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Análise - Kick-Ass: Boardgame

Kick-Ass: The Board Game
  • Aexpo
    2 mensagens MD
    avatar
    Aexpo24/05/22 12:54
    Aexpo » 24/05/22 12:54

    E isso ai meu amigo, tudo o que eu penso sobre o  jogo resumido aqui.

    1
  • Ronaut
    79 mensagens MD
    avatar
    Ronaut24/05/22 18:01
    Ronaut » 24/05/22 18:01

    Como sempre, mais uma análise competente: Dá uma idéia do que é o jogo, nos mais variados tópicos.
    Continue assim!

    Sou fã dos quadrinhos, do primeiro filme e do jogo (foi presente da minha esposa)

    No tocante à análise:
    O manual deixa muuuito a desejar. A impressão que passa é que o estúdio só testou entre si, não com um publico mais geral... Vc lê o manual, começa a jogar, e dúvidas específicas começam a surgir... aí o manual nos deixa na mão. Isso no que se refere às regras. Quanto ao tema: fantástico, dá gosto de ler.

    Os dados trazem as chances de sucesso, para ataque e defesa, em 50% (e 1/6 para acerto crítico). É frustrante planejar com o grupo a compra das melhores armas (possíveis) para acumular dados, e ver a maioria deles falharem na batalha final contra o chefão. Aqui o jogo é um divisor de águas entre os jogadores: quem não gosta, odeia... e quem tolera, em algum momento consegue chegar a vitória (é bom demais!).
    Cabe analisar que essa questão dos dados é uma questão mecânica que tenta transmitir aos jogadores a sensação de risco das histórias do Millar: pessoas comuns (meio loucos) enfrentando o crime, pode dar muita coisa errada. Particularmente (depois de umas partidas e debates comigo mesmo sobre o jogo) acho que foi uma forma interessante de implementar a sensação (afinal de contas, toda vez que o KickAss ia pra cima dos caras, me dava uma tensão enorme!), porém faltou um certo tipo de resultado "meio-termo": Se dar mal e mesmo assim conseguir realizar a missão... ou coisa assim... sei lá isso é só uma viajem minha msm...



    3
  • HSBS
    73 mensagens MD
    avatar
    HSBS24/05/22 18:17
    HSBS » 24/05/22 18:17

    Ronaut::Como sempre, mais uma análise competente: Dá uma idéia do que é o jogo, nos mais variados tópicos.
    Continue assim!

    Sou fã dos quadrinhos, do primeiro filme e do jogo (foi presente da minha esposa)

    No tocante à análise:
    O manual deixa muuuito a desejar. A impressão que passa é que o estúdio só testou entre si, não com um publico mais geral... Vc lê o manual, começa a jogar, e dúvidas específicas começam a surgir... aí o manual nos deixa na mão. Isso no que se refere às regras. Quanto ao tema: fantástico, dá gosto de ler.

    Os dados trazem as chances de sucesso, para ataque e defesa, em 50% (e 1/6 para acerto crítico). É frustrante planejar com o grupo a compra das melhores armas (possíveis) para acumular dados, e ver a maioria deles falharem na batalha final contra o chefão. Aqui o jogo é um divisor de águas entre os jogadores: quem não gosta, odeia... e quem tolera, em algum momento consegue chegar a vitória (é bom demais!).
    Cabe analisar que essa questão dos dados é uma questão mecânica que tenta transmitir aos jogadores a sensação de risco das histórias do Millar: pessoas comuns (meio loucos) enfrentando o crime, pode dar muita coisa errada. Particularmente (depois de umas partidas e debates comigo mesmo sobre o jogo) acho que foi uma forma interessante de implementar a sensação (afinal de contas, toda vez que o KickAss ia pra cima dos caras, me dava uma tensão enorme!), porém faltou um certo tipo de resultado "meio-termo": Se dar mal e mesmo assim conseguir realizar a missão... ou coisa assim... sei lá isso é só uma viajem minha msm...




