Salve irmãos, hoje segue minha crítica a dois jogos muito amados, Twilight Imperium (Quarta Edição) e Eclipse.
Creuss com Malícia turno 1. Delícia.
Ele é muito bem produzido, o seu manual, e guia de referência são muito bem escritos, e tudo que você precisa saber você consegue facilmente tirar suas dúvidas. Mas eu entendo a pessoa que não quer comprometer seu tempo pra jogar esse jogo, porque realmente consome tempo pra aprender, e realmente ficar bom no jogo e também se consome muito tempo para entender e saber jogar o jogo com todas as regras na mente.
Na minha quarta partida, eu ainda tava errando regras. Simplesmente porque é de difícil absorção. O que o jogo tem de regras nem é tanta coisa assim, porém, o que pega nele são as exceções.
E cada uma dessas exceções criam bolas de neve quando combadas com outras raças que criam suas próprias exceções. Hoje tenho mais de 100 partidas de TI, e ainda rola uns peid0 mental de esquecer alguma coisa boba, mas nada tão grave quanto quando eu comecei a jogar esse jogo.
TI4 acima de tudo é um jogo de adaptação.
O maior conselho que eu posso dar pra qualquer novato é, se os objetivos estão travados, comece a se preparar pro próximo. Quanto mais bens de comércio, tecnologias pesquisadas, frotas bem posicionadas, e planetas conquistados você possui, mais fácil vai ser pra você conseguir estar próximo de completar seja lá qual objetivo for aparecer.
A questão é que, tudo isso fica mais fácil dependendo da raça que você está usando.
Em trocentas entrevistas do Dane (designer do TI4) ele sempre afirmou: "Eu quero fazer todas as raças serem divertidas de se jogar", logo, ele nunca teve pretensão de equilibrar o jogo.
Ora essa, nem é necessário. Qualquer jogador de TI sabe que tem raça que precisa apanhar no início e tem raça que dá pra se virar. O meta do jogo se adapta, assim como os jogadores. Mas aí que tá.
Qualquer jogador de TI sabe.
Tudo aqui é relativo. E quando eu digo tudo, é literalmente tudo. Uma carta de ação pode ser a salvação pra você conseguir fazer um objetivo, assim como uma habilidade racial pode atrapalhar você de fazer uma negociação, e uma tecnologia pode atrapalhar seu movimento porque tu pode ser traído por outro jogador.
Criando assim um caos muito gostoso.
Uh, uh vamo invadir...
Pra quem gosta do sentimento de estar criando algo do 0, negociações, rivalidades, traições, mudanças de regra no meio da partida, habilidades absurdas, raça pra cacet3 pra escolher (17 jogo base, 24 com a expansão) um pouco de sorte (ou azar dependendo do ponto de vista), histórias bem desenvolvidas e adaptabilidade, TI é o jogo pra você.
Inclusive, é o melhor do mercado.
Porém, vale a pena se lembrar que qualquer pré preparo ajuda. Eu mesmo monto a mesa de jogo no dia que antecede a partida pro pessoal já chegar e a gente só começar, porque a gente consegue ganhar muito tempo nesse esquema.
Inclusive há sites e aplicativos que te ajudam a fazer draft, criar mapas, sortear raças e várias outras coisas, e sinceramente, qualquer coisa que ajude os jogadores a fazer esse setup mais rápido é muito bem vindo.
Salve White, Wesley, Marcelo, Alex e Steve.
Hoje
sou um dos administradores do grupo do TI4BR no discord e no Whatsapp. Semanalmente nós marcamos partidas via
Tabletop Simulator (quem não sabe o que é, tem um texto de minha autoria sobre). E por causa da quantidade de tempo que o jogo consome, tendo a criar partidas que duram
duas sessões. A gente termina a primeira parte, salva, e
continua em outro dia pra finalizar.
A questão é que TI4 é um jogo apaixonante. Cabe a você saber se você faz parte desse grupo ou não, mas sinceramente, acredito que todos deveriam tentar jogar nem que seja uma vez somente. Será uma experiência no mínimo, única. E por mais que eu o ame, se eu não tivesse 6 pessoas ou mais pra jogar eu não o compraria. Acho que o valor de mercado dele / tempo que vai ficar na mesa não é um custo benefício legal.
Se quiserem gente pra ensinar vocês, me deem um toque que sempre estamos aí pra ajudar o pessoal a começar.
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Vish.
Eclipse, é um jogo intergalático, tem navinha, tem combate, tem negociação, tem pontos a serem feitos, afinal...
O que difere um do outro?
Na minha opinião, Eclipse você gere uma "empresa" (também chamada de raça) onde você é responsável pela sua economia, indústria e pesquisa. Você pode "falir".
Os jogos são jogados de forma extremamente diferentes. TI quem faz 10 pontos primeiro ganha, e o jogo termina imediatamente. Eclipse tem 8 turnos, e ao fim desse turno, acabou o jogo.
Seus componentes, naves, e produção são boas, não chega ao nível do TI, mas definitivamente é decente. Eu acho seus tiles um pouco poluídos, mas depois de um tempo tu acostuma a ve-lo.
E nesse jogo vê-se a versatilidade citada no título. Toda raça faz um pouco de tudo. Inclusive, o jogo é bastante balanceado em sua mecânica, sendo extremamente difícil "snowbollar" e tomar uma vantagem tremenda sob seus oponentes.
