Post original: https://boardgameswithcouple.com/2022/04/19/euthia-torment-of-resurrection/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
No ano passado, vimos alguns projetos incríveis desenvolvidos por criadores de jogos de tabuleiro. Percebemos que muitas vezes os criadores de primeira viagem, com a ajuda certa, atenção e um pouco de sorte, podem fazer jogos de tabuleiro incríveis. Foi assim que
Euthia: Torment of Resurrection chamou nossa atenção. Jogo gigante com uma caixa enorme, sendo o primeiro desenvolvimento de seus criadores. Com imagens que pareciam muito promissoras de seu protótipo e explicação de jogabilidade em sua página do kickstarter que despertou nosso interesse, estávamos prontos para experimentá-lo. Mas eles conseguiram fazer um bom jogo como seu primeiro trabalho de designer?

Este jogo é tão grande que simplesmente não consigo explicar o jogo completo sem que esta análise se transforme em um livro de regras. O jogo vem com um livro de regras, um apêndice separado, livro de cenário, fichas de conquista e cartas de referência. Embora isso possa parecer muito, ou até demais, tudo isso é necessário e facilita a visão geral do jogo. A preparação básica é encontrada no livro de regras, mas para cada preparação de cenário você terá que abrir o livro de cenários. Este livro lhe dará uma visão geral rápida do que está acontecendo e do que você precisa para começar. Antes de escolher seu herói, dê uma boa olhada em cada ficha de herói. Isso lhe dirá não apenas sobre seu herói inicialmente, mas também sobre como evolui-lo.

Você começará cada turno com pelo menos três fichas em seu tabuleiro de heróis. Elas são fichas de ação de mineração, comércio e combate. Cada uma dessas fichas mostra movimento na parte superior e uma ação como mineração, comércio ou combate na parte inferior. No seu turno, você pode realizar ações até não ter mais fichas ou recursos para isso. Se você quiser se mover, escolha quantos espaços você gostaria de mover e pegue a ficha com essa quantidade de pontos de movimento (ou mais) do seu tabuleiro de heróis. Escolha com cuidado, pois se você optar por gastar uma ficha em movimento, não poderá mais usar a seção inferior dessa ficha. Isso significa que, se você deseja negociar no seu turno e precisa se mover para chegar ao ponto de negociação, talvez queira gastar sua ficha de mineração ou combate para se mover e chegar à loja para negociar. Se você usar duas fichas em vez de todas as três, coloque a ficha restante no quarto espaço de fichas do seu tabuleiro de heróis. Agora você terá quatro fichas para gastar no seu próximo turno. Isso pode ser conveniente se você quiser lutar duas vezes, por exemplo.

Se você se mover para a borda do mapa, você coloca novas peças de mapa ao redor do seu herói até que ele esteja cercado por elas. Você não pode fazer isso se não houver mais peças de mapa disponíveis. Durante sua exploração, você pode encontrar tesouros para levar, lagos, cavernas e montanhas para mineração, encontros para missões, elementais, portais e lugares onde você pode negociar. Alguns cenários têm ainda mais surpresas para encontrar.
Muitas peças também mostrarão ícones de monstros. Você não pode usar um local de troca, por exemplo, se houver um monstro vagando por lá. Você terá que derrotar o monstro antes de poder negociar. Se você liberar o hexágono do monstro, não apenas poderá pegar o saque do monstro, mas também do próprio hexágono que está impresso na peça. Se você ainda tiver uma ficha de troca disponível, poderá também trocar, vender ou comprar itens para seu personagem.