    Então... sobre o manual eu discordo completamente, foi meu primeiro contato com regras mais extensas e não tive nenhuma dificuldade, na segunda partida ja tinha assimilado tudo, jogo tranquilamente com minha esposa, enfim...
    quanto as dados você mesmo explicou o motivo, a sensação de risco, poderia ser mais balanceado tipo: Hit Girl é uma especialista em armas, kickass é um fanfarrão que mal sabe usar um bastão... ela deveria ter mais chances de crítico e acerto.... mas se isso acontecesse, todos iriam jogar com os melhores...

    2
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri24/05/22 22:12
    RaphaelGuri » 24/05/22 22:12

    Obrigado pelos elogios ao texto, galera! Isso motiva bastante a continuar e procurar melhorar!

    Sobre a sorte que o Ronaut e HSBS comentaram, também acho que poderiam ter trabalhado um pouco melhor os personagens, com proficiências em coisas específicas (ex. HitGirl tem mais sucessos, porém menos críticos já que é uma pré adolescente; já o pai, menos acertos, porém criticos mais poderosos já que é um brucutu; Coronel Estrelas bem mais dados com equipamentos de arma de tiro; KickAss, um montão de vida, já que as terminações nervosas são bugadas e assim por diante). Por mais que isso crie um 'dream team', seria bem legal explorar as possibilidades de uma forma ainda mais assimétrica do que já existe, além de entregar mais tema antes mesmo de liberar a cartinha verde (que nem sempre acontece).

    É isso. Opinando aqui, pois no texto não tenho intenção de achar defeito e propôr solução...mas aqui nos comentários me dou a esse luxo! Hahah

    Novamente, obrigado pelo apoio, galera!!! :)

    5
  • HSBS
    73 mensagens MD
    avatar
    HSBS24/05/22 22:21
    HSBS » 24/05/22 22:21

    RaphaelGuri::Obrigado pelos elogios ao texto, galera! Isso motiva bastante a continuar e procurar melhorar!

    Sobre a sorte que o Ronaut e HSBS comentaram, também acho que poderiam ter trabalhado um pouco melhor os personagens, com proficiências em coisas específicas (ex. HitGirl tem mais sucessos, porém menos críticos já que é uma pré adolescente; já o pai, menos acertos, porém criticos mais poderosos já que é um brucutu; Coronel Estrelas bem mais dados com equipamentos de arma de tiro; KickAss, um montão de vida, já que as terminações nervosas são bugadas e assim por diante). Por mais que isso crie um 'dream team', seria bem legal explorar as possibilidades de uma forma ainda mais assimétrica do que já existe, além de entregar mais tema antes mesmo de liberar a cartinha verde (que nem sempre acontece).

    É isso. Opinando aqui, pois no texto não tenho intenção de achar defeito e propôr solução...mas aqui nos comentários me dou a esse luxo! Hahah

    Novamente, obrigado pelo apoio, galera!!! :)




    Mas tudo isso sobre os personagens já é refletido nos cartões de players…hitgirl acaba naturalmente tendo mais dados de ataque…
    Como o jogo é simétrico aos players, todos podem pegar as mesmas armas e tal…pra ficar perfeito eu só achei que deveria ter mais formas de comprar itens e evoluir o personagem de forma permanente, tipo seguir com os status nas campanhas

    1
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri25/05/22 00:17
    RaphaelGuri » 25/05/22 00:17

    HSBS::
    RaphaelGuri::Obrigado pelos elogios ao texto, galera! Isso motiva bastante a continuar e procurar melhorar!

