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Este jogo de Bruno Cathala e Sébastien Pauchon possui o nome de
Sobek: 2 Pessoas para distingui-lo do jogo
Sobek (2010) de Bruno Cathala (GameWorks), que era um jogo de cartas de coleção de conjuntos com um tema semelhante ao Egito Antigo, mas é improvável que as pessoas confundam os dois. Neste jogo de coleção de peças, os jogadores estão selecionando peças de um mercado, coletando conjuntos de pelo menos três peças correspondentes e, em seguida, trocando-as por pontos; os pontos são calculados multiplicando o número de peças pelo número de símbolos de escaravelho nas peças, assim como em
Kingdomino e
Kingdomino Origins de Bruno Cathala.
O jogo tem o nome do deus crocodilo egípcio antigo, e a iconografia e arte de Xavier Gueniffey Durin leva adiante o tema egípcio, embora Sobek seja essencialmente um jogo abstrato. É jogado colocando peças em uma grade de 6 x 6. As peças com recursos estão todas voltadas para cima; aquelas que representam 'Personagens' estão viradas para baixo. Na sua vez, você pega uma peça e a substitui pela peça de madeira Ankh para que os braços do Ankh apontem em uma direção indicada da peça que você removeu (esquerda/direita; cima/baixo; cantos). A próxima peça deve ser retirada da linha/coluna/diagonal indicada pelo Ankh. Você pode pegar qualquer peça na linha, mas se você passar por cima de qualquer peça para alcançar a que você pegou, essas peças vão para o seu tabuleiro de corrupção. No final do jogo, haverá pelo menos uma ficha de ponto de bônus (valor 3-9 pontos) retirada da sacola pelo jogador que tiver o menor número de peças em seu tabuleiro de corrupção.

Quando você pega uma ficha de recurso, você sabe exatamente o que está recebendo. Por outro lado, você não saberá qual tile de personagem está recebendo até selecioná-lo. Cada uma das fichas de Personagem tem afiliação com um recurso específico para que possam ser usadas para contribuir para a formação de um conjunto, mas você provavelmente desejará usá-las devido a seu poder especial.

A outra alternativa ao sorteio de uma peça é ganhar um conjunto (ou seja: jogue-o da sua mão para a mesa). Isso não trava irrevogavelmente em sua pontuação porque, embora você normalmente não possa adicionar peças a um conjunto que já foi colocado anteriormente, você pode fazer outro conjunto de três ou mais do mesmo recurso e os conjuntos são contados juntos: então, por exemplo, um conjunto de 3 peças de trigo com dois escaravelhos valeria 6 pontos (3 x 2), mas adicionar um segundo conjunto idêntico de trigo lhe daria seis peças de trigo com quatro escaravelhos e, portanto, valeria 24 pontos. Existem incentivos (tokens de bônus) para os primeiros cinco conjuntos separados.
Embora as regras sejam simples e bastante intuitivas,
Sobek é um jogo para dois jogadores com muita profundidade. A escolha que você faz ao selecionar uma peça afeta as escolhas que você está abrindo para o seu oponente. Isso significa que você pode descobrir que está planejando com precisão dois ou três turnos à frente na expectativa de que seu oponente pegue uma peça adjacente tentadora e abra uma peça para você completar um conjunto. Há decisões de julgamento de sorte a serem feitas sobre quando colocar um conjunto - especialmente depois que todos os bônus de incentivo foram reivindicados. Muitas vezes, será melhor segurar os conjuntos na esperança de torná-los maiores antes de colocá-los na mesa, mas você precisa tomar cuidado com os poderes do personagem que podem roubar peças da sua mão ou fazer você descartar peças no seu tabuleiro de corrupção!

Embora o tabuleiro seja reabastecido periodicamente, o jogo termina abruptamente se algum jogador for incapaz de realizar uma ação (não há peças na linha para a qual os braços do Ankh apontam, não há mais nenhuma para reabastecer, não têm conjuntos para colocar na mesa e não têm Personagens que possam jogar). O outro jogador perderá quaisquer conjuntos não reclamados com os quais tenha ficado e quaisquer outras peças irão para o seu tabuleiro de Corrupção. Isso significa que ambos os jogadores precisam ter cuidado com o final do jogo e, de fato, apressar o final do jogo quando você está confiante de que está à frente faz parte da estratégia.

O resultado aqui é um jogo para dois jogadores fácil de jogar que fará com que os jogadores retornem para mais partidas. Nossa única reclamação é que uma 'mão' de peças não é tão fácil de espalhar quanto uma mão de cartas. Se você tiver alguns suportes de peças, talvez possa usá-los aqui. Pegue dois de cada um dos quatro suportes que são fornecidos rotineiramente em um conjunto padrão de
Scrabble / Palavras Cruzadas. Isso provavelmente será suficiente.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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