Post original: https://www.boardseyeview.net/post/rescuing-robin-hood
Hora de vestir seu verde! O malvado xerife de Nottingham capturou Robin Hood e os guardas do xerife estão cercando o povo da aldeia. Cabe aos Homens Alegres (e Mulheres) de Robin salvar o dia lutando contra os servos do xerife, libertando os aldeões cativos e resgatando Robin das garras do xerife.
Rescuing Robin Hood é um jogo de construção de baralho totalmente cooperativo jogado em cinco rodadas (embora haja uma opção acelerada para reduzir isso para três rodadas se você quiser reduzir esse jogo de 60 minutos para cerca de 40 minutos). O jogo vem com oito cartas Merry Men do tamanho de tarô, das quais os 1-5 jogadores escolhem uma para jogar. Os vários Merry Men têm atributos diferentes, assim como as cartas que representam cada um dos 80 aldeões. Seu Merry Man receberá um baralho inicial de oito aldeões do qual você compra quatro como seu bando inicial para a rodada 1. Você coleta quaisquer fichas de habilidade mostradas em qualquer uma das cartas e soma os atributos para seu Merry Man e quatro cartas de aldeão e marque os totais em seu tabuleiro individual. Isso lhe dará os atributos que você pode usar para fazer ataques nesta rodada: Sagacidade, Furtividade, Força e Alegria (você é feliz, afinal).

O jogo incorpora um baralho de cartas de cenário que definem objetivos e configurações variadas para cada rodada, equilibradas com o número de jogadores, aumentando assim a repetição do jogo. Embora os detalhes exatos variem, você acabará enfrentando várias linhas mostrando um ou dois aldeões com atributos mais fortes do que aqueles em seu deck inicial, mas que são mantidos em cativeiro por um grupo de guardas. Apenas a primeira carta de guarda é inicialmente virada para cima, embora o jogo distinga as cartas de guarda mais fortes (de verso vermelho) das outras (de verso azul). Todos os guardas têm os atributos Sagacidade / Furtividade / Força, e para montar cada um dos dois ataques permitidos no seu turno, você deve igualar ou vencer o atributo com o qual está atacando.

Cada atributo é usado de forma ligeiramente diferente. Se você atacar usando Força, você vira e revela todas as cartas de guarda na pilha que está atacando e sua Força total tem que pelo menos igualar o total combinado de todas as cartas de guarda. Tenha sucesso e os guardas são removidos; e qualquer Força que você não precise (excedente acima do total dos guardas) é passado para o próximo jogador. Falhe, e todos os guardas permanecem no lugar, embora todos permaneçam virados para cima. Nenhuma Força é transmitida.

Ataques furtivos permitem que o atacante escolha quais guardas estão atacando, então o atacante pode, por exemplo, usar Furtividade apenas para reduzir o número de guardas em um local, em vez de tentar eliminá-los todos. É um jogo cooperativo, então diminuir os guardas pode tornar mais fácil para outro jogador eliminar o resto. Claro, você precisa especificar quais cartas de guarda você está procurando igualar ou vencer e se você falhar, todos os guardas permanecerão no lugar (virados para cima). A menos que as cartas de guarda na pilha estejam todas viradas para cima, o uso de Furtividade é uma aposta de sorte. Furtividade não utilizada não é transferida para o próximo jogador.

A sagacidade também não transfere. Seus ataques são feitos um de cada vez, em que você decide se continua ou não. Isso fornece um mecanismo muitas vezes tenso de forçar a sua sorte: se você continuar e virar uma carta de guarda cuja Sagacidade eleva o total dos guardas acima do seu, então todos os guardas que você achou que tinha derrotado voltam para a fileira!
A alegria não é um atributo com o qual você pode atacar, mas pode ser usado como um atributo coringa para reforçar qualquer um de seus outros atributos antes de atacar. Qualquer Alegria não utilizada é transferida para o próximo jogador, então pode ser um recurso especialmente poderoso. Os jogadores também poderão fazer uso de fichas de habilidade para Batedor (virar dois guardas para cima), Culinária (adicione 2 a qualquer atributo de ataque) ou Oração (mova qualquer guarda com a face para cima ou para baixo para uma fileira diferente, ou, por 2 fichas de Oração, elimine uma carta de guarda).
Atributos e a maioria dos tokens não são transferidos para a próxima rodada, então é usá-los ou perdê-los - embora os jogadores possam efetivamente agrupar seus tokens.
No final de cada rodada, os jogadores selecionam qualquer aldeão resgatado com sucesso. Como na maioria dos jogos de construção de baralho, eles são adicionados às pilhas de descarte dos jogadores, mas você terá acesso a eles a partir da rodada 3 porque nesta rodada, e no início da rodada final, você terá que reduzir seu baralho de compra para que você substitua seus aldeões iniciais por esses aldeões de melhor atributo antes de embarcar em seu objetivo final de lutar contra as poderosas defesas do castelo do xerife e seus guardas de elite.
Como você pode imaginar pelo título, o jogo é ganho quando você consegue libertar Robin Hood do castelo e seus guardas, mas você pode tentar uma vitória ainda mais satisfatória continuando, com Robin, a lutar contra o próprio xerife...
A Castillo Games fez um bom trabalho na produção do jogo, incluindo cartas com acabamento em linho, e o jogo incorpora um pequeno baralho de cartas no modo expert para que os jogadores possam se desafiar ainda mais. Gostaríamos de ter visto tabuleiros de camada dupla: acompanhar os atributos colocando cubos em um cartão plano aumenta a complexidade de preparação a cada rodada e significa que você sempre corre o risco de perder o controle quando alguém esbarra na mesa.
Em
Rescuing Robin Hood, Bryce Brown conseguiu criar um jogo totalmente cooperativo divertido com variedade suficiente para manter os jogadores voltando para mais. As regras claras e diretas e a arte atraente de Paul Vermeesch tornam este jogo acessível como um jogo familiar. Mas não deixe que os nomes engraçados dos aldeões o enganem, este jogo não é fácil: seus Merry Men precisarão trabalhar juntos para otimizar sua eficácia se você tiver uma chance de resgatar Robin, e certamente se você espera derrotar o xerife!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.