Por Asaf Fabbi
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1524253/deep-sea-adventure-drowning-your-friends-was-never
Um jogo divertido que é uma parte abusar da sorte, uma parte colaboração, e uma traição.
A história
Um grupo de pobres exploradores na esperança de ficarem ricos dirigem-se rapidamente para recuperar tesouros de algumas ruínas submarinas. Eles são todos rivais, mas os seus orçamentos os força a compartilhar um único submarino alugado. No submarino alugado, todos eles têm que compartilhar um único tanque de ar. Se não voltarem para o submarino antes de ficarem sem ar, perderão todo o seu tesouro. Agora é a hora de ver quem pode trazer para casa as maiores riquezas.
Preâmbulo
Eu honestamente não posso dizer se isso é uma crítica irônica sobre o socialismo ou apenas um pouco de diversão que deixa o jogo baseado em sorte, mas uma coisa é certa, é um grande jogo em uma pequena caixa. Peguei uma cópia do
Deep Sea Adventure só depois de tê-lo jogado com alguns amigos, já que ele passou voando (submerso?) abaixo do meu radar. A primeira coisa que notei foi que era uma caixa muito pequena, com poucos componentes, e a segunda coisa que notei foi que isso de forma alguma fez o jogo desinteressante.
A premissa básica neste jogo é de progredir a um ponto em que você pode reivindicar tesouro suficiente para vencer, mas também não acumular tanto, ou não conseguirá retornar para o submarino antes de todos e ficará sem ar. Como tal, você se encontra em um jogo que testa a sua sorte e que faz com que tenha fé total na capacidade dos companheiros, para colaborarem entre si, fazendo com que todos tenham uma chance de encontrar um bom tesouro, ao mesmo tempo em que vai tentando cronometrar sua traição antes que outro tenha a chance de fazê-lo no seu lugar.
Componentes
2 dados de madeira
Estes se assemelham a D6, mas são realmente D3 com lados não superiores a 3 e não inferiores a 1. Eles são leves e às vezes, se não tiver cuidado, eles podem rolar para fora da mesa, que é a minha única reclamação, não que eu não goste de ver os dados rolando! Em termos de jogo, eles são rolados e somados para determinar o movimento de seus mergulhadores naquela rodada. Subtrai-se o número de tesouros que seu mergulhador está levando a partir da soma total tirada nos dados. A diferença é o movimento total dos seus mergulhadores naquela rodada.
Fichas de tesouros
Esses marcadores variados vêm em diferentes formas e têm pontos neles para indicar onde ficarão durante o setup. Essencialmente, os triangulares com um ponto são os mais rasos e valem o mínimo de pontos (possivelmente 0). São colocados (pontos virados para cima) em primeiro lugar, depois o restante é disposto sequencialmente (2, 3, etc). Quanto maior a quantidade de pontos, mais ele é valioso. O papelão é de boa qualidade e gosto das diferentes formas para cada profundidade.
6 Meeples de mergulhadores
De madeira, cores agradáveis, e qualidade típica. As pequenas mochilas indicam qual a parte da frente e a de trás do seu mergulhador sendo mecanicamente relevantes, já que são um toque agradável para indicar se naquela rodada você está retornando ao submarino ou indo mais fundo no oceano para achar mais tesouros.
Submarino de papelão
Este tabuleiro indica o total de oxigênio disponível para o grupo naquela rodada. Que não é tanto quanto parece. Minha única queixa com este componente é que ele não é um submarino amarelo... comprarei um? heh...
Marcador de oxigênio
Usado para controlar o nível de oxigênio atual no submarino.
Jogabilidade
Setup
Coloque o disco de oxigênio vermelho sobre o número mais alto no submarino (25), e em seguida, coloque todas as fichas de tesouro, com o lado dos pontos em ordem sequencial crescente (1,2,3 etc). Determine quem é o jogador inicial, no entanto isso pode ser decidido no dado.
