Post original: https://www.boardseyeview.net/post/cytress-26-4
Em
Cytress, o designer Sean Lee e a editora Tress Games criaram um mundo cyberpunk cativante para um jogo profundamente temático que retrata uma distopia emocionante.
O tabuleiro modular consiste em um mini-mapa hexagonal que representa o próprio Cytress. Ao redor dessas peças há quatro tabuleiros de missões representando as facções de Cytress lutando pelo poder, um tabuleiro 'Underbelly' na parte inferior e a impressionante 'Stratos Floating City' - uma torre de vários níveis que se eleva acima da mesa. Todas as peças do tabuleiro estão interligadas de forma inteligente, permitindo que a área de jogo encolha e se expanda de acordo com a contagem de jogadores.

Cada um dos 2-5 jogadores começa como um 'Rover', procurando escapar da rotina de Cytress para a cidade flutuante de Stratos, no entanto, as jornadas são variadas e seu 'Lifepath' se desenvolverá de maneira bem diferente dos jogadores concorrentes. Um Lifepath é marcado por 'tabuleiros de líderes' individuais que o jogador adiciona ao longo do jogo. As adições a esse mecanismo de recursos obrigam as táticas e decisões de cada jogador a se desviarem distintamente umas das outras. Essas adições vêm na forma de cartas de missão que são coletadas na terceira das quatro fases da rodada…

As rodadas são muito diretas: as fases um e dois ('Ganhe Suprimentos' e 'Espalhe Influência', respectivamente) são processos rápidos para obter recursos de renda. A primeira dá ao jogador uma quantia imediata e previsível de renda, a segunda permite que os jogadores escolham um aumento de renda de um tipo específico de sua escolha. A quarta fase é uma preparação antes da próxima rodada, mas é na terceira rodada que toda a ação realmente acontece...
Cada jogador tem três naves para escolher enviar seus 15 tripulantes (1 de cada vez) em incumbência ou missões - não é uma decisão fácil!
Cytress é dividida em quatro facções, cada uma operando com um tipo diferente de renda. Os jogadores são livres para enviar quantas naves tiverem para qualquer facção, desde que possam pagar a taxa de recurso relevante. As missões acontecem em Cytress, então, quando o custo é pago, os jogadores colocam um membro da tripulação em um hexágono correspondente de sua escolha e assumem uma missão de facção: ganhando assim uma carta de missão para seu Lifepath.

As missões consistem em várias tarefas sombrias, como 'Terminar um Hooligang' ou 'Abduzir um Rover' etc, e missões desse tipo custam menos. Da mesma forma, completar três missões de qualquer tipo contra uma única facção concede a você a oportunidade de 'Encontrar um Executor' no Underbelly - ao fazer isso, um jogador ganha automaticamente pontos de prestígio e torna as missões futuras mais caras para a facção correspondente. Além disso, no Underbelly, os jogadores podem encontrar um Loan Shark para ganhar recursos sob o risco de perder pontos de prestígio no final do jogo. Você também pode encontrar um Mercador para converter recursos, em proporções que aumentam de acordo com o Lifepath do jogador.

Do outro lado do tabuleiro, os jogadores podem decidir que têm reputação suficiente para encontrar um 'Stratollite'. A qualquer momento, cinco Stratolites são acessíveis (uma mecânica de entrada e saída é utilizada a cada rodada), permitindo que os jogadores construam túneis de Cytress. Os tubos podem ter de 1 a 3 seções de tamanho (com os respectivos custos de recursos) e cada Stratolite ditará qual hexágono de facção o túnel pode ser construído e qual recurso deve ser usado para financiá-lo. Atender à demanda estipulada permitirá ao jogador um movimento adicional no final da rodada, mas, ainda mais importante, eles podem mover um membro da tripulação de Cytress para Stratos. Existem três níveis de Stratos, que correspondem aos três comprimentos de tubo - à medida que cada um aumenta, aumenta a quantidade de pontos de prestígio e recompensas de recursos para os primeiros membros da tripulação a chegarem lá. Se um jogador não puder cumprir a estipulação dos Stratolites, ele pode encontrar um 'Netprowler' que permitirá a construção de tubos em qualquer hexágono de facção e com qualquer recurso; a penalidade é a perda da ação bônus no final da rodada.

Quando o último tubo do suprimento é construído em
Cytress, o fim do jogo é acionado e todos os jogadores têm apenas o que resta dessa rodada para alcançar suas ambições. A pontuação não é apenas fortemente afetada pelo número de tripulantes que você conseguiu entrar em Stratos, mas também pelo número de tripulantes que você deixou em Cytress para proteger seus tubos - assim, este jogo de construção de combos e colocação de trabalhadores traz consigo um controle de área surpresa; aspecto que os jogadores ignoram em perigo!
Cytress é um bom jogo capturado dentro de um mundo de fantasia ambicioso. A história e a visão de Sean Lee aparecem fortemente em todos os elementos da jogabilidade, desde o design e nomes dos personagens, até economias e disputas localizadas; até mesmo o layout do tabuleiro é fortemente reminiscente de uma graphic novel, com uma visão de Cytress abaixo e as atividades das facções previstas nos tabuleiros.
A jogabilidade é direta e adoro o sistema de pontuação que cria um ato de equilíbrio profundamente temático: devo enviar toda a minha equipe para Stratos e perder influência em Cytress ou devo defender meus túneis de acesso, mas não conseguir enviar minha equipe para uma vida melhor? É um verdadeiro enigma para um líder de facção em ascensão!

Não há dúvida de que Sean Lee tem uma grande visão para o mundo de Cytress e o jogo acompanha isso - no protótipo que jogamos, a arte de Tom Hutchings e Quillsilver é um ótimo exemplo disso: é distinto, imersivo e crível, e os gráficos e ilustrações acrescentam muito à presença mundial, mas deixam o tabuleiro muito poluído. Os ícones podem ser difíceis de identificar, o texto difícil de ler e algumas cores podem causar confusão sobre sua finalidade. Além disso, algumas atividades do Underbelly parecem desequilibradas: não há recompensa de prestígio por ascender a uma especialização, mas sim por conhecer um Executor (o que requer o mesmo nível de trabalho). Uma vez que seus índices são aumentados, conhecer um comerciante vale muito mais a pena do que conhecer um agiota.

O Lifepaths como um construtor de combos é uma ótima implementação: as cartas se alinham muito bem, embora o marcador de recursos fosse complicado e muito pequeno. De fato, os hexágonos de Cytress também poderiam ser ampliados. Nossa cópia de demonstração foi pré-Kickstarter...
Cytress é claramente um grande passo à frente na realização da visão de Sean Lee, e espero que seu próprio Lifepath o leve a se tornar uma série de jogos e histórias cyberpunk completas que percorrem a estratosfera. O jogo foi ao Kickstarter em 26 de abril. Segue
link da campanha...
Review by Michael Harrowing
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.