Por William Ang
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1487046/time-stories-or-how-i-learned-stop-worrying-about
SEM SPOILERS
Deixe eu começar pelo fato de que eu não gosto de jogos puramente cooperativos. Eu já joguei Pandemic (nunca ganhei, sempre sem saber o que fazer ou como prevenir alguma coisa), Forbidden Island (chato) e até mesmo semi-cooperativos como Dead of Winter: A Crossroads Game e Battlestar Galactica onde parece que os traidores são os únicos que se divertem de verdade. Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island... bom, foi legal, mas alguns cenários eram tediosos.
Então quando um amigo finalmente me convenceu a tentar
T.I.M.E Stories eu joguei relutante, apesar de ver várias revisões darem algum peso ao jogo. Então, por que não?
Ah. Meu. Deus.
Eu amava aqueles livros de "faça sua aventura" quando era mais novo. Eu amo escapatórias temáticas. Eu amo jogos de quebra-cabeças como
The Room no iOS. Eu amo jogos de dedução como
Watson & Holmes e
Tragedy Looper.
T.I.M.E Stories envolve tudo isso em um jogo de tabuleiro e mais ainda. A arte e os componentes são absolutamente de alta qualidade, como se espera de jogos da
Space Cowboys. O insert em si me dá arrepios pela coluna toda vez que eu o vejo (aliás, FFG não tem desculpa agora). A arte panorâmica das cartas é de tirar o fôlego e é difícil esperar a próxima localização para ver a arte das novas cartas.
Acima de tudo eu tenho que parabenizar os criadores:
Manuel Rozoy por criar o design e conceito de
T.I.M.E Stories e também
Peggy Chassenet pelo módulo Asylum que veio junto com o jogo. Eu não consigo imaginar as horas que eles colocaram na criação do jogo e dos quebra-cabeças e como colocar tudo de forma que os jogadores encontrariam esse material ainda que não jogassem duas vezes da mesma forma.
E para um odiador de cooperativos como eu, não existiu nenhuma falha. Parecia realmente que estávamos trabalhando juntos contra esse incrível jogo cheio de segredos onde não se sabe o que está por trás de cada carta que está prestes a ser revelada. É uma pista? Um alerta? Ou apenas um beco sem saída?
Um jogo sem falhas? Bem, o combate é um pouquinho difícil por conta dos componentes, mas isso serve ao propósito do jogo. Espero que seja melhorado em módulos futuros. O jogo foi realmente criado para ser jogado em 4 jogadores, menos que isso eu acho que ficaria bem difícil.
Por fim o aspecto mais controverso do jogo todo. O quanto de custo benefício você pode ter de um de jogo que nunca mais vai jogar? Isso vai de cada um.
T.I.M.E Stories é realmente um salto de fé. De uma certa forma me lembra a sensação de ler Harry Potter pela primeira vez ou ainda assistir ao Senhor dos Anéis. Me deu a sensação de ser algo maravilhoso e grande e isso finalmente veio para os jogos de tabuleiro.
Se o que eu escrevi aqui te deixou ansioso - e mais três amigos seus também - então corra, não ande, corra e compre logo isso. Será o melhor jogo de tabuleiro que você nunca mais vai jogar novamente.
Traduzido por Rodrigo Deus