O jogo tem 3 rodadas. O jogador que ganhar mais pontos ao longo destas 3 rodadas é o vencedor. A fim de ganhar pontos, os jogadores precisam trazer os marcadores de tesouro de volta para o submarino. Nota importante, uma vez que um jogador declara que ele está retornando para o submarino, ele só pode se mover de volta para o submarino e sua participação no jogo termina depois de chegar a ele (ou morrer tentando). Além disso, um jogador não pode começar a regressar ao submarino até que tenha, pelo menos, um marcador de tesouro, porque o oxigênio é para os vencedores.
A cada rodada, começando com o primeiro jogador e indo no sentido horário a partir dele, cada mergulhador tem 4 rodadas até que acabe morto, ou retorne ao submarino. A rodada termina definitivamente quando todo mundo ficar sem oxigênio ou se todos retornarem ao submarino:
1 - Declarar se você voltará ou não.
A equação básica de custo-benefício, possivelmente alterada pela ganância e ou necessidade. Um jogador declara que ele vai mergulhar mais fundo, ou retornar ao submarino. Ele, então, ajusta o seu mergulhador em conformidade com o que anunciou.
2 - Diminuir o ar.
O total de ar do submarino é reduzido baseado em quanto marcadores de ruína seu mergulhador está atualmente carregando, em seguida, reduz-se o total de ar equivalente do submarino. Assim, por exemplo, se o total de ar no submarino atualmente for 25 e você tem dois marcadores de tesouro (independentemente do número de pontos) você reduz o oxigênio total no submarino em 2, ou seja se for a partir de 25 passa a 23. Se o valor do ar chegar a 0, o jogo termina imediatamente e todos se afogam em risos. Os marcadores de tesouro que estavam com os mergulhadores são colocados em pilhas no final da linha de tesouros em pilhas de 3. Note que só é permitido que o jogador veja a quantidade de tesouros de um marcador de ruína quando ele chegar ao submarino. Assim, todas as alocações são feitas sem o conhecimento completo. Note que se você não está carregando nada, você realmente não perderá ar.
3 - Role os dados e avance sua peça de jogo.
Você deve subtrair o número total de fichas de ruínas que seu mergulhador está atualmente carregando a partir da soma da rolagem dos dados, o que significa que você pode mover-se no máximo 6 e no mínimo 0 espaços. Espaços atualmente ocupados por outros jogadores não contam e são pulados. Significando que ser o último pode ser uma coisa boa, já que você pode saltar sobre muitos outros jogadores e não contar isso na sua movimentação.
4 - Procurar. (Quando você parar de se mover, faça uma das 3 seguintes coisas listadas abaixo)
1) Não fazer nada.
2) Pegue marcadores de ruínas.
3) Coloque um marcador de ruína.
Análise
Deep Sea Adventure é um jogo super divertido em uma pequena caixa que eu estou feliz de ter conseguido. É uma boa mistura de apostar na sorte, colaborar e trair. Na primeira vez, todos se encontram normalmente tentando não levar marcadores de tesouros imediatamente, porque quando o relógio de oxigênio começa a reduzir, isso pode significar o quão fundo conseguirão mergulhar como um grupo e, portanto, aumentar o tamanho de seus tesouros. Então, inevitavelmente, alguém agarra um símbolo, talvez mais cedo do que gostaria, e as decisões difíceis começam a ser forçadas, onde os jogadores têm de decidir se eles ficam um pouco mais e tentam um melhor tesouro ou se eles precisam se virar e juntar-se a retirada em massa para o submarino antes que seja tarde demais! O cálculo de sobrevivência é freqüentemente comprometido pela ganância ou necessidade de recuperar o atraso em certos pontos, que é onde começa a acabar as esperanças e as histórias ficam divertidas. Se calcular o tempo certo e pegar tesouros em seus pontos, no submarino as rodadas passam mais rápido do que imagina, e irá se afogar, possivelmente causando muitos afogamentos aos seus amigos e perdendo pontos no processo. Se calcular mal, bem, irá se afogar, mas ainda terá algum tempo. Gostei muito deste jogo. Ele tem um pequeno pé em qualquer sessão de jogo em qualquer lugar, é fácil de transportar, praticamente um micro jogo que embala um monte de diversão em seu pequeno pacote, que eu sempre quero ter a mão para jogar com algumas pessoas antes ou depois de um jogo mais pesado.

