Fahr::Sturak::RWenzel:::Não esqueça que o jogador pode converter os trabalhadores em moedas, e os padres em trabalhadores ou moedas. Garantir uma boa quantidade de trabalhadores é bom pois podem ser trocados por moedas então tem versatilidade, moedas não tem essa vantagem.
Então, uma das propostas é exatamente essa. Fazer o caminho inverso... Seria viável ou não? Melhoraria ou estragaria o jogo?
RWenzel:: Ah cara acho que pelo "Culto" que o jogo tem (sem intenção de piadinha kkkk) muita gente já adora como é, faz uns testes e depois compartilha o que achou, se seu grupo concordar em jogar assim e todos se divertirem por que não?
Acho melhor jogar bastante com as regras normais primeiro, pra ver se não era uma impressão errada que tiveram e que vai passar com mais partidas...
Porém, pela situação que você mencionou, se eu entendi corretamente, vocês estão deslizando nas regras do "income" (rendimento)...
Se você puder explicar melhor como a situação chegou ao ponto de um jogador ter apenas trabalhadores, outro só dinheiro (e muito) e outro somente sacerdotes; podemos tirar essa dúvida, se realmente jogaram errado ou não... É viável que chegue à essa situação, porém é extremamente improvável que aconteça!
Abraços, fahr
Então
O Jogador A estava com as bruxas, tinha várias moradias (Vôo das bruxas) + 1 favor que dava trabalhador + 1 pergaminho de bônus com trabalhador.
O Jogador B estava com os alquimistas (com a fortaleza construída - 6 ouros por fase de renda) + 3 casas de comércio + 1 habitação
O Jogador C estava com as sereias e com 3 templos construídos + 1 padre do turno anterior
O Jogador D estava com os cultistas
Imagino que seja mesmo um caso muito raro e que talvez nem se repita mais, contudo em um jogo que a interação é muito indireta. Questionamos no momento se poderíamos converter ao contrário ou trocar.
Me lembro de um comentário, se não me engano no BGG, que alguém sugeria retirar a construção de um adversário se ele fosse rodeado por 4 construções de uma mesma raça (simulando uma "conquista militar"). Acho que o objetivo é apenas aumentar a interação, mas dessa ideia eu não gostei. Agora, eventualmente uma troca tipo Catan, seria benéfico ou maléfico? Essa é a pergunta.
Na hora optamos por ser estritos e seguir a regra do jogo, mas a dúvida ressoou nos dias que se seguiram... kkkk
Sabe aquela parada de: - Eu ainda acho que a gente deveria permitir as trocas...