jevver2::Acho este um dos raríssimos jogos que trazem aprendizados para jovens de modo prático, mostrando na partida que atitudes más se escolhidas para receber alguma vantagem imediata refletirão negativamente para o jogador a médio prazo na partida. Recomendo fortemente para adolescentes. Já vi o Jack Explicador exagerar no alerta quanto ao tema e fica parecendo algo muito mais pesado do que é, e é o que vi acontecer também um pouco nesse tópico, em menor medida. Quando eu fui abrir o jogo pela primeira vez, esperava tudo o que falavam e não foi quase nada do que disseram. Então, deixo de alerta justamente o contrário, contra esse tópico inclusive, para quem estiver procurando informações: este é um ótimo jogo para jogar junto com adolescentes. Imersivo e educativo na prática, acho que como nenhum outro jogo foi capaz de fazer!
Olá, Jevver2!
Entendo seu ponto, mas me sinto um pouco na obrigação de defender o post, já que houve uma menção inclusive 'contra' o mesmo.
Em momento nenhum eu disse que era um tema inadequado para adolescentes, ainda mais tendo em vista o tipo e quantidade de conteúdo em outras mídias o qual eles são expostos (e muitas vezes sem a mínima ciência dos pais ou responsáveis). O meu alerta foi em relação a exposição do jogo de forma desprevenida de pais com crianças e pré-adolescentes e não foi um impeditivo, mas um alerta. Todo jogo, tema e coisa, se bem orientados, podem (e devem) gerar frutos positivos, contudo é de responsabilidade de quem fala sobre esta coisa apresentar o que as pessoas vão encontrar. Por exemplo, o filme Kick-Ass é R-Rating, logo não é indicado para adolescentes com 17 anos ou menos (se não me engano no Brasil é 18+), logo fazer uma análise do jogo - que complementa a linha de produtos da saga - sem ao menos dedicar um parágrafo em meio a tantos seria muito leviano da parte do autor (no caso, minha).
Inclusive, no texto contém a seguinte frase: "
não acho de bom tom apresentar o jogo para crianças, a não ser que elas já tenham idade e amadurecimento suficiente para entenderem o que está rolando. Se for o caso, o jogo pode servir como um bom aprendizado se jogado com devida orientação.". Logo, chego a ficar meio confuso e sem entender realmente a crítica ao post, já que disse algo muito similar a você em seu comentário.
Por fim, agradeço o comentário e fico genuinamente feliz em ver que um jogo, além de entretenimento, consegue ser visto do ponto de vista didático, mesmo sem ter intenção inerente nisso. Apenas acredito que nem todas pessoas possam ser medidas com a mesma balança e se você consegue manejar bem a parte da violência, uso de armas de fogo, masoquismo, tudo em um mundo palpável e real (diminuindo aquela abstração de jogos com temas de fantasia, por exemplo) e demais assuntos abordados, fico feliz, mas acredito que infelizmente isso não seja algo geral na população, então se uma pessoa lê meu texto, é preciso dizer que o jogo não é um brinquedo para crianças e pré-adolescentes.
Abraços!