Quando você entrar em combate, um de seus oponentes jogará com o monstro que você está lutando. Uma rodada de combate é dividida em quatro fases. Se o monstro e o personagem não tiverem iniciativa, você vai para a primeira fase, que é a fase de cura do herói. Se você tem alguma poção ou outra forma de curar e deseja fazê-lo, você pode curar agora antes de lutar. Então é a fase de ataque do monstro. O jogador monstro rola dois dados e a carta do monstro lhe dirá o resultado. Se a rolagem de dados foi ruim o suficiente, o monstro pode não causar dano. No entanto, se o jogador do monstro tiver sorte, muitos danos podem estar envolvidos, dependendo do nível do monstro. Felizmente, você pode evitar pelo menos alguns danos com escudos, fichas gaar ou outras cartas e itens. Após o ataque do monstro, vem outra fase de cura do herói. Por último, o herói pode atacar. Se o jogador monstro tiver quaisquer cartas de maldição de prata (que podem ser obtidas durante o combate no jogo), ele pode jogá-las agora. Cartas de maldição de prata podem afetar negativamente as jogadas de dados do herói. O herói pode contra-atacar com habilidades ou itens e depois disso a rolagem de dados pode ser feita. Você pode coletar muitas armas diferentes durante o jogo através de tesouros, derrotando monstros ou comprando itens. Escolha qual arma você vai usar e jogue dois dados. A arma lhe dirá quanto dano você causou ao monstro. Essas quatro fases se repetem até que o monstro ou o herói seja derrotado. Se o herói for derrotado, ele será ressuscitado na igreja, mas isso lhe custará pontos no final do jogo.
Além de todos os itens acima, você ainda pode descobrir elementais, cumprir missões, treinar habilidades, revelar peças de heróis e muito mais. Todas essas regras podem ser encontradas no livro de regras de Euthia.
Jogando
Depois de ler o livro de regras, estávamos prontos para jogar. O livro de regras é bem grande, mas explica o jogo muito bem. Apenas o movimento básico do turno poderia usar alguma imagem em nossa opinião, mas depois de uma ou duas rodadas, sabíamos exatamente como funcionava. Há muito neste jogo e no começo estávamos um pouco sobrecarregados por onde começar. Nós dois sabíamos que o aspecto mais importante era começar a explorar. À medida que descobrimos mais peças, também poderíamos realizar mais ações, como minerar, vender ou comprar equipamentos, encontrar tesouros. Mas também descobrimos monstros, elementais e os desafios que elas traziam. Em nosso primeiro cenário, descobrimos rapidamente que precisávamos obter armas e equipamentos melhores rapidamente. Com muita sorte, consegui derrotar dois inimigos. Mas uma vez que eu estava enfrentando meu primeiro inimigo de nível dois, eu morri e ressuscitei na igreja. Com a riqueza que ganhei dos dois primeiros inimigos, decidi comprar alguns equipamentos melhores que me deram mais saúde e força. Com esse novo equipamento e alguns tesouros que consegui pegar pelo caminho, estava pronto para mais uma vez enfrentar meu inimigo. Como era quase o fim do jogo (o primeiro cenário é bem curto), era tudo ou nada. Quase derrotando meu inimigo depois de uma longa luta, reivindiquei minhas recompensas e os pontos extras pouco antes do final. Ao contar os pontos, descobrimos que nem sempre é preciso lutar para vencer. Tomasz se concentrou principalmente em mineração, encontrar tesouros, etc. E como esse era um cenário tão curto, essa foi uma ótima maneira de ganhar alguns pontos rapidamente.

Agora que jogamos mais alguns cenários, podemos dizer com certeza que com dois jogadores preferimos os cenários competitivos mais longos porque lhe dá mais tempo para construir seu personagem e explorar. Mas quando jogamos com mais pessoas, preferimos os cenários mais curtos, já que o jogo leva mais tempo com mais pessoas. No geral, este jogo tem muitas opções. Você pode jogar tanto os cenários competitivos quanto os cooperativos, há muitos personagens para escolher, cada um com suas próprias habilidades especiais para desbloquear durante a partida. E como há muitas peças de cada nível, cada cenário será diferente, mesmo quando jogado anteriormente.

A arte das cartas e personagens é incrível, mas um dos detalhes que mais gostamos, é o tamanho das miniaturas dos personagens. Muitos jogos de tabuleiro tinham miniaturas de monstros épicos enormes, mas personagens muito pequenos. Embora isso seja apropriado, pois faz seu personagem parecer pequeno e o monstro grande, sempre fico um pouco desapontada, pois gostaria que meu personagem fosse maior. Em
Euthia o personagem não só é maior, como também tem uma cor base já bacana e a qualidade das miniaturas são incríveis. Em seguida, partindo para a jogabilidade. Depois de passar pelo livro de regras e pelas primeiras rodadas, você percebe o quão fácil é o jogo. A parte mais difícil é descobrir como você deseja ganhar seus pontos neste jogo e em que você se concentrará. Como temos a versão all-in, temos os inserts que não apenas tornam a preparação muito mais fácil e rápida, mas também mostram todas as peças que você pode precisar durante o jogo. Isso ajudou muito e se você tiver a chance de obter o complemento com o insert, recomendamos escolher essa opção.
Considerações Finais
Euthia: Torment of Resurrections é um jogo de exploração com tema de fantasia estratégica onde você explora o mundo em seu cenário escolhido e tenta vencer ganhando mais pontos. Sejamos honestos. Os criadores deste jogo conseguiram fazer um jogo incrível para sua primeira criação. Não só a jogabilidade é muito suave, a qualidade de todos os componentes são ótimas e a arte de todas as cartas, miniaturas, etc. são incríveis. Mas também a quantidade de coisas que você pode fazer no jogo e com seu personagem nos surpreendeu. Há tantas maneiras de vencer e tantas maneiras de desenvolver personagens diferentes. Euthia dá a sensação de que você está jogando um jogo de RPG completo. Então, todos os cenários que são fornecidos com o jogo, aumentam a diversão. Você quer um jogo curto, longo, semi-cooperativo, competitivo? Você pode escolher tudo. E mesmo que você jogue um cenário várias vezes, sempre será diferente, pois as peças são colocadas aleatoriamente.

E nós não jogamos com todas as ajudas que são fornecidas para cada personagem separado, o que torna o jogo muito mais fácil de visualizar. Além do livro de regras que às vezes poderia usar uma explicação melhor, só vemos uma desvantagem neste jogo. Especialmente para os cenários maiores com mais peças, você precisa de uma mesa ENORME. Mas se você tem uma mesa grande, este jogo definitivamente vale a pena.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.