    Sobre a sorte que o Ronaut e HSBS comentaram, também acho que poderiam ter trabalhado um pouco melhor os personagens, com proficiências em coisas específicas (ex. HitGirl tem mais sucessos, porém menos críticos já que é uma pré adolescente; já o pai, menos acertos, porém criticos mais poderosos já que é um brucutu; Coronel Estrelas bem mais dados com equipamentos de arma de tiro; KickAss, um montão de vida, já que as terminações nervosas são bugadas e assim por diante). Por mais que isso crie um 'dream team', seria bem legal explorar as possibilidades de uma forma ainda mais assimétrica do que já existe, além de entregar mais tema antes mesmo de liberar a cartinha verde (que nem sempre acontece).

    É isso. Opinando aqui, pois no texto não tenho intenção de achar defeito e propôr solução...mas aqui nos comentários me dou a esse luxo! Hahah

    Novamente, obrigado pelo apoio, galera!!! :)




    Mas tudo isso sobre os personagens já é refletido nos cartões de players…hitgirl acaba naturalmente tendo mais dados de ataque…
    Como o jogo é simétrico aos players, todos podem pegar as mesmas armas e tal…pra ficar perfeito eu só achei que deveria ter mais formas de comprar itens e evoluir o personagem de forma permanente, tipo seguir com os status nas campanhas

    Realmente, mas ainda acho que a diferenciação entre os personagens poderia ter ido um pouquinho além, até mesmo pelo fato de, a depender da construção dos personagens ao longo da partida, eles acabam ficando um tanto parecidos (ex. HitGirl tem mais dados na ficha, mas um outro jogador consegue ter mais através de equipamentos). Poderiam ter viajado um pouco mais, sei lá, um personagem tem mais opções de carta para adquirir (olha a fechada do topo, fica com ela ou devolve ao fundo do baralho), não falta espaço para criatividade nesse jogo :) 


    Enfim, amo o jogo e quero expansões, acho que é isso hahaha


    Abraços!

    0
  • iuribuscacio
    3149 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio25/05/22 01:25
    iuribuscacio » 25/05/22 01:25

    RaphaelGuri::Obrigado pelos elogios ao texto, galera! Isso motiva bastante a continuar e procurar melhorar!

    Sobre a sorte que o Ronaut e HSBS comentaram, também acho que poderiam ter trabalhado um pouco melhor os personagens, com proficiências em coisas específicas (ex. HitGirl tem mais sucessos, porém menos críticos já que é uma pré adolescente; já o pai, menos acertos, porém criticos mais poderosos já que é um brucutu; Coronel Estrelas bem mais dados com equipamentos de arma de tiro; KickAss, um montão de vida, já que as terminações nervosas são bugadas e assim por diante). Por mais que isso crie um 'dream team', seria bem legal explorar as possibilidades de uma forma ainda mais assimétrica do que já existe, além de entregar mais tema antes mesmo de liberar a cartinha verde (que nem sempre acontece).

    É isso. Opinando aqui, pois no texto não tenho intenção de achar defeito e propôr solução...mas aqui nos comentários me dou a esse luxo! Hahah

    Novamente, obrigado pelo apoio, galera!!! :)



    Caro Raphael

    Excelente texto como de costume. Acho que você captou muito bem o espírito do jogo, tanto nos acertos quantos nos erros. Parabéns.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    1
  • JedoLar
    1362 mensagens MD
    avatar
    JedoLar25/05/22 22:55
    JedoLar » 25/05/22 22:55

    Acho este um dos raríssimos jogos que trazem aprendizados para jovens de modo prático, mostrando na partida que atitudes más se escolhidas para receber alguma vantagem imediata refletirão negativamente para o jogador a médio prazo na partida. Recomendo fortemente para adolescentes. Já vi o Jack Explicador exagerar no alerta quanto ao tema e fica parecendo algo muito mais pesado do que é, e é o que vi acontecer também um pouco nesse tópico, em menor medida. Quando eu fui abrir o jogo pela primeira vez, esperava tudo o que falavam e não foi quase nada do que disseram. Então, deixo de alerta justamente o contrário, contra esse tópico inclusive, para quem estiver procurando informações: este é um ótimo jogo para jogar junto com adolescentes. Imersivo e educativo na prática, acho que como nenhum outro jogo foi capaz de fazer!

