Post original: https://www.boardseyeview.net/post/templari
Tematizado em torno dos Cavaleiros Templários,
Templari de Michael Schacht é realmente um jogo abstrato de licitação de coleção de conjuntos para 3-5 jogadores. É publicado pela Igiari com arte de Noboru Sugiura.
O jogo é jogado com um baralho de 30 cartas. Existem seis cores de cartas e o baralho é composto por três cartas numeradas de 0 a 9. Todos os jogadores começam com 12 moedas. Em cada uma das 15 rodadas, os jogadores estão apostando para ganhar o par de cartas que são viradas do baralho embaralhado. Você quer coletar o maior número possível de cartas de uma cor porque a pontuação final do jogo é a seguinte: você ganha 1 ponto por 1 carta de uma cor; 3 para 2 cartas; 6 para 3; 10 por 4; e 15 pontos se você tiver todas as cinco cartas de uma cor específica.

As moedas formam um sistema fechado: o lance vencedor é dividido igualmente entre todos os outros jogadores (qualquer restante é transportado para adicionar ao próximo leilão). A primeira diferença é que as cartas que você ganha restringem os números que você pode licitar posteriormente, porque você não pode fazer um lance que termine com esse número. Assim, por exemplo, se você ganhar cartas com 0 e 1, você não pode fazer um lance de 1, 10 ou 11. Como você pode ver, quanto mais sucesso você tiver em lances vencedores, mais difícil será para você licitar em lances subsequentes.
Essa não é a única diferença. Não é apenas o mecanismo de recuperação que aparece à primeira vista. Isso porque quando um lance vencedor termina com um número detido por um ou mais jogadores, são esses jogadores que recolhem ou dividem entre eles o produto dessa venda...
Essas regras simples criam um jogo de lances altamente interativo, no qual os jogadores podem licitar com inteligência sabendo quais contrapropostas são barradas para outros jogadores, mas também, talvez, evitando fazer lances que enchem os bolsos de determinados jogadores. Há um bônus de fim de jogo por terminar com mais dinheiro, mas são apenas dois pontos, então é sempre melhor coletar conjuntos...
Mesmo que seja jogado em 15 rodadas,
Templari joga rapidamente. As jogadas por aqui levaram de 20 a 30 minutos. Preferimos o jogo com cinco jogadores e, para ser honesto, é apenas o fato de ele vir com 60 em vez de 72 moedas que impede você de adicionar um sexto jogador. O jogo é na verdade uma reimplementação ligeiramente modificada de
Don (Queen Games) com tema da máfia de 2001 e do
Serengeti: A Race For Life com tema africano (AbacusSpiele), ambos com seis jogadores, então se você substituir algumas outras moedas, isso também seria uma opção para Templari.
E se você está procurando mais, as regras sugerem uma variante onde no início de uma rodada os jogadores vão ao redor da mesa decidindo se vão ou não trocar uma carta com outro jogador. Esta é uma troca não consensual forçada. A licitação só começa quando todos os jogadores trocaram ou passaram a opção de troca. A penalidade por trocar é que qualquer um que forçar uma troca é excluído do lance nessa rodada... A regra de troca adiciona mais interação do tipo "Toma Essa" e estende o tempo de jogo, mas se você quiser, é uma opção que vale a pena explorar. Torna-se ainda mais tático se você for à mesa trocando somente depois de revelar as cartas a serem ofertadas naquela rodada...
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Traduzido*** por
Vania Telles
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