Post original: https://www.boardseyeview.net/post/diabolik-heists-and-investigations
Diabolik: Heists and Investigations é um jogo de movimento oculto e dedução para duas equipes que pode ser jogado por 2-4 jogadores. Com tema e visual inspirados na série de quadrinhos criada em 1962 por Angela e Luciana Giussani, o jogo foi desenvolvido por Luca Maragno com arte de Matteo Buffagni. Diabolik é publicado pela Ares Games, DAM Things! e Pendragon Game Studio.
A mecânica de movimento oculto sustentou muitos jogos conhecidos, e os fãs de
Fury of Dracula (3ª Edição), em particular, encontrarão vários paralelos em Diabolik, mas o que diferencia este jogo é a interação entre as duas equipes através do gerenciamento de mãos e seleção de ação, garantindo que cada partida seja altamente estratégica, bem como tenso e emocionante.
O jogo vem com um cenário introdutório para permitir que os jogadores se familiarizem com as regras de movimento, o que é uma boa ideia, mas você provavelmente não vai querer jogar até o fim: a menos que um dos lados tenha sorte, pode demorar muito tempo. O passo para o jogo completo não é muito drástico, então algumas pessoas podem preferir pular direto de qualquer maneira.
No jogo completo, a equipe criminosa tem três assaltos alinhados e vence se conseguir completar dois deles. Enquanto isso, a equipe da polícia tentará seguir as pistas relacionadas a esses assaltos, ao mesmo tempo em que rastreia os criminosos para aumentar o nível de perigo para eles. Se eles puderem fazer o suficiente para aumentar o nível de perigo, os criminosos serão frustrados e a polícia vencerá.
A partir do título, você pode pensar que o tema soa sombrio ou mesmo demoníaco, mas esse certamente não é o caso: não há nem morte em
Diabolik, pois os personagens só são feridos. O tema é bem conduzido, mas é uma pena que a equipe da Polícia seja descrita nas regras inglesas de maneira um tanto inconsistente como 'Oficiais de Polícia', bem como o termo frustrante de gênero 'Policemen'. Isso torna difícil descobrir quais regras (e quais cartas) se aplicam aos personagens principais da Polícia, ou seus subordinados, ou ambos.
O jogo vai e vem, com os criminosos fazendo progressos rápidos em um minuto e então a Polícia fazendo um grande avanço no próximo. É difícil dizer quem vai ganhar, e nada é garantido até o final... Isso mantém os jogadores totalmente envolvidos e atentos o tempo todo, mas torna difícil prever quanto tempo o jogo vai demorar.
Há emoção do início ao fim, mas esteja avisado que os primeiros jogos podem ser atormentados por consultas de regras e mal-entendidos fatais que podem facilmente arruinar tudo em um jogo que depende da adesão precisa às regras. Os baralhos de 48 cartas disponíveis para cada equipe garantem reviravoltas brilhantes, mas criam exceções complicadas às regras normais que são difíceis de resolver, mesmo com a útil seção de perguntas frequentes. Uma versão online seria brilhante, eliminando a dificuldade de preparação e permitindo que os jogadores se concentrem no que importa. No entanto,
Diabolik é um jogo muito bem desenvolvido e os jogadores que se esforçam para aprendê-lo logo superarão os desafios administrativos e desfrutarão de enganar uns aos outros.
Review by Matt Young
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.