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  4. O que vocês acham desta home-rule? Acham que funcionaria?

O que vocês acham desta home-rule? Acham que funcionaria?

Terra Mystica
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak15/02/16 16:27
    Sturak » 15/02/16 16:27

    Fahr::
    Sturak::
    RWenzel:::Não esqueça que o jogador pode converter os trabalhadores em moedas, e os padres em trabalhadores ou moedas. Garantir uma boa quantidade de trabalhadores é bom pois podem ser trocados por moedas então tem versatilidade, moedas não tem essa vantagem.



    Então, uma das propostas é exatamente essa. Fazer o caminho inverso... Seria viável ou não? Melhoraria ou estragaria o jogo?


    RWenzel:: Ah cara acho que pelo "Culto" que o jogo tem (sem intenção de piadinha kkkk) muita gente já adora como é, faz uns testes e depois compartilha o que achou, se seu grupo concordar em jogar assim e todos se divertirem por que não?


    Acho melhor jogar bastante com as regras normais primeiro, pra ver se não era uma impressão errada que tiveram e que vai passar com mais partidas... 

    Porém, pela situação que você mencionou, se eu entendi corretamente, vocês estão deslizando nas regras do "income" (rendimento)...
    Se você puder explicar melhor como a situação chegou ao ponto de um jogador ter apenas trabalhadores, outro só dinheiro (e muito) e outro somente sacerdotes; podemos tirar essa dúvida, se realmente jogaram errado ou não... É viável que chegue à essa situação, porém é extremamente improvável que aconteça!

    Abraços, fahr


    Então

    O Jogador A estava com as bruxas, tinha várias moradias (Vôo das bruxas) + 1 favor que dava trabalhador + 1 pergaminho de bônus com trabalhador.

    O Jogador B estava com os alquimistas (com a fortaleza construída - 6 ouros por fase de renda) + 3 casas de comércio + 1 habitação

    O Jogador C estava com as sereias e com 3 templos construídos + 1 padre do turno anterior

    O Jogador D estava com os cultistas

    Imagino que seja mesmo um caso muito raro e que talvez nem se repita mais, contudo em um jogo que a interação é muito indireta. Questionamos no momento se poderíamos converter ao contrário ou trocar.

    Me lembro de um comentário, se não me engano no BGG, que alguém sugeria retirar a construção de um adversário se ele fosse rodeado por 4 construções de uma mesma raça (simulando uma "conquista militar"). Acho que o objetivo é apenas aumentar a interação, mas dessa ideia eu não gostei. Agora, eventualmente uma troca tipo Catan, seria benéfico ou maléfico? Essa é a pergunta.

    Na hora optamos por ser estritos e seguir a regra do jogo, mas a dúvida ressoou nos dias que se seguiram... kkkk

    Sabe aquela parada de: - Eu ainda acho que a gente deveria permitir as trocas...

    1
  • Fahr
    1231 mensagens MD
    avatar
    Fahr15/02/16 17:17
    Fahr » 15/02/16 17:17

    Sturak::
    Então

    O Jogador A estava com as bruxas, tinha várias moradias (Vôo das bruxas) + 1 favor que dava trabalhador + 1 pergaminho de bônus com trabalhador.

    O Jogador B estava com os alquimistas (com a fortaleza construída - 6 ouros por fase de renda) + 3 casas de comércio + 1 habitação

    O Jogador C estava com as sereias e com 3 templos construídos + 1 padre do turno anterior

    O Jogador D estava com os cultistas

    Imagino que seja mesmo um caso muito raro e que talvez nem se repita mais, contudo em um jogo que a interação é muito indireta. Questionamos no momento se poderíamos converter ao contrário ou trocar.

    Me lembro de um comentário, se não me engano no BGG, que alguém sugeria retirar a construção de um adversário se ele fosse rodeado por 4 construções de uma mesma raça (simulando uma "conquista militar"). Acho que o objetivo é apenas aumentar a interação, mas dessa ideia eu não gostei. Agora, eventualmente uma troca tipo Catan, seria benéfico ou maléfico? Essa é a pergunta.

