado que você está movendo parar, você faz a ação do local, e se tiver mais dados de sua cor naquela área, você faz a ação de forma melhorada.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/5c7bb_125891_m.jpg

    Espaço de ação de construção da pirâmide; iconografia tranquila, mas fica massante e pode gerar AP por causa da quantidade de coisas.


    E a complexidade do jogo está toda em cima disso: além de se mover pra melhorar a sua próxima ação, o seu dado sobe um número a cada vez que ele é utilizado. E quando um dado chega no 6, rola o que é chamado de “ascenção”: aquele trabalhador faz o jogo correr mais rápido, movendo a trilha de Eclipse e pode escolher um dos bônus possíveis pro jogador.

    E essa ideia de fazer o jogo correr mais rápido ou menos dependendo de como os jogadores jogam suas ações é sinceramente uma das minhas partes preferidas desse jogo. Além de você ter que ficar ligado no que os seus oponentes POSSIVELMENTE podem fazer, você tem que ficar de olho na trilha do Eclipse (um dos critérios de fim do jogo), porque o jogo tem mais de uma fase de pontuação. E o ideal é pontuar legal em todas elas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/55aae_125893_m.jpg

    Além dos Eclipses, se a pirâmide for completada, o jogo termina também.


    Equilíbrio aqui realmente é tudo.

    Tudo aqui tem que ser muito pensado e planejado a curto, médio e longo prazo, porque esse jogo pune, e se você fizer ações erradas tu paga bem caro.
    As ações aqui vão de ajudar a desenvolver a pirâmide de Teotihuacan, que é o elemento central desse jogo, como colocar decalques (decorá-la), desenvolver o cemitério deles, coletar recursos (como qualquer eurão de respeito) e também há a possibilidade de rezar nos templos menores e assim subir nas trilhas dos deuses assim ganhando mais recursos ou outros bônus.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ab0da_135600_m.jpeg

    Trilha dos templos (azul, vermelha e verde), cada uma com bônus bem diferentes.


    O jogo também tem um elemento de set collection que eu curto bastante; as máscaras podem ser juntadas pra gerar uma pontuação extra no final.

    https://i.etsystatic.com/20010265/r/il/a210e8/3565475336/il_fullxfull.3565475336_crn4.jpg

    São várias máscaras, e o negócio é tentar juntar a maior quantidade de máscaras diferentes.


    Recomendo Teoti pra quem curte um euro de médio pra pesado, com muitas possibilidades e nuances, e fiquem ligado que ele realmente pode se estender dependendo do seu amiguinho com AP que tu chamou pra jogar a primeira partida pra 4 (isso foi bem específico né?).
     
    Seja você um líder ou um ancestral, o ideal aqui é ficar de olho no que os seus oponentes estão fazendo. Se você der um deslize, o critério de vitória ou o turno/jogo já vai estar muito perto e pode ser tarde demais.



    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.

    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.

    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!

    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #quintou

    6
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    Comentários:

  • Rodrigo Deus
    2309 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus13/10/22 12:51
    Rodrigo Deus » 13/10/22 12:51

    Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer é bem ruinzinho mesmo. Controle de área disfarçado de jogo de Civilização.

    E sua opinião do 7 Wonders? Fiquei curioso.

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium13/10/22 12:56
    Bombardium » 13/10/22 12:56

    Rodrigo Deus::Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer é bem ruinzinho mesmo. Controle de área disfarçado de jogo de Civilização.

    E sua opinião do 7 Wonders? Fiquei curioso.

    Eu já fiz texto sobre o 7 Wonders também brother, tá aqui.
    Mas eu gosto de 7 Wonders. Ele é raso, mas é divertido pro que se propõe.

    2
  • Rodrigo Deus
    2309 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus13/10/22 13:01
    Rodrigo Deus » 13/10/22 13:01

    Bombardium::
    Rodrigo Deus::Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer é bem ruinzinho mesmo. Controle de área disfarçado de jogo de Civilização.

    E sua opinião do 7 Wonders? Fiquei curioso.

    Eu já fiz texto sobre o 7 Wonders também brother, tá aqui.
    Mas eu gosto de 7 Wonders. Ele é raso, mas é divertido pro que se propõe.

    Não acho ele tão raso em si, mesmo comparado a outros jogos. Já tive jogadores experientes em tanta coisa que se perderam tão feio em 7 Wonders que eu cheguei a me perguntar se a explicação tinha sido o problema, mas não foi.

    Vou lá ver, obrigado pelo link. Os 2 jogos do seu texto eu não joguei, vou procurar saber mais sobre.

    1
  • tpcordeiro
    1798 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro13/10/22 13:01
    tpcordeiro » 13/10/22 13:01

    Seus posts têm se tornado um padrão para mim. As 3 ou 4 últimas análises suas, qdo eu clico no link percebo "O primeiro jogo eu nunca joguei, o segundo jogo eu adoro" rs
     
    Comentando especificamente sobre o Teotihuacan, acho interessante falar sobre 2 pontos q não foram expostos e eu acho características fundamentais no jogo.
    Pelo lado positivo, a rejogabilidade. O jogo permite customizar várias coisas no setup, como as tecnologias, as pontuações finais dos templos, os bônus iniciais, os diversos tiles espalhados no tabuleiro, os blocos da pirâmide e, oq eu acho mais importante, a posição de 6 das 8 ações possíveis no rondel, dando uma variedade incrível e "quebrando estratégias" a cada nova partida.
    Pelo lado negativo, o set collection de máscaras q foi citado por vc, apesar de legal, é um consenso que é a estratégia mais fraca do jogo. Pode servir para dar uns pontos, mas quase impossível fazer dela a estratégia principal, como parece ser possível na explicação das regras. Mesmo com as expansões tentando dar um up nas máscaras, ainda assim não me parece uma estratégia vencedora, infelizmente. O Tascini poderia tê-las feito um pouco mais equilibradas em termos de pontuação e menos dependente da sorte dos tiles q aparecem.
    Mas isso não tira o mérito do jogo, que é excelente.

