Post original: https://www.boardseyeview.net/post/panorama
Recentemente, apresentamos
Between Two Castles of Mad King Ludwig aqui no Board's Eye View.
Panorama, da Sparkworks, usa mecânicas muito semelhantes, mas em vez de adicionar salas aos castelos, você constrói uma imagem panorâmica da paisagem.
O jogo de Alex Wynnter é jogado em duas rodadas - uma fase de Crepúsculo e uma fase de Amanhecer. Em cada um, os 3-6 jogadores recebem uma mão de cartas da qual escolhem uma para jogar e contribuir para um quadro panorâmico à sua direita ou esquerda. Eles então passam suas cartas para o vizinho e repetem a seleção. Assim como em
Between Two Castles of Mad King Ludwig e seu antecessor
Between Two Cities, os jogadores estão todos contribuindo para os quadros em cada um de seus lados, então Panorama é um jogo semi-cooperativo; você e seu vizinho à esquerda têm interesse em maximizar a pontuação para o panorama que ambos compartilham, e da mesma forma com o jogador à sua direita. Todas as cartas pontuam por seu relacionamento com outras cartas no quadro; por exemplo, estar adjacente a uma árvore ou não estar adjacente a um animal. Além disso, existem quatro fichas de Prêmio (retiradas aleatoriamente das 10 na caixa). Isso dará pontos extras para os panoramas que atendem aos seus requisitos específicos (por exemplo, mais ou menos raposas).

A única limitação no posicionamento da carta é que a altura da paisagem de fundo deve estar alinhada com a carta que você está colocando. Isso pode significar que você pode não ter uma jogada legal aberta em qualquer um dos lados. Se isso ocorrer, você pode jogar qualquer carta virada para baixo, onde se torna um sinal de Proibido Caçar. Existem até circunstâncias em que isso contribuirá para a pontuação de um panorama mais do que uma carta virada para cima.
As fases Crepúsculo e Amanhecer jogam de forma semelhante, mas as cartas são diferentes. Quando você tiver jogado as duas fases, os jogadores terão quatro panoramas para os quais pontuarão. O vencedor é o jogador que tiver o maior total para todos os quatro panoramas, incluindo as peças de Prêmio.
O destaque de
Panorama é a bela arte de Dann May. Quando você termina um jogo, você realmente acaba com algumas paisagens panorâmicas soberbas! Panorama é mais simples e mais fácil de aprender e jogar do que qualquer um dos jogos Between Two..., por isso torna-se um jogo família muito acessível. Há um pouco de iconografia para aprender, mas é óbvia e intuitiva. Como o jogo é simultâneo, o jogo se adapta bem a contagens de jogadores mais altas - na verdade, descobrimos que nossos jogos de cinco e seis jogadores eram de fato mais rápidos do que nossos jogos de três jogadores porque começamos cada fase com tamanhos de mãos menores e porque, se você joga, permite a discussão entre pares cooperativos e depois jogar com quatro ou mais significa que todos podem discutir primeiro com o jogador à sua esquerda e depois com o jogador à sua direita, para que não haja tempo de inatividade. Se você permitir a discussão, recomendamos fazer isso apenas depois que todos os jogadores selecionarem a carta que eles escolheram.

As regras incluem uma variante de dois jogadores e uma variante solo, ambas envolvendo um desafio de otimização com jogadores selecionando cartas viradas para cima para terminar com um panorama de 10 cartas. Ambos são muito jogáveis, mas, para nós, Panorama está no seu melhor com quatro ou mais jogadores.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.