Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-fog-escape-from-paradise
The FOG: Escape from Paradise, de Robert Muller-Reinwarth, é um jogo que os editores da Xollox produzem há algum tempo. As primeiras versões foram exibidas na International Spieltage (Essen) por três anos. Agora, finalmente, o jogo está
programado para chegar ao Kickstarter...
Embora The FOG não seja uma versão de jogo de tabuleiro do clássico filme de terror de John Carpenter, com o mesmo título, há um tema comparável. O jogo se passa em uma ilha onde uma misteriosa parede de Nevoeiro está se aproximando. Aqueles que são engolidos pelo Nevoeiro nunca mais são vistos. Os jogadores estão tentando, portanto, colocar seus ilhéus em segurança (fugindo em navios) para salvá-los dessa ameaça existencial.
Jogamos aqui no Board's Eye View um protótipo de 1-4 jogadores, mas espera-se que a versão final deluxe leve até seis jogadores, além de ter um modo solitário. O jogo é preparado colocando aleatoriamente fichas dos ilhéus e obstáculos nos números indicados para cada linha. Os jogadores então se revezam para selecionar os ilhéus colocando um disco marcador sob um ilhéu. Uma vez que todos os ilhéus tenham sido convocados, o jogo propriamente dito começa...

No seu turno, você terá sete pontos de movimento para gastar movendo qualquer um de seus ilhéus. Uma ação simples de Correr (movimento para um espaço adjacente) custa 1 ponto de movimento (MP). Uma ação de Empurrar empurra todos os ilhéus em linha reta e custa 3 MP. Espremer (4 MP) permite que seu ilhéu se esprema entre espaços obstruídos na linha à frente. Trocar (3 MP) permite que você troque de posição com um ilhéu adjacente. Saltar (3 MP) permite que um ilhéu se mova para o outro lado de outro ilhéu. Cruzar (4 MP) permite que o ilhéu se mova para qualquer espaço do outro lado de um obstáculo. Além disso, cada ilhéu tem uma especialidade que lhes dá um desconto no custo de pontos de movimento de uma ação específica; então, por exemplo, um ilhéu com o ícone de Cruzar pode realizar essa ação a um custo de apenas 2 MP ao invés dos 4 MP normais. A cada rodada, após todos os jogadores terem usado seus pontos de movimento, o Nevoeiro avança. Quaisquer ilhéus que sejam ultrapassados pelo Nevoeiro (representado no jogo por uma parede elevada que avança a cada rodada) são considerados perdidos: as fichas são viradas e marcarão pontos negativos no final do jogo.

The Fog: Escape from Paradise é um quebra-cabeça de otimização enquanto os jogadores tentam maximizar o impacto de seus pontos de movimento muito limitados. Pode haver um elemento distinto de "Toma Essa", pois os jogadores podem efetivamente bloquear os ilhéus uns dos outros ou, pelo menos, dificultar a busca por segurança. Você certamente descobrirá que precisará sacrificar alguns de seus ilhéus ao avanço implacável do Nevoeiro para garantir os bônus de pontuação de colocar outros de seus ilhéus nos navios que combinam com sua cor.

Há um pouco de iconografia para reconhecer, mas isso é rapidamente dominado e as regras fornecem ilustrações claras de cada tipo de movimento. Também existem regras opcionais para intensificar o desafio - incluindo ampulhetas que adicionam urgência a cada turno: você tem que completar todas as suas ações de movimento antes que toda a areia passe e você perca quaisquer pontos de movimento não gastos. Isso é exatamente o que você precisa se algum dos jogadores estiver propenso a AP (paralisia de análise)! Sentimos que a versão solo poderia ser facilmente adaptada para oferecer a opção de jogar como um quebra-cabeça totalmente cooperativo. Esperamos ver mais opções adicionadas como metas estendidas na campanha KS.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.