    2
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium13/10/22 13:13
    Bombardium » 13/10/22 13:13

    tpcordeiro::Seus posts têm se tornado um padrão para mim. As 3 ou 4 últimas análises suas, qdo eu clico no link percebo "O primeiro jogo eu nunca joguei, o segundo jogo eu adoro" rs
     
    Comentando especificamente sobre o Teotihuacan, acho interessante falar sobre 2 pontos q não foram expostos e eu acho características fundamentais no jogo.
    Pelo lado positivo, a rejogabilidade. O jogo permite customizar várias coisas no setup, como as tecnologias, as pontuações finais dos templos, os bônus iniciais, os diversos tiles espalhados no tabuleiro, os blocos da pirâmide e, oq eu acho mais importante, a posição de 6 das 8 ações possíveis no rondel, dando uma variedade incrível e "quebrando estratégias" a cada nova partida.
    Pelo lado negativo, o set collection de máscaras q foi citado por vc, apesar de legal, é um consenso que é a estratégia mais fraca do jogo. Pode servir para dar uns pontos, mas quase impossível fazer dela a estratégia principal, como parece ser possível na explicação das regras. Mesmo com as expansões tentando dar um up nas máscaras, ainda assim não me parece uma estratégia vencedora, infelizmente. O Tascini poderia tê-las feito um pouco mais equilibradas em termos de pontuação e menos dependente da sorte dos tiles q aparecem.
    Mas isso não tira o mérito do jogo, que é excelente.

    Olha, eu concordo plenamente que fazer uma estratégia em cima do set collection é furada, pelo menos no jogo base (que foi só o que eu joguei). Nunca joguei nenhuma das expansões do jogo, e nem sabia que ele tinha tentado melhorar esse aspecto.
    Mas sim, a rejogabilidade dele é ótima. Eu tendo a não falar muito sobre isso porque se o jogo for daqueles que você joga e "descarta", eu nem nunca joguei (pelo menos grande parte). Eu não curto esse tipo de jogo, então normalmente acabo não citando esse aspecto mesmo.

    0
  • Zargon
    87 mensagens MD
    avatar
    Zargon13/10/22 15:06
    Zargon » 13/10/22 15:06

    Texto muito bom! parabéns!

    Vou dar meu pitaco que ninguém pediu por que sim:


    Imperium: Que jogo bonito, gostei da arte. O Preço (pelo menos aqui) está bem salgado, mas vou ficar de olho nele. Gosto de jogo de civilização mas para mim poucos jogos podem passar de duas horas, então gostei desta alternativa...



    Teotihuacan: Esse jogo parece ser muito bom! quero muito jogar, pois ainda não conheço.

    2
  • DennysPatrick
    40 mensagens MD
    avatar
    DennysPatrick13/10/22 15:07
    DennysPatrick » 13/10/22 15:07

    Como é a interação entre os jogadores nesses dois jogos? Multiplayer Solitaire?

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium13/10/22 16:59
    Bombardium » 13/10/22 16:59

    DennysPatrick::Como é a interação entre os jogadores nesses dois jogos? Multiplayer Solitaire?

    Imperium tem um dos jeitos de acabar com o jogo que é acabar com as cartas de revolta. Se o stack de cartas de revolta acabar, o jogo termina imediatamente, e vence quem tem menos cartas de revolta em seus baralhos.

    Não preciso dizer que tem facção que foca em ganhar assim né.

    E tem raça, como os Vikings, que fez sua riqueza saqueando outros lugares, então aqui isso também tá bem representado. Além de que tem raças que fizeram história guerreando, então não tem como. Tem porrada, tem take that, tem ladroaria.

    Teoti é MS sim, apesar de ter aquela interação básica de quando você usar um local, se tiver um dado de outro jogador tu tem que pagar comida por esses trabalhadores que estão ali tampando, então pode ser chato lidar com isso sim.

    2
  • DennysPatrick
    40 mensagens MD
    avatar
    DennysPatrick13/10/22 17:26
    DennysPatrick » 13/10/22 17:26

    Bombardium::
    DennysPatrick::Como é a interação entre os jogadores nesses dois jogos? Multiplayer Solitaire?

    Imperium tem um dos jeitos de acabar com o jogo que é acabar com as cartas de revolta. Se o stack de cartas de revolta acabar, o jogo termina imediatamente, e vence quem tem menos cartas de revolta em seus baralhos.

    Não preciso dizer que tem facção que foca em ganhar assim né.

    E tem raça, como os Vikings, que fez sua riqueza saqueando outros lugares, então aqui isso também tá bem representado. Além de que tem raças que fizeram história guerreando, então não tem como. Tem porrada, tem take that, tem ladroaria.

    Teoti é MS sim, apesar de ter aquela interação básica de quando você usar um local, se tiver um dado de outro jogador tu tem que pagar comida por esses trabalhadores que estão ali tampando, então pode ser chato lidar com isso sim.

    Obrigado meu consagrado, Imperium ja entrou na wishlist. 
    Ótimo texto como sempre!

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