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Nos últimos anos, a Ravensburger desenvolveu seu próprio nicho de jogos de tabuleiro baseados em uma IP (Propriedade Intelectual). Os jogos inspirados em IP de outras editoras muitas vezes decepcionaram: muitas vezes meros
reskins de títulos saturados (ou seja: Monopoly, Cluedo ou Risk) ou mecânicas de rolar e mover maçantes com uma fina camada de personalização para a IP. Não é bem assim com a entrada da Ravensburger neste subgênero, como já vimos, por exemplo, com seus jogos baseados nas franquias Tubarão e De Volta para o Futuro, sem mencionar a gama de jogos Villainous baseados nos IPs da Disney e Marvel. Então, como o jogo
Alien: Fate of the Nostromo se posiciona?
Alien de Ridley Scott apareceu pela primeira vez em nossas telas (e - ALERTA DE SPOILER! - do peito de John Hurt) em 1979. Houve várias sequências e prequelas desde então, mas este jogo é firmemente baseado no original de 1979. Os jogadores representam até cinco personagens do filme em uma nave espacial (a Nostromo) que tem um alienígena monstruoso a bordo. É um jogo totalmente cooperativo onde os 2-5 jogadores nunca estão realmente lutando contra o praticamente indestrutível Alien, eles estão apenas tentando escapar dele...
Tabuleiro
Os jogadores têm um conjunto de objetivos a cumprir coletivamente (um a mais do que o número de personagens que você está usando). Essas são principalmente tarefas de coleta e entrega que exigirão que eles se movam pela nave para coletar itens, incluindo sucata que pode ser usada para construir outros itens. Uma vez que os jogadores tenham completado todos os objetivos virados para cima, a missão final é revelada entre as cinco fornecidas... Complete ela também e os jogadores vencerão. Parece bastante simples.

O problema é que há pelo menos um marcador de tempo correndo. Ao longo do jogo, você ficará de olho na trilha de moral coletiva dos jogadores. Conforme os personagens se movem ao redor da nave, eles virarão fichas escondidas. Das 13 fichas, a maioria está em branco, mas duas delas mostram o gato da nave: bastante inofensivo, mas o choque de vê-lo custará um ponto de moral. Três fichas mostram o Alien. Isso custará à equipe 1-3 pontos de moral (dependendo do token específico) e eles convocarão o Alien para aquele local. Lembre-se, sua resposta de luta neste jogo é definida firmemente em fugir, então você deve mover seu personagem imediatamente três espaços para longe do Alien. Se você não tiver muita sorte, isso pode levá-lo a um local onde você terá que virar outra ficha oculta e mais perda de moral... E a cada turno, você também virará uma carta de Encontro que provavelmente alterará o estado do jogo (por exemplo, colocando mais fichas ocultas).

Além da moral, a missão final pode desencadear o mecanismo de autodestruição da nave. Isso dá aos jogadores apenas quatro rodadas para completar quaisquer outras tarefas definidas pela carta de missão final, ou então é
Kaboom! e os jogadores perdem.
O designer Scott Rogers tomou a decisão de manter as coisas simples, pois não há
facehuggers ou explosivos neste jogo. Isso torna
Alien: Fate of the Nostromo jogável como um jogo família e, por ser totalmente cooperativo, é um jogo que você pode ensinar efetivamente enquanto joga. Esteja avisado que alguns tokens ocultos iniciais podem acalmar os jogadores com uma falsa sensação de segurança: a perda de moral pode acelerar de repente...
Como a maioria dos jogos cooperativos,
Alien: Fate of the Nostromo pode ser jogado sozinho, mas se você fizer isso, é melhor jogar com mais de um personagem (controle três personagens para jogar no solo). Funciona bem como um jogo para dois jogadores, mas gostamos mais da versão para dois jogadores quando cada um controlava dois personagens. E se você achar que é muito fácil ficar fora das garras do Alien, você pode aumentar a dificuldade adicionando o personagem não-jogador Ash (o androide interpretado no filme por Ian Holm). Ash dificultará a vida dos jogadores movendo-se pelo tabuleiro removendo a sucata para criar os itens necessários e cumprir os objetivos.
Já se passaram mais de 40 anos desde que ouvimos pela primeira vez o slogan do filme
'No espaço, ninguém pode ouvir você gritar', então este certamente não é o primeiro jogo a ser inspirado no filme Alien.
Lifeform e
Nemesis trilham um terreno semelhante, embora não oficial. Ambos são jogos de jogadores experientes.
Alien: Fate of the Nostromo, no entanto, é um jogo família mais leve e acessível - e este é oficial - então, finalmente, você pode jogar como Ripley (Sigourney Weaver) e companhia.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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