Era uma noite quente de verão na Grécia antiga. No topo de uma colina, sábios olhavam o céu para entender o motivo pelo qual havia estrelas fixas enquanto outras se moviam. Pouco mais de 20 minutos a cavalo ao sul, lâminas eram afiadas com esmero, em uma técnica desenvolvida pelos pais dos avós de quem sabia que a diferença entre uma derrota e uma vitória estava em quão acerado suas espadas estavam. Já a leste, em um movimentado porto, dinheiro passava de mãos em mãos ao mesmo tempo que mercadorias e pessoas faziam a rota ao contrário, deixando poucos homens ricos e muitos sem liberdade. E a um mar de distância, estrangeiros erguiam barracas, alimentavam suas bestas e se preparavam para o inevitável. Mesmo sem saber, o destino de todos estavam nas mãos de quem comandava cada Cidade Estado. Sua prosperidade decidiria o futuro dos Helenos. Khôra Tá na Mesa!

Khôra: Rise of an Empire é um jogo de 2021 criado pela Head Quarter Simulation Game Club. De dois a quatro, com duração média de 75 minutos, em Khôra os jogadores devem desenvolver suas Cidades Estado, tanto no aspecto econômico quanto no militar e cultural.
- Nada a ver. Todo munto sabe que Kora é aquela personagem sem-vergonha, indecente e imoral do Avatar.

Como é ser uma pessoa que está sempre errada? E desta vez, duplamente! Primeiro sendo homofóbico com uma personagem ficcional de um mangá. Depois, Khôra que se refere ao jogo é um conceito da Grécia antiga que remete ao espaço fora das Polis (Nota do Casal Slovic 1: Polis é o nome dado as cidades na Grécia / Nota do Casal Slovic 2: Khôra também é um conceito filosófico criado por Platão, mas que não vem ao caso agora. Não é nada fácil de explicar). Khôra é um jogo onde lançamos dados e utilizamos seus resultados para realizar nossas ações.
Cada jogador vai desenvolver sua própria cidade, que são bem diferentes entre si. Enquanto Argos dá ênfase ao lado militar, Miletos é mais comercial, por exemplo. Em todos os sete turnos os jogadores jogam dois dados (Nota da Sra. Slovic: Com o avançar da partida é possível conseguir um terceiro). Cada resultado dá o direito de fazer uma ação. São sete ações possíveis, cada uma relacionada a um valor.
- Aí que burro. Dá zero para ele. Agora tem dado de sete lados?

Existe sim, mas não é usado no jogo. Somente dados padrões de seis lados. E saiba que há uma ação com valor nulo, igual a você, seu Zero a Esquerda! As ações são Filosofia, Cultura, Comércio, Militar, Política, Desenvolvimento e Legislação. Cada uma abre a possibilidade de crescer algum aspecto da cidade, seja comprando cartas, arrecadando moedas, crescendo a população ou acumulando pontos de filosofia.
O jogador não é obrigado a fazer a ação correspondente ao valor do dado. Ele pode livremente escolher uma de valor igual ou menor e pagar pontos de População para realizar uma maior. As ações são realizadas na ordem de seu valor, ou seja, as ações de menor valor são ativadas antes das outras. Então se o jogador escolheu Filosofia e Desenvolvimento, obrigatoriamente ele vai fazer a ação de Filosofia primeiro.

No início de cada rodada há é revelado um evento que acontecerá no fim do turno (Nota da Sra. Slovic: Para dar tempo dos jogadores se prepararem). Exceto pelo primeiro e pelo último, todos os eventos são aleatórios. Apesar de ter um aspecto militar bem presente e importante, não há batalha entre os jogadores. Os ataques ocorrem em cidades Persas e sempre são bem-sucedidos, pois para o jogador deve ter uma Força Militar maior que a indicada na cidade alvo.
No geral, Khôra é um ótimo jogo. Suas regras não tem segredo e são simples de entender. O turno é dinâmico, já que todos que escolheram a mesma ação fazem junto (Nota do Sr. Slovic: Exceto a Militar, pois o jogador que estiver na frente na Ordem do Turno escolhe onde atacar primeiro). Existem várias maneiras de se pontuar, seja com Cartas de Objetivo, avançando nas Trilhas Militar, de Cultura e Econômica, atacando os Persas, conquistando Marcos… As vantagens de cada cidade ajudam a definir uma estratégia, mas não se prenda a isso. Mesmo no poder de uma Polis beligerante, focar no comércio ou nas leis pode ser mais vantajoso.

E é isso aí, Shishô!