O bom
Pouco espaço num jogo pequeno
Este jogo está em uma pequena caixa. Ele ocupa pouco espaço na minha prateleira, na minha bolsa nas noites de jogos, e sobre a mesa quando estiver sendo jogado. Sendo assim, torna-se ainda melhor por ser fácil de levar junto comigo e por ser jogado rapidamente em qualquer lugar.
Re-jogabilidade
Sempre que eu levo este jogo, nunca o jogamos apenas uma vez. O jogo é rápido, eficiente e divertido para aquelas pessoas que são propensas a tentar mais alguns jogos logo depois. Normalmente, o jogo leva apenas de 15-30 minutos.
Alto número de jogadores
Como ele aceita até 6 pessoas, este jogo fica ainda melhor, porque 6 é um número difícil às vezes em minha turma local de jogos. As pessoas normalmente não querem se dividir em dois grupos de 3 ou excluir 2 pessoas para um jogo de 4 jogadores (isso também não é popular nas minhas noites de jogos). Então, um jogo para 6 jogadores rápido e divertido é geralmente uma boa escolha já que geralmente podemos começar outras partidas em seguida, re-avaliando mais ou menos as pessoas, que se tornam disponíveis para jogar.
O ruim
Difícil de recuperar
Uma vez que começar a ficar para trás na pontuação, você percebe a necessidade de assumir riscos maiores para alcançar os primeiros. 3 rodadas passam muito rápido e, embora suas chances de obter uma recompensa maior sobem à medida que mais e mais marcadores são retirados do jogo, que são os mesmos para todos o que leva a uma situação em que uma vez que se está muito atrás, pode ser que tenha um momento muito difícil, onde a diferença é mínima entre um vencedor, um jogo de risco e o suicídio.
A mortalidade aumenta com a quantidade de jogadores
Quanto maior o número de jogadores a traição fica mais imprevisível e, provavelmente, acontece mais cedo, o que tende a levar a uma contagem de corpos superior, com 3-4 jogadores ele fica fora de sintonia. Não que isso seja potencialmente uma coisa ruim, mas pode se sentir mal quando você passar por isso e não estiver esperando.
Rolagens ruins podem ser iguais a experiências ruins, se você deixar
"3! Eu precisava de um 3! #$% eu joguei três vezes e as chances desses números não baterem são... porcaria!" etc etc...
Os feios (Coisas que corrigiria)
Trocar por dados mais pesados
Os dados de madeira me incomodam porque eles parecem constantemente rolando muito longe quando certas pessoas jogam e não estão acostumadas. No entanto, se certas pessoas jogarem conscientemente, isto provavelmente não será um problema, mas dados de madeira que são leves, com bordas arredondadas parecem só prestar para cair fora da mesa.
Mecânica com comercial
Não consigo pensar em uma maneira, mas se houvesse um jeito de dar aos jogadores que estão muito atrás uma oportunidade de recuperar o atraso, que não envolvesse a morte quase certa, seria legal. Como eu disse, eu não consigo pensar em uma maneira de fazer isso agora e pode entender como isso pode prejudicar o tema e a experiência de jogo, mas acho que seria uma melhoria se fosse feito direito.
Conclusão
Deep Sea Adventure é divertido, uma luz de diversão, bom para jogar antes ou depois de um jogo mais pesado, para descontrair. A combinação de apostar na sorte, o acaso, e a mecânica de traição adicionam uma experiência divertida onde vale a pena pagar os US $ 22 que ele custa. O jogo ocupa um pequeno espaço em prateleiras e mesas, mas cativa profundamente seus grupos, pelo tempo de diversão.
Traduzido por mgstavale