    Na hora optamos por ser estritos e seguir a regra do jogo, mas a dúvida ressoou nos dias que se seguiram... kkkk

    Sabe aquela parada de: - Eu ainda acho que a gente deveria permitir as trocas...

    Bom, pra mim muda muito o jogo, a estratégia dele é essa mesmo de tapete curto, puxa de um lado descobre do outro sacou, tem que pensar bem o que vai pegar. Acho que poderiam tentar jogar mais vezes ele normal e ver se não conseguem gostar dele da forma como foi feito, se depois de várias partidas, testando várias facções diferentes o grupo achar que se divertirão mais com as mudanças, vá em frente, mas lembre-se que se algum dia qualquer um de vocês for jogar com outras pessoas, com as regras normais, irão estranhar demais rs...

    Sobre o cenário de vocês, tem algo de muito estranho, não faz sentido juntar 38 moedas e não ter trabalhadores... Consegue visualizar?
    Na minha opinião, ou vocês jogaram errado, ou você está passando informações erradas (caso não lembre bem de alguns valores), ou os jogadores A, B e C não entenderam bem o jogo (e aí talvez o jogador D possa ajudar) :)

    1
  • viniciusjf
    2705 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf15/02/16 18:25
    viniciusjf » 15/02/16 18:25

    Eu também adoro o jogo, um dos meus preferidos na verdade, não enjoo nunca. Mas perfeito ele não é.
    Mesmo no jogo base há raças com um rate de vitória muito menor que as outras, e isto se complica ainda mais com a expansão, e justamente por uma aparante carência de playtest.

    1
  • mario
    1102 mensagens MD
    avatar
    mario17/02/16 20:04
    mario » 17/02/16 20:04

    Sturak::
    RWenzel::Não esqueça que o jogador pode converter os trabalhadores em moedas, e os padres em trabalhadores ou moedas. Garantir uma boa quantidade de trabalhadores é bom pois podem ser trocados por moedas então tem versatilidade, moedas não tem essa vantagem.


    Então, uma das propostas é exatamente essa. Fazer o caminho inverso... Seria viável ou não? Melhoraria ou estragaria o jogo?

    Sério mesmo, terra mystica não precisa de melhoria nenhuma, ele se encaixa naquela antiga frase: se melhorar estraga!!! valeuuuu

    1
  • mario
    1102 mensagens MD
    avatar
    mario17/02/16 20:09
    mario » 17/02/16 20:09

    Mudar alguma coisa em terra mystica é blasfêmia kkkkk contra esse maravilhoso jogo, tanto que é a muito tempo o número 1 aqui no ranking!!! não mude nada, não estraguem o jogooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak18/02/16 14:12
    Sturak » 18/02/16 14:12

    Fahr::
    Sturak::
    Então

    O Jogador A estava com as bruxas, tinha várias moradias (Vôo das bruxas) + 1 favor que dava trabalhador + 1 pergaminho de bônus com trabalhador.

    O Jogador B estava com os alquimistas (com a fortaleza construída - 6 ouros por fase de renda) + 3 casas de comércio + 1 habitação

    O Jogador C estava com as sereias e com 3 templos construídos + 1 padre do turno anterior

    O Jogador D estava com os cultistas

    Imagino que seja mesmo um caso muito raro e que talvez nem se repita mais, contudo em um jogo que a interação é muito indireta. Questionamos no momento se poderíamos converter ao contrário ou trocar.

    Me lembro de um comentário, se não me engano no BGG, que alguém sugeria retirar a construção de um adversário se ele fosse rodeado por 4 construções de uma mesma raça (simulando uma "conquista militar"). Acho que o objetivo é apenas aumentar a interação, mas dessa ideia eu não gostei. Agora, eventualmente uma troca tipo Catan, seria benéfico ou maléfico? Essa é a pergunta.

    Na hora optamos por ser estritos e seguir a regra do jogo, mas a dúvida ressoou nos dias que se seguiram... kkkk

    Sabe aquela parada de: - Eu ainda acho que a gente deveria permitir as trocas...