    2
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri26/05/22 12:12
    RaphaelGuri » 26/05/22 12:12

    jevver2::Acho este um dos raríssimos jogos que trazem aprendizados para jovens de modo prático, mostrando na partida que atitudes más se escolhidas para receber alguma vantagem imediata refletirão negativamente para o jogador a médio prazo na partida. Recomendo fortemente para adolescentes. Já vi o Jack Explicador exagerar no alerta quanto ao tema e fica parecendo algo muito mais pesado do que é, e é o que vi acontecer também um pouco nesse tópico, em menor medida. Quando eu fui abrir o jogo pela primeira vez, esperava tudo o que falavam e não foi quase nada do que disseram. Então, deixo de alerta justamente o contrário, contra esse tópico inclusive, para quem estiver procurando informações: este é um ótimo jogo para jogar junto com adolescentes. Imersivo e educativo na prática, acho que como nenhum outro jogo foi capaz de fazer!


    Olá, Jevver2! 

    Entendo seu ponto, mas me sinto um pouco na obrigação de defender o post, já que houve uma menção inclusive 'contra' o mesmo.

    Em momento nenhum eu disse que era um tema inadequado para adolescentes, ainda mais tendo em vista o tipo e quantidade de conteúdo em outras mídias o qual eles são expostos (e muitas vezes sem a mínima ciência dos pais ou responsáveis). O meu alerta foi em relação a exposição do jogo de forma desprevenida de pais com crianças e pré-adolescentes e não foi um impeditivo, mas um alerta. Todo jogo, tema e coisa, se bem orientados, podem (e devem) gerar frutos positivos, contudo é de responsabilidade de quem fala sobre esta coisa apresentar o que as pessoas vão encontrar. Por exemplo, o filme Kick-Ass é R-Rating, logo não é indicado para adolescentes com 17 anos ou menos (se não me engano no Brasil é 18+), logo fazer uma análise do jogo - que complementa a linha de produtos da saga - sem ao menos dedicar um parágrafo em meio a tantos seria muito leviano da parte do autor (no caso, minha).

    Inclusive, no texto contém a seguinte frase: "não acho de bom tom apresentar o jogo para crianças, a não ser que elas já tenham idade e amadurecimento suficiente para entenderem o que está rolando. Se for o caso, o jogo pode servir como um bom aprendizado se jogado com devida orientação.". Logo, chego a ficar meio confuso e sem entender realmente a crítica ao post, já que disse algo muito similar a você em seu comentário.


    Por fim, agradeço o comentário e fico genuinamente feliz em ver que um jogo, além de entretenimento, consegue ser visto do ponto de vista didático, mesmo sem ter intenção inerente nisso. Apenas acredito que nem todas pessoas possam ser medidas com a mesma balança e se você consegue manejar bem a parte da violência, uso de armas de fogo, masoquismo, tudo em um mundo palpável e real (diminuindo aquela abstração de jogos com temas de fantasia, por exemplo) e demais assuntos abordados, fico feliz, mas acredito que infelizmente isso não seja algo geral na população, então se uma pessoa lê meu texto, é preciso dizer que o jogo não é um brinquedo para crianças e pré-adolescentes.

    Abraços!

    2
  • JedoLar
    1362 mensagens MD
    avatar
    JedoLar26/05/22 13:30
    JedoLar » 26/05/22 13:30

    RaphaelGuri::
    jevver2::Acho este um dos raríssimos jogos que trazem aprendizados para jovens de modo prático, mostrando na partida que atitudes más se escolhidas para receber alguma vantagem imediata refletirão negativamente para o jogador a médio prazo na partida. Recomendo fortemente para adolescentes. Já vi o Jack Explicador exagerar no alerta quanto ao tema e fica parecendo algo muito mais pesado do que é, e é o que vi acontecer também um pouco nesse tópico, em menor medida. Quando eu fui abrir o jogo pela primeira vez, esperava tudo o que falavam e não foi quase nada do que disseram. Então, deixo de alerta justamente o contrário, contra esse tópico inclusive, para quem estiver procurando informações: este é um ótimo jogo para jogar junto com adolescentes. Imersivo e educativo na prática, acho que como nenhum outro jogo foi capaz de fazer!


