Que bizarro! Uma boa parte do meu comentário sumiu!
Segue o resto:
Acho que o Gambiarra sofre um mal de que, como essencialmente jogam em dois, muita gente pergunta se tal jogo roda em dois. Mas acho que "Roda em dois?" na verdade quer dizer: "Roda bem em dois?"; ou talvez, "A experiência em dois é tão boa quanto em n jogadores (onde n>2)?"
Pra fazer um contraponto sobre a expressão "ninguém reclama ou pergunta se roda bem em 4 ou 5 jogadores":
De jeito nenhum eu vou querer c*g*r regra aqui e dizer como um jogo deve ser jogado - desde que a mesa se divirta com ele.
Logo, acho que parte do excesso de perguntas venham do receio de gastar uma pequena fortuna num jogo que não sirva bem. Por isso que eu acho tão fera que "o Ministério do Gambiarra adverte....". E como você bem mostrou, o fato de "estar escrito na caixa", na prática, não significa muita coisa e ninguém quer ter uma experiência "menor" se jogar algum num número muito longe do ideal.
*Snake turn order é o jeito mais comum (preguiçoso?) de equilibrar uma rodada para tirar a vantagem do jogador inicial já que o primeiro jogador é também o último a jogar numa seleção de 2x (dados, espaços, componentes, etc). O Simone até postou no fórum do jogo no BGG uma Variante Oficial que é menos balanceada e mantém a ordem do turno no sentido horário. (Não vou colocar o link porque não sei se foi isso que fez tirar meu comentário).