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Kardashev Scale é uma medida teórica de civilizações cósmicas com base no avanço tecnológico de uma civilização e, mais especificamente, no uso de energia. Uma “civilização planetária” do Tipo I tem a capacidade de usar e armazenar toda a energia de seu planeta; uma “civilização estelar” do Tipo II pode controlar a energia na escala de seu sistema; e uma “civilização galáctica” do Tipo III pode controlar a energia na escala de toda a sua galáxia. Para o registro, a humanidade está atualmente apenas cerca de um quarto do caminho para se qualificar como uma civilização Tipo I!

OK, esse é o pano de fundo deste jogo de construção de combos de 30 minutos com tema Civ, projetado por Stephen Avery e Eugene Bryant e publicado pela WizKids. Os 2-6 jogadores estão competindo para criar a civilização mais avançada. Você coletará recursos para comprar cartas de avanço de uma vitrine. Observe que a vitrine está na forma de uma pirâmide, de modo que cada carta estelar está posicionada acima de duas cartas planetárias e cada carta galáctica está acima de duas cartas estelares. Quando você compra uma carta para adicionar ao seu tabuleiro individual, você precisa ser capaz de colocá-la de forma semelhante. Como você pode esperar, as cartas mais avançadas geralmente exigem um preço mais alto em termos de recursos. Mas quando você adiciona uma carta ao seu display, você não está apenas acumulando pontos de vitória; você também ativa habilidades e/ou define bônus de coleção; então o truque neste jogo é coletar cartas de avanço que tenham boa sinergia entre elas. E, esteja avisado, algumas das habilidades podem ser notavelmente poderosas e várias têm um forte elemento “Toma Essa”; por exemplo, permitindo que você roube recursos de outros jogadores.

Cada rodada começa com uma 'Cúpula' onde os jogadores escolhem um dos quatro ícones em seus displays individuais: três para os três recursos do jogo e um com ícone 'Avanço'. Com três ou mais jogadores, você compara seu ícone com os escolhidos pelos dois jogadores adjacentes a você: Comércio vence Conflito, Conflito vence Pesquisa, Pesquisa vence Comércio... Se você escolher um recurso que supere o de um jogador vizinho, você coleta dois desses recursos; combine com a seleção do seu vizinho e você coleta um. Você não recebe nenhum recurso para ícones derrotados por um vizinho. Se você escolher o ícone Avançar, você não coleta nenhum recurso (e seus vizinhos automaticamente 'ganham' sua comparação de pedra/papel/tesoura com você quaisquer que sejam os recursos que eles escolheram), mas você pode gastar os recursos que acumulou anteriormente para comprar uma carta de avanço da vitrine.

Os jogadores normalmente não podem terminar uma rodada com mais de 10 recursos, então os jogadores astutos ficarão de olho em quantos recursos seus vizinhos coletaram provavelmente sinalizando que eles selecionarão Avanço no Encontro, dando a você a chance de aumentar seu transporte de recursos próprios. Tenha em mente que
Kardashev Scale é um jogo de construção de combos, então algumas cartas de avanço serão mais valiosas para você do que outras em relação àquelas que você já possui em seu tabuleiro. Obter os primeiros acertos no combo das cartas pode ser crucial.
Existem cartas que permitem que você pegue o Avanço sempre que coletar um recurso específico. Elas podem ser especialmente poderosas porque podem, de fato, dar a você um turno extra a cada rodada, mas elas transmitem para outros jogadores o recurso que você provavelmente escolherá. Da mesma forma, existem cartas que permitem que você queime um recurso específico em troca de pontos de vitória, o que novamente tornará um jogador mais propenso a selecionar o recurso que ele pode 'gastar' dessa maneira. Observe que existem outras cartas que permitem que um jogador destrua uma das cartas de um rival, então as cartas que se provam excepcionalmente poderosas podem se tornar alvos de 'Toma Essa'...

Cuidado para não apressar o final do jogo (chegando a 25 pontos de destaque em seu tabuleiro) porque se você tiver cartas de alto valor às custas de um conjunto ruim de combos, poderá enfrentar a melhor coleção de conjuntos e outros bônus dos jogadores rivais acima de sua pontuação aparentemente líder. Os critérios previstos por Nikolai Kardashev podem ter sido baseados na energia, mas esteja avisado que o sucesso neste jogo exige sinergia!
Por aqui, gostamos muito da mistura de mecânicas neste jogo rápido. Existe a opção de jogar com dois jogadores (modificando o número de recursos coletados na Cúpula de pedra/papel/tesoura), mas, para nós,
Kardashev Scale é melhor com pelo menos três jogadores. O jogo geralmente é rápido, embora você precise de um tempo para examinar as cartas em mudança na vitrine.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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