Arllioth:: Boa noite, pretendo comprar o Elder Sign, mas alguns comentários em outros tópicos sobre ele ser muito fácil em comparação ao Arkham Horror me deixaram receoso. Nunca joguei Arkham Horror, gostaria de saber se em relação ao Eldritch Horror o Elder Sign é muito mais fácil.
E para os players que modificaram as regras pra acrescentar desafio, quais seriam as mudanças que cada um adotou? Outra coisa, pretendo pegar o jogo o inglês, no grupo de vocês, os players que não dominam inglês ficam muito deslocados ou a dependência de idioma é realmente pouca? Agradeço a todos pela atenção.
Ele é fácil pois ele é um jogo onde o fator sorte conta bastante e você tem elementos que ajudam você a melhorar sua "sorte" (aumentam suas chances de sucesso). Isso realmente faz dele mais fácil. Mais fácil que Pandemic por exemplo. Aí vai do gosto das pessoas em achar um ou o outro mais divertido. Aqui preferimos sem pensar o Elder Sign ao Pandemic. Preferimos um jogo que nos dê maiores chances de vitória se jogarmos bem, se tivermos uma boa estratégia e boas escolhas. O que torna o Elder Sign fácil é que, jogando bem, você provavelmente irá ganhar, em jogos como Pandemic, as vezes você pode fazer tudo certo, as melhores escolhas possíveis e, ainda assim, perder. Isso pode ser bom ou ruim; tem pessoas que acham desafiador, que gostam de jogos onde perdem bastante; tem pessoas que ficarão frustradas por perderem por azar, sendo que tomaram todas decisões corretas e mesmo assim perderam.
Temos uma porcentagem de vitória altíssima no Elder, porém, apenas uma delas não foi divertida, não foi disputada, onde escolhemos os melhores personagens e tivemos bastante sorte no início do jogo, isso fez o jogo terminar muito rápido e muito facilmente. Em todas outras vitórias tivemos diversão e sentimos satisfação de vencer por mérito (mesmo que o jogo não seja complexo de se entender e que as melhores escolhas sejam na maioria das vezes de fácil visualização).
Não acho o jogo muito fácil. Acho ele fácil e só.
Para mim, um jogo muito fácil, é um jogo onde, independente de o que você faça, você acaba vencendo, o que não é verdade no Elder Sign.
Minha sugestão é que se você optar por comprar (e eu digo que deve arriscar), jogue algumas partidas com as regras normais, apenas leia bem o manual (pois alguns detalhes errados e/ou esquecidos facilitam mais o jogo), sorteie os personagens e veja o que você e seu grupo achou para depois escolher se deve alterar e o que deve alterar.
Abraços, fahr
Edit: sobre o idioma, eu tenho duas coisas a dizer: Primeiramente, não traz problemas aqui, somente eu que entendo o inglês dentre os jogadores (na maioria das partidas) e dá pra jogar tranquilamente, mas quem domina o inglês precisa sempre lembrar o que cada carta faz (principalmente das cartas de aventuras), já que os outros não irão bater o olho e lembrar do que está escrito. E, por fim, porque não espera um pouco para ver quando a Galápagos deve lançar? Acho que, mesmo não influenciando muito, o pessoal aqui gostaria mais ainda se as cartas fossem em português. Sempre é melhor bater o olho e entender o que está escrito do que ficar perguntando rs