    Bom, pra mim muda muito o jogo, a estratégia dele é essa mesmo de tapete curto, puxa de um lado descobre do outro sacou, tem que pensar bem o que vai pegar. Acho que poderiam tentar jogar mais vezes ele normal e ver se não conseguem gostar dele da forma como foi feito, se depois de várias partidas, testando várias facções diferentes o grupo achar que se divertirão mais com as mudanças, vá em frente, mas lembre-se que se algum dia qualquer um de vocês for jogar com outras pessoas, com as regras normais, irão estranhar demais rs...

    Sobre o cenário de vocês, tem algo de muito estranho, não faz sentido juntar 38 moedas e não ter trabalhadores... Consegue visualizar?
    Na minha opinião, ou vocês jogaram errado, ou você está passando informações erradas (caso não lembre bem de alguns valores), ou os jogadores A, B e C não entenderam bem o jogo (e aí talvez o jogador D possa ajudar) :)


    Fahr, desculpe eu cometi um engano mesmo ele tinha 28 moedas. Não 38

    0
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak18/02/16 14:25
    Sturak » 18/02/16 14:25

    mario::Mudar alguma coisa em terra mystica é blasfêmia kkkkk contra esse maravilhoso jogo, tanto que é a muito tempo o número 1 aqui no ranking!!! não mude nada, não estraguem o jogooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Mario

    Cara eu acho o TM um jogo fantástico. Adoro a "simplicidade profunda" dele.

    Cada jogo que eu joguei do TM eu tive uma emoção diferente no final, já fiquei confuso, com raiva, já ri pra caramba, enfim me surpreende sempre...

    Mas acho que um pitadinha a mais de interação e algumas coisinhas a mais incrementam a experiência.

    Só pra ilustrar o que eu estou falando... Sempre pensei em jogar o War como se joga hoje o A Game of Thrones! Não inventei a roda, mas fica melhor, basta ver o ranking da Ludopedia...

    Acho que o TM é um jogo gostoso, mas minha cabeça fervilha por outras possibilidades.

    Tava pensando que as trocas poderiam ser regulamentadas, tipo... Só pode trocar com jogador que você faz fronteira e se ambos tiverem construidos casas de comércio. Acho que poderia ter uma regra que beneficiasse que evolui mais as construções e não simplesmente as espalha pelo mapa. Acho que a ideia do "cercamento" é legal, se seu terreno ficar cercado por 4 construções do mesmo adversário você retira ou se muda no mapa... Enfim... Quem sabe um dia alguém faça um jogo que será o "TM modificado" igual o AGoT é o meu "War modificado".

    abc

    1
  • mario
    1102 mensagens MD
    avatar
    mario19/02/16 14:03
    mario » 19/02/16 14:03

    Aqui eu faço algumas regras caseiras, em terra mystica a mudança (se é que possa ser chamada de mudança) foi colocar 6 ou 7 jogadores, e ficou muito bom, a galera só quer jogar assim agora com 6 ou 7 jogadores!!! Só fica faltando poderes mas resolvi com umas peças de puerto rico que são iguais rsrs. ou pode ser colocadas outra coisa!!!!

    1
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak19/02/16 14:28
    Sturak » 19/02/16 14:28

    mario::Aqui eu faço algumas regras caseiras, em terra mystica a mudança (se é que possa ser chamada de mudança) foi colocar 6 ou 7 jogadores, e ficou muito bom, a galera só quer jogar assim agora com 6 ou 7 jogadores!!! Só fica faltando poderes mas resolvi com umas peças de puerto rico que são iguais rsrs. ou pode ser colocadas outra coisa!!!!

    Então Mario,

    O meu grupo mesmo são de 6 pessoas (somos 3 casais).
    Ficamos "chateados", porque sempre jogamos em 4 pessoas.

    Ficou bom com 6 pessoas mesmo?

    Vou experimentar então...

    O criador do jogo disse que o tabuleiro é apertado demais para 6 e que era fortemente desaconselhado.

    1
  • mario
    1102 mensagens MD
    avatar
    mario19/02/16 17:30
    mario » 19/02/16 17:30

    Poxa, essa foi a pergunta que a gente se fez. Na verdade toda vez a gente se pergunta qual o motivo de falarem que fica apertado. Pois aqui fica eh bom demais!!!

    1
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