Olá, eu sou o Léo.
Esse é um post despretensioso em que a ideia é fazer uma análise/compartilhar minhas impressões dos jogos que comprei há um ano. O objetivo que espero conseguir alcançar no final do post são duas perguntas: valeu a pena? algum arrependimento?
Eu sou relativamente novo no mundo dos boardgames modernos. Quando criança foi um privilégio ter tido/jogado jogos como
Floresta Encantada (I), super trunfos diversos, em que inclusive meu vicio ainda persiste, o saudoso
Detetive e
etc. Foi apenas mais tarde, na adolescência, que insisti para o meu pai comprar para mim
World of Warcraft: O Jogo de Aventura - o qual nunca joguei da maneira correta devido o abismo linguístico na época, uma vez que minha versão estar em inglês, e, atualmente meu grupo não possui interesse; além disso, meu primo adquiriu um
Coup, mas minhas lembranças sobre isso são muito limitadas. Essas foram duas experiências que considero marcantes além de outras que aconteceram ao longo do tempo.
Eu sempre soube que existia um mundo dos jogos de tabuleiro, mas parecia um universo tão distante. Portanto, foi uma agradável surpresa quando descobri que estava mais próximo do que eu imaginava.
Comprei Valente em março de 2021, o qual foi o primeiro mês que recebi dinheiro como bolsista na universidade, e na época o meu objetivo com a compra era apresentar um jogo para minha namorada. Deste modo, pesquisei vários jogos, ainda não conhecia os canais do youtube e nem a ludopedia, portanto, foi mais complicado do que seria hoje. Valente foi o escolhido pois i) era um preço convidativo, acabei optando na época pela Amazon, ii) a arte parecia ser bastante fofinha e bonitinha, o que realmente é e iii) a ideia de o jogo ser sobre um cachorrinho procurando um amor é atrativa, porém, descobrimos que Valente não passa de um cafajeste.
A priori a ideia de jogar um jogo de tabuleiro não foi muito bem recebida, geralmente as pessoas possuem um certo nível de preconceito, o que por sorte não foi o suficiente para impedir que nós jogássemos. Jogamos varias partidas, não apenas eu e minha namorada, mas também joguei com minha mãe e com minha irmã, o que foi muito agradável.
A mecânica do jogo não é inovadora, na verdade, é bastante simples, o que considero que foi algo bastante relevante, pois se fosse muito complicado, provavelmente não teria seguido no hobby. A ideia de as cartas formarem uma grande historia em quadrinhos é muito divertida, porém, ao longo do tempo o jogo deixou de ser sobre o Valente e passou a ser mais competitivo, portanto, o que realmente importava era ganhar. Porém, mais do que isso, o que realmente importou foi esse jogo ter proporcionado bons momentos de diversão.
Após um ano, analisando, provavelmente não teria continuado no hobby se não tivesse sido uma boa experiência o jogo. E pensando assim, talvez ao ver o extrato da conta bancaria eu me arrependa um pouquinho.