marioho::metelo imagino! Acho que o E&P permite muito que um jogador descole do resto da mesa se o pessoal descuidar. As respostas para essas situações muito provavelmente estão no próprio deck, mas aí depende de a carta girar e cair na mão de alguém que saiba ler a mesa.
Se a malemolência dos jogadores não for equilibrada, o esperto tem chance boa de descolar.
O próprio E&P tem a carta Sabotadores, que serve justamente pra adicionar essa nova camada de conflito permitindo descartar as cartas feitas por outros jogadores, coisa que o deck base não tem.
Em relação a quantidade de pontos eu não acho que a diferença seja relevante, pelo menos não a ponto de ser tão perceptível. Ambos os decks tem exatamente as mesmas cartas de itens, e mesmo que fossem diferentes as quantidades os itens disponíveis ainda são os mesmo e quantidade de pontos também. A única carta que me lembro que te dá pontos é a Royal Claim (que dá um ponto para cada clareira que vc domina). E tem algumas outras como a Brutal Tactics que dão ponto ao oponente para que vc tenha uma determinada vantagem.
O grande ponto dos dois, na minha opinião, é que o baralho base é mais agressivo, com cartas mais caras e com efeitos mais fortes a curto prazo. Enquanto o E&P tem cartas mais baratas e com mais estratégias que se pagam a longo prazo, mas que se combinadas corretamente tornam a corrida pelos pontos extremamente mais fácil.
Eu gosto bastante do E&P por não fazer os jogos tão centrados nas proteções e também por te permitir algumas combinações no mínimo bizarras, como por exemplo deixar a Aliança se mover independente de quem domina a clareira.