    Olá, Jevver2! 

    Entendo seu ponto, mas me sinto um pouco na obrigação de defender o post, já que houve uma menção inclusive 'contra' o mesmo.

    Em momento nenhum eu disse que era um tema inadequado para adolescentes, ainda mais tendo em vista o tipo e quantidade de conteúdo em outras mídias o qual eles são expostos (e muitas vezes sem a mínima ciência dos pais ou responsáveis). O meu alerta foi em relação a exposição do jogo de forma desprevenida de pais com crianças e pré-adolescentes e não foi um impeditivo, mas um alerta. Todo jogo, tema e coisa, se bem orientados, podem (e devem) gerar frutos positivos, contudo é de responsabilidade de quem fala sobre esta coisa apresentar o que as pessoas vão encontrar. Por exemplo, o filme Kick-Ass é R-Rating, logo não é indicado para adolescentes com 17 anos ou menos (se não me engano no Brasil é 18+), logo fazer uma análise do jogo - que complementa a linha de produtos da saga - sem ao menos dedicar um parágrafo em meio a tantos seria muito leviano da parte do autor (no caso, minha).

    Inclusive, no texto contém a seguinte frase: "não acho de bom tom apresentar o jogo para crianças, a não ser que elas já tenham idade e amadurecimento suficiente para entenderem o que está rolando. Se for o caso, o jogo pode servir como um bom aprendizado se jogado com devida orientação.". Logo, chego a ficar meio confuso e sem entender realmente a crítica ao post, já que disse algo muito similar a você em seu comentário.

    Eu havia dito que discordava do tópico "em menor medida" em relação ao que discordava do que o Jack Explicador falou, pois considerei que não foi um alerta tão exagerado, mas, ainda assim, ao meu ver teve exagero e ainda continua exagerado. Para contradizer o que eu disse, você escolheu uma frase do seu tópico que não é exagerada, mas esqueceu dessas um tanto exageradas:

    "Dá para jogar com crianças? Não. Pela mecânica e complexidade... é possível. POSSÍVEL, não RECOMENDADO. Devido ao tema violento..."

    Você usou até palavras em maiúsculas para enfatizar. Só faltou escrever: "CUIDADOOOOO!" hahaha Não se pode negar que quem não conhece o jogo e lê isso aí, pode ter uma impressão maior do que é na realidade. E ainda tem essa:

    "Para os desavisados vai um alerta: O jogo trata de assuntos sérios como violência, alcoolismo, problemas psicológicos e assim por diante, logo apesar da arte e do tema parecerem juvenis, cuidado para não cair no erro de colocar o jogo na mesa com crianças ou pré-adolescentes!"

    Todos esses assuntos sérios são imagens leves sobre o assunto. Em alguns casos, se a legenda da carta não dissesse do que se trata a imagem, nem daria pra saber com exatidão. Para um jogo ser classificado como "R-Rating" ou +17 ou +18, basta ter, por exemplo, uma imagem pouco evidente sobre drogas e uma legenda dizendo "drogas". MEUS DEUS, CUIDADO COM ESSA LEGENDA! hahaha

    Enfim, não precisamos concordar, e imagino que você ainda discorda, mas já cheguei no ponto onde eu queria: quem ler essa conversa foi alertado que o que falam sobre o jogo pode ser exagerado ou não, terão que ver por si mesmos. Por mim, me dou por satisfeito.

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