Você pode especializar pra que ela seja mais forte em X ou Y, claro, inclusive, seu sistema de customização de naves é muito legal, porém, eu não me sinto jogando um 4x.
Me sinto jogando um hibridão que tenta ser 4x.
Cubinho e bolinha pra todo lado.
E é aqui que o jogo começa a pecar pra mim.
Já joguei partidas de Eclipse onde os jogadores não se enfrentam, e no último turno vira um dice fest pra todo lado. Todo mundo entrando em combate e tentando fazer Kingslaying. Eu aguento ver isso uma partida ou outra, mas todas as partidas com o mesmo final? Sério? 80% das partidas que joguei foram desse jeito.
Talvez seja um problema do grupo que eu joguei, mas a verdade é que eu joguei na maioria das mesas com pessoas diferentes, se não fosse completamente diferente, que fossem 2 ou 3, mas sempre tinha gente nova, e sempre o mesmo resultado. (Van Hauge feelings)
Também me sinto travado em sua mecânica de negociação. Aqui é muito diferente do TI, que é literalmente "vale tudo".
Mas nada, nada consegue ser pior que o
balanceamento do jogo.
"Ué Bomba, mas tu falou que o jogo é balanceado."
Sim, e realmente é.
Tanto pro bem quanto pro mal.
Se por acaso você estiver jogando esse jogo e perder um combate crítico,
você "snowballa" pra baixo. Ok, você perde setores, e isso vira dinheiro, mas é muito difícil de
converter esse dinheiro em naves, porque você precisa de recursos pra
recriá-las, e enquanto você tá indo atrás de levantar o que você já teve, os teus oponentes tão
criando mais e não perderam plástico.
E o que f0d3 mais ainda é a
aleatoriedade da exploração. Se teu vizinho puxa 1 ou 2 tiles de
discovery que aumentam o
valor de combate dele no primeiro turno, é tranquilaço tu ser
eliminado turno 1. (Já vi isso acontecer umas 3x)
Ninguém vai querer correr o risco de bater num cara no início, e saber que ele vai querer se vingar de ti e recuar.
O cara vai pro pescoço, e seu raciocínio está certíssimo.
Essas marcações brancas nos cantos eu acho muito estranho, na moral.
Aí a gente esbarra também em outro problema do jogo, as raças. Eu acho elas um tanto desbalanceadas:
Terran e Mechanema são as únicas OK pra mim. E daqui pra baixo é só lenha.
Hydran é altamente dependente de recursos e ciência extra. E seu início é uma b0st4. Se por acaso ele conseguir resolver esse problema inicial, ele vai ter a melhor frota do jogo no fim dele, tarefa essa árdua de se fazer.
Draco é uma raça que depende dos tiles Ancestrais, e defender eles até o fim do jogo pra ficar gerando mais pontos. Ou seja, tu fica preso em uma posição escrot4, porque se esses tiles aparecem do outro lado da galáxia, tu se arrebentou.
Planta gera ponto por controlar setores. E é isso. Dá pros cara fazer um caminhão de pontos só explorando e fazendo tartaruga.
Orion é como se fosse um Saar com turbo, porque ele já começa mais forte em combate, e se por um acaso do destino ele arrumar um desses tiles que aumentam o dano dele, simplesmente fud3u pro vizinho dele.
Eridani é simplesmente fraca. A pior raça do jogo disparado.
Num jogo que tem tão poucas raças, elas deveriam ser mais únicas. Eu fico com o sentimento de que elas poderiam ser muito melhor trabalhadas.
Detalhe das naves (meio esquisitas).
Sinceramente?
Eu não tenho vontade de jogar Eclipse depois que eu conheci TI. Pra mim é uma experiência tão superior que eu nem consigo botar os dois em pés de igualdade. Eclipse tem muitos problemas que talvez serão corrigidos nessa nova edição, talvez eu anime de jogar ela mais pra frente pra ver se mudou alguma coisa palpável, mas a princípio, eu prefiro jogar TI pra 4 do que jogar Eclipse de novo.
Acredito sim que o Eclipse se beneficiaria de um esquema tipo TI de lançamento de CODEX pra tentar equilibrar e balancear uma coisa aqui e ali, mas é de se pensar se o Designer tem esse saco, e conseguiria alinhar com a editora.
A FFG é muito mais ligada na internet e em soluções tecnológicas do que a maioria das criadoras de jogos analógicos.
Eu tenho amigos que gostam dos dois, porém, quando eu pergunto sobre a partida mais divertida que eles tiveram dos dois, a maioria consegue se lembrar da partida de TI4 e descrever os momentos com entusiasmo.
Ninguém até agora me respondeu sobre a partida mais memorável de Eclipse.
Lembrem-se: Tempo é o nosso commodity mais importante, invista ele naquilo que te faz feliz. Seja fazendo intriga política intergalática ou movendo cubinhos espaciais (única diferença é que se for pra mover cubinho espacial eu prefiro Projeto Gaia)
UPDATE
Depois de ler o post do Touko no BGG, acredito que a segunda edição deva trazer melhorias consideráveis para o jogo.
Quem se interessar, o post está aqui https://boardgamegeek.com/thread/2024547/designer-notes-second-